Profile of accidents with biological material occurred between health professionals in hospitals in Niterói – RJ – Brazil

Perfil de acidentes ocupacionais com material biológico ocorridos entre profissionais de saúde em ambiente hospitalar no município de Niterói – RJ – Brasil

Suzana de Almeida Fráguas Simão*, Zenith Rosa Silvino*

* Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde/ Universidade Federal Fluminense – UFF

Abstract: Sectional study, exploratory and quantitative in order to learn the biological characteristics of accidents in the municipality of Niterói - RJ - Brazil. Will be held at a referral service for health professionals accident victim biological located in that district. The universe of study will include all monitoring reports of visits to these professionals in the period 2005-2008. Variables will be analyzed in relation to identifying personal and professional circumstances of the accident, vaccination status and serological survey. Association will be verified by testing the statistical program SPSS, version 15.0. The ethical aspects are respected according to resolution 196/96.

Keywords: Health personnel, Occupational accidents, Exposure to biological agents.

Resumo: Estudo seccional, exploratório e com abordagem quantitativa com objetivo de conhecer as características dos acidentes biológicos no município de Niterói – RJ – Brasil. Será realizado em centro de referência de atendimento para profissionais de saúde vítima de acidente biológico localizado no referido município. O universo do estudo contemplará todas as fichas de acompanhamento dos atendimentos a estes profissionais no período de 2005-2008. Serão analisadas variáveis em relação à identificação pessoal e profissional, circunstância do acidente, situação vacinal e sorológica. Será verificada associação mediante realização de testes estatísticos no programa SPSS, versão 15.0. Os aspectos éticos serão respeitados conforme a resolução 196/96.

Descritores: Profissional de saúde, Acidentes ocupacionais, Exposição a agentes biológicos.

 

Situação Problema e sua significância: O hospital é um local de trabalho complexo que, além de prover cuidados básicos de saúde, mantém atendimento de pequena a alta complexidade a um grande número de pessoas. Assim, o ambiente hospitalar envolve a exposição dos profissionais de saúde e demais trabalhadores a uma diversidade de riscos, especialmente os biológicos1. Os acidentes ocasionados por picadas de agulhas são responsáveis por 80 a 90% das transmissões de doenças infecciosas entre trabalhadores de saúde e o risco de transmissão de infecção de uma agulha contaminada é de três para a Hepatite B, um em trinta para hepatite C e um em trezentos para o HIV2. Além do risco de contrair infecções o acidente pode gerar no trabalhador, sérias repercussões psicossociais levando-o à mudanças nas relações; de trabalho, familiares e sociais, devido às associações ao HIV e a AIDS,  as reações psicossomáticas pós-profilaxia utilizada devido a exposição ocupacional e o impacto emocional3-4. Dessa forma, através deste estudo espera-se contribuir para a saúde do trabalhador da área de saúde com dados para um melhor entendimento da situação do acidente com material biológico, buscando a melhoria da qualidade na assistência para esses profissionais.  

Objetivos: Geral – Conhecer as características dos acidentes ocupacionais com material biológico no município de Niterói – RJ – Brasil. Específicos – Analisar os principais fatores de risco encontrados neste tipo de acidente; Discutir possíveis estratégias para prevenção de agravos à saúde dos trabalhadores, buscando melhor qualidade na assistência à saúde desses profissionais. 

Questões norteadoras: Que fatores da rotina de trabalho dos profissionais de saúde contribuem para a ocorrência de acidentes biológicos? Há diferenças significativas quanto ao sexo, idade, unidade de atuação, setor, função e outras variáveis que determinem o acidente laboral?  

Hipótese: Ocorre um maior número de acidente ocupacionais em setores considerados críticos nas unidades hospitalares e os profissionais da equipe de enfermagem são os mais acometidos. 

Caminho teórico-metodológico: estudo seccional, exploratório com abordagem quantitativa, tendo como referencial teórico os preceitos de Karl Marx para o trabalho. A presente pesquisa será desenvolvida em uma instituição de referência que atende profissionais de saúde vítimas de acidente biológico no município de Niterói – RJ – Brasil. O universo da amostra contemplará todas as fichas de acompanhamento dos atendimentos no período compreendido entre 1 de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2008. As associações para verificação de significância entre as variáveis serão realizadas no programa SPSS (Statical Pacckage for the Social Sciences), versão 15.0. O estudo seguirá as normas da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFF, sob protocolo 014/09.  

Bibliografia de Referência

1.       Scheidt KL, Rosa LRS, Lima EFA. As ações de biossegurança implementadas pelas comissões de controle de infecções hospitalares. Rev enferm UERJ. 2006; 14: 372-377.

2.       Godfre, K. Sharp practice. Nursing Times. 2001; 97(2):22–24.

3.       Brandão Junior PS.  Biossegurança e AIDS:  as dimensões psicossociais do acidente com material biológico no trabalho em hospital [dissertação].Rio de Janeiro (RJ): Escola Nacional de Saúde Pública,     Fundação Oswaldo Cruz; 2000.

4.       Soares JFS, Cesar-Vaz MR.Hazards to Workers Health: a literature review. Online Braz. J. Nurs. (OBJN ISSN 1676-4285). 2006 [cited 2008 set 9]; 5 (3) [online].

     Avaliable at: http://www.uff.br/objnursing/index.php/nursing/article/viewArticle/510/118   

Dados do projeto:

Projeto de dissertação do Programa de Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde da UFF, aprovado em 02/12/09, pela seguinte banca: Drª Zenith Rosa Silvino (Orientadora); Drª Enirtes Caetano Prates Melo (1º membro); Drª Geilsa Soraia Cavalcanti Valente (2º membro) e Drª Bárbara Pompeu Christovam (Suplente).

Aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da UFF, sob CAAE: 0005.0.258.000-09.

Orientadora: Zenith Rosa Silvino

Apoio Financeiro à Pesquisa: CAPES. Concessão de bolsa de mestrado.

Endereço para correspondência: Suzana de Almeida Fráguas Simão. Rua Domingues de Sá, 370 apt 806 – Icaraí – Niterói – RJ. CEP: 24220-091. Endereço eletrônico: sfraguas@ig.com.br.