CURSO RÁPIDO PARA AUTORES: METADADOS PARA A PESQUISA DE ENFERMAGEM – UPDATE 2011

CURSO RÁPIDO PARA AUTORES: METADADOS PARA A PESQUISA DE ENFERMAGEM – UPDATE 2011

 

Dalmo Valério Machado de Lima1, Soymara da Silva Santos2

1,2 Universidade Federal Fluminense

 

RESUMO

Problema: Historicamente, a inconsistência no preenchimento dos metadados determina o rechaço de mais de 70% de todas as submissões de publicações em saúde. Justificativa: transcorridos exatos dois anos após a publicação do primeiro curso rápido para autores e a mudança no corpo editorial do OBJN faz-se necessária à instrumentação dos autores com vistas ao atendimento às novas demandas de publicação científica. Objetivo: demonstrar passo-a-passo as etapas da correta execução dos metadados de acordo com as normas do OBJN. Método: estudo descritivo apresentado sob a forma de curso rápido de metadados. Resultados: blocos de imagens e diretrizes para preenchimento. Conclusão: O estabelecimento do guia de preenchimento reduz o tempo de submissão, maximiza a visibilidade do material submetido e do periódico e diminui o índice de rechaço.

Descritores: Acesso à Informação; Autoria e Co-Autoria na Publicação Científica; Enfermagem Baseada em Evidências.

 

INTRODUÇÃO

Em tempos atuais, em que ocorre o advento de inúmeras mídias e novas linguagens, de abrangência global muitas vezes, é necessário rever a importância das normas de descrição e padrões visuais de apresentação de artigos científicos como meio de diferenciar este tipo de produção e disseminação da informação, seja para sua utilização atual, seja para sua preservação e acesso futuro(1).

Para proporcionar a descoberta e a localização de itens do seu acervo, bibliotecas e arquivos produzem informações (catálogos) que descrevem propriedades desses itens, como seu autor, seu título, sua data de publicação, seu assunto etc. Quando se trata da web, uma atividade semelhante é realizada através de metadados(2).

Os metadados, assunto abordado neste artigo, tem a função de representar o trabalho científico. Seria uma forma de descrição e promoção da pesquisa, uma vez que estes apresentam o tema e abrangência do conteúdo do trabalho.

A definição comum dada aos metadados é que estes “são dados sobre dados”. Entende-se, porém, em um aspecto mais amplo do estudo da descrição de documentos, que os metadados são a plena representação do conteúdo informacional em linguagem documentária adequada para cada área de estudo em que estes são aplicados.

Neste caso, é necessário estar atento ao vocabulário utilizado para atender às informações solicitadas, pois a boa execução desta etapa de submissão pode representar maior número de aparições em mecanismos de pesquisas. É preciso uma familiarização com o padrão e com o trabalho a ser submetido para que o conteúdo esteja de acordo com as exigências da publicação e o autor esteja preparado para desempenhar esta tarefa com exatidão em diferentes momentos em que estiver transpondo conhecimento em novos trabalhos.

Na Web Semântica, metadados são usados para descrever o significado dos recursos da web, e agentes inteligentes, desenvolvidos através de técnicas de Inteligência Artificial, usam essas descrições para auxiliar usuários da web na localização e manipulação desses recursos. Para Web Semântica, esquemas de metadados formam uma boa base para proporcionar um entendimento semântico comum. Entretanto, para permitir que máquinas utilizem metadados para auxiliar humanos no uso dos recursos descritos, técnicas de Inteligência Artificial são necessárias. Nesse sentido a Web Semântica estende o conceito de metadados, à medida que incorpora a estes técnicas de raciocínio e inferência. Na Inteligência Artificial, os instrumentos para descrição semântica são chamados de ontologias(2).

O OBJN (Online Brazilian Journal of Nursing), revista científica de enfermagem da Universidade Federal Fluminense, utiliza como padrão de preenchimento dos metadados o Dublin Core Metadata Initiative (DCMI). O DCMI é uma organização aberta que trabalha que dá suporte à inovação do design de metadados, iniciada em 2000.

A correta normalização e descrição de um trabalho científico, uma vez que exige pesquisa e atenção à detalhes, demonstram aos editores uma profunda preocupação com o conhecimento produzido que se pretende tornar público, uma questão de respeito aos preceitos de qualidade e confiabilidade das informações divulgadas no meio ao qual se faz parte e do qual se beneficia.

Historicamente, a inconsistência no preenchimento dos metadados determina o rechaço de mais de 70% de todas as submissões de publicações em saúde. Transcorridos exatos dois anos após a publicação do primeiro curso rápido para autores(3) e a mudança no corpo editorial do OBJN faz-se necessária à instrumentação dos autores com vistas ao atendimento às novas demandas de publicação científica. Assim, o presente artigo tem o objetivo de demonstrar passo-a-passo as etapas da correta execução dos metadados de acordo com as normas do OBJN.

 

MÉTODO

Estudo descritivo apresentado sob a forma de curso rápido de metadados.

 

RESULTADOS

Figura 1A – Etapa 3: entrando com os metadados

Comentários das marcações por setas

1.    Navegador: O Sistema de Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) é resultado da prospecção tecnológica realizada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) para identificar aplicativos que possibilitassem o tratamento e a disseminação da produção científica brasileira na Web. O sistema SEER surgiu, assim, em 2003, a partir da customização do Open Journal Systems (OJS), software de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), da University of British Columbia. Trata-se de uma inovadora iniciativa do IBICT que, imediatamente após a tradução do software OJS para o português, publicou na Web o primeiro periódico brasileiro utilizando essa tecnologia, a revista Ciência da Informação. A partir de então, o IBICT iniciou o processo e distribuição do SEER a editores brasileiros interessados em publicar revistas científicas de acesso livre na Web e a promover a capacitação técnica no uso dessa ferramenta, em treinamentos sistemáticos realizados a partir de novembro de 2004 em várias regiões do País. Com apenas 5 anos de existência, o SEER propiciou a criação de mais de 1.000 periódicos científicos brasileiros na Web. O OBJN utiliza atualmente a versão 2.3.3.2 do SEER. Por se tratar de um sistema com código aberto e gratuitamente distribuído, muitas de suas funcionalidades, bem como o desenvolvimento de ferramentas e plugins derivam da colaboração internacional por lista de discussão. Nessa seara, dentre os navegadores mais populares utilizados no Brasil, o Firefox desenvolvido pela Fundação Mozilla é aquele que apresenta maior estabilidade e funcionalidade para o SEER, portanto o OBJN recomeda preferencialmente a sua utilização.

2.    Idioma: O OBJN habilitou no SEER os idiomas português, inglês e espanhol para interface com o usuário. Assim, o autor deverá escolher o idioma de sua preferência/domínio para a imputação dos dados. Notar que TODAS as informações serão exatamente as mesmas para os três idiomas. A título de didática para o presente curso adotou-se o idioma português para a interface.

3.    Passo 3: Atentar que a inserção dos metadados se inicia no Passo 3 de submissão e, que pode ser interrompida e retomada a qualquer tempo pelo autor, sem que os dados imputados se percam, desde que salvos após clicar em “SALVAR E CONTINUAR” no botão verde no canto inferior esquerdo da tela.

4.    Inclusão de metadados: Após clicar em “INCLUSÃO DE METADADOS” tornar-se-á habilitada a inserção e edição das informações. Embora somente os campos sinalizados por asterisco (*) sejam de preenchimento obrigatório pelo SEER, o OBJN adotou como política somente a aceitação de submissões que não contenham campos em branco.

5.    Idioma do formulário: Lista suspensa com os três idiomas previstos pelo OBJN, contudo, nessa etapa deverá ser selecionado o idioma inglês (ENGLISH). Notar que a seleção da língua inlglesa nesse campo não obriga que os dados imputados sejam nesse idioma. Essa padronização se dá por conta do idioma original do sistema.

6.    Prenome: Inserir SOMENTE o primeiro nome do autor, ainda que se trate de nome composto, como Dalmo Valério. Seguindo o exemplo, nesse campo deverá constar somente o nome “Dalmo”, com a utilização da primeira letra do nome maiúscula.

7.    Nome do meio: Inserir todos os nomes sem abreviaturas entre o primeiro e o último, incluindo as preposições como: de, da, e. A exceção das preposições TODOS os nomes deverão iniciar por letra maiúscula.

8.    Sobrenome: Digitar somente o último nome, iniciando por letra maiúscula. As exceções são últimos nomes compostos como: Filho, Júnior, Segundo que deverão ser também adicionados nesse campo.

9.    E-mail: Inserir o endereço eletrônico do autor com letras minúsculas. Manter esse campo atualizado para favorecer a comunicação entre autores e leitores. Alguns periódicos como o OBJN encorajam os autores que fazem parte do conselho editorial utilizem preferencialmente contas institucionais de endereço eletrônico.

10. URL: Abreviatura de Uniform Resource Locator, ou seja, Localizador Padrão de Recursos, que, se refere ao endereço de hospedagem do sítio da instituição do autor disponível na internet. Não deve ser confundido com endereço eletrônico do autor, que foi comentado no item anterior. OBRIGATORIAMENTE deverá precedido de http://www. Exemplos: http://www.uff.br para autores vinculados à Universidade Federal Fluminense

11. Instituição/Afiliação: Campo a ser preenchido em português refere-se ao PRINCIPAL VÍNCULO INSTITUCIONAL DO AUTOR e JAMAIS deve ser confundido com “filiação”. Recomenda-se a adoção da seguinte hierarquia: departamento, unidade, instituição, abreviatura do estado da federação e país. Por exemplo: Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense SEM pontuação no final do texto. Notar que não se refere ao currículo do autor, mas seu principal vínculo. A adoção de duplo vínculo é recomendada somente para estudantes que possuem um vínculo de trabalho com uma instituição e desenvolvem atividade acadêmica ou de cooperação em outra.

12. País: Refere-se ao país de origem do AUTOR.

13. Resumo da biografia: Campo a ser preenchido em português e, definitivamente não se refere ao currículo vital ou memorial do autor, mas as principais características acadêmicas e profissionais acumuladas ao longo dos anos. Recomenda-se dois parágrafos, a saber: Parágrafo primeiro – adotar a seguinte hierarquia separada por vírgulas e início das palavras em letra maiúscula com exceção das preposições para formação de base (graduação), principal ocupação e maior titulação acadêmica; Parágrafo segundo: Digitar o atalho para o currículo lattes do autor, igualmente precedido de http://


Figura 1B – Etapa 3: entrando com os metadados

14. Título: Inserir título em português do artigo, com até 12 palavras, incluindo o método ou desenho do estudo. Atentar de abordagem não é método. Portanto, os termos “qualitativa” ou “quantitativa” são inadequados para compor o título. Informações pormenorizadas sobre a tipologia dos desenhos de pesquisa adotados pelo OBJN foram publicadas por Lima(4).

15. Resumo: Inserir resumo em português com até 150 palavras. A exceção são os resumos de teses/dissertação e notas prévias que podem conter até 1000 palavras. Deve ser redigido em parágrafo único, destacando as seguintes seções em negrito e dois pontos: problema ou introdução (opcionais), objetivo, método que deve ser o mesmo descrito no título, resultados, discussão e conclusão. No parágrafo seguinte escrever em negrito “Descritores:”. Após o dois pontos (:) inserir de três a seis tesauros em português. O dicionário controlado que os contém está disponível em http://regional.bvsalud.org/php/decsws.php Os descritores deverão ser separados por ponto e vírgula (;) e utilizar ponto final após o último. Os descritores deverão ter as iniciais em letras maiúsculas em todas as palavras, exceto nas preposições e/ou artigos. Exemplo: “Cuidados de Enfermagem”. Esses termos deverão ser OBRIGATORIAMENTE aqueles adotados no campo 17, contudo, diferente do segundo, nesse campo utilizar termos em português.

16. Área e subárea do conhecimento: Campo a ser preenchido em inglês após a sua consulta em português ou espanhol de acordo com o idioma do autor. Dada a completa falta de normalização dos periódicos quanto a critérios a serem adotados para esse campo o OBJN tomou como base a tabela de áreas do conhecimento adotadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) disponível em http://www.cnpq.br/areasconhecimento/index.htm e ora disponibiliza (Anexo 1) a versão reduzida e trilingue. A tabela reduzida possui três colunas: português, espanhol e inglês. Assim, para cada termo selecionado o autor deverá procurar o seu correspondente em idioma inglês. Os níveis hierárquicos dos termos são descrescentemente identificados pelas cores: vermelho, verde, azul e preta, correspondendo respectivamente a: grande área, área, subárea e especialidade. O OBJN recomenda que o autor selecione seis termos, obedecendo preferencialmente os quatro níveis hierárquicos (cores), aos quais se somam mais dois termos livres. A título de exemplo, do preenchimento do campo 16 com os dados referentes a o presente artigo resultou em: Ciências Sociais Aplicadas; Ciência da Informação; Bilioteconomia; Técnicas de Recuperação de Informação; Ciências da Saúde; Enfermagem. Esses termos em português foram utilizados somente para consulta, posto que no campo 16 deverão ser digitados termos em inglês, separados por ponto e vírgula (;), o último termo não deverá ser sucedido por nenhuma sinalização, utilizar letras maiúsculas nas iniciais das palavras, exceto para preposições e artigos. Portanto, dessa lista de consulta em português foram selecionados os seguintes termos para o campo 16: Applied Social Sciences; Information Science; Library Science; Information Recovery Techniques; Health Sciences; Nursing.

17. Assuntos:Recomenda-se o preenchimento desse campo por três a seis termos disponíveis em http://regional.bvsalud.org/php/decsws.php Os descritores deverão ser separados por ponto e vírgula (;) e NÃO utilizar ponto final após o último. Os descritores deverão ter as iniciais em letras maiúsculas em todas as palavras, exceto nas preposições e/ou artigos. Exemplo: “Cuidados de Enfermagem”. Esses termos deverão ser OBRIGATORIAMENTE aqueles adotados no resumo do campo 15, contudo, diferente do primeiro, nesse campo utilizar termos em inglês. A partir do endereço indicado acima, procurar por termos que contemplem a natureza do material submetido. A título de exemplo será a adotado o termo “acesso livre à informação” digitado no campo “LOCALIZAR DESCRITOR”

Figura 2A – Selecionando descritores

A – corresponde a área de digitação do termo que o autor julgue representar a natureza do trabalho. Durante a digitação de autocompletará as opções que atendam ao conjunto de letras digitadas.

B – corresponde ao termo que melhor se adequa a necessidade do autor e, após a seleção deverá ser clicado com o botão esquerdo do mouse.

Figura 2B – Selecionando descritores

C – após selecionar o termo, clicar em “I” de Informação, que seguirá da abertura de uma janela.

D – verificar se a DEFINIÇÃO do tesauro (dicionário controlado) realmente expressa o anseio do autor.

E – consultar SINÔNIMOS que podem ser mais adequados, bem como evita a recorrência de terminologia de mesmo significado.

F – finalmente copiar o DESCRITOR INGLÊS e cola-lo no campo 17.

18. Palavra-chave: Diferentemente do campo ASSUNTO, o campo 18 refere-se a palavra única ou expressão curta consagradamente utilizado no assunto de interesse, que, contudo, não constitui-se num tesauro ainda. Notar que a capacidade de recuperação de publicações a partir da utilização de tesauros é sobremaneira maior quando comparada à palavra-chave. Recomenda-se a utilização de três a seis termos em português com base na formatação padrão adotada pelo OBJN, qual seja, iniciais com letras maiúscula com exceção de preposições e artigos, ausência de ponto final ao término. Exemplos: Metadados; Ciências da Vida; Enfermagem.

19. Geo-espacial: Campo de inserção em português, seguindo a formatação padrão e refere-se à área de cobertura pesquisada no artigo, diminuindo assim, as palavras do título. Sugestões: nome da Cidade, Estado, País, Continente ou Mundial.

20. Cronológica ou histórica: Campo em português que abarca a cobertura cronológica ou histórica e, semelhantementemente ao ítem anterior também desafoga o título do artigo. Refere-se ao PERÍODO DE COLETA DE DADOS ou SEGUIMENTO e, em caso de pesquisa de revisão ou histórica expressa o recorte temporal adotado ou divisões históricas clássicas. Exemplo: 2010, Março a Maio de 2011, Idade Média, Primeiro Semetre de 2011.

Figura 3C – Etapa 3: entrando com os metadados

21. Característica de amostragem da pesquisa: Campo em idioma português e de formatação padrão que deve expressar os atributos da amostra pesquisada. Exemplos: Homens; Grávidas, Manuscritos, Artigos; Idosos; Neonatos; Trabalhadores Offshore.

22. Tipo, método ou ponto de vista: Campo em idioma português e de formatação padrão que deve coincidir com aquele do título, resumo e método. Recomenda-se a consulta ao trabalho de Lima(4).

23. Idioma: Refere-se ao idioma do manuscrito. Considerando que desde o número 2 de 2011 o OBJN adotou o modelo trilíngue para todas as publicações e que o campo 23 refere-se a formatação em inglês para o formulário a ser preenchido pelo autor (vide item 15), deve ser digitada a sigla “en” em letras minúsculas, referente a língua inglesa.

24. Agências: Campo em idioma português e de formatação padrão que deve incluir o nome por extenso da(s) agência(s) de fomento da pesquisa em questão, seguida da respectiva sigla entre parênteses. Em caso de pesquisa sem financiamento, utilizar a expressão “Não há”. Exemplos: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro (COREN-RJ).

25. Referências: Inserir TODAS as referências utilizadas no manuscrito, obedecendo com rigor o estilo Vancouver, na ordem com que aparecem no texto, espaçamento simples, SEM NUMERAÇÃO das referências, mantendo uma linha em branco entre elas. Atentar para o limite máximo de referências adotado pelo OBJN: 3 citações para notas prévias, 15 citações para artigos de revisão e, 10 citações para os demais tipos de publicação. SEMPRE que uma referência estiver disponível e mais de um idioma, utilizar o idioma inglês nas referências.

26. Salvar e continuar: Ao clicar nesse campo o autor finalizou a inserção dos metadados.

 

CONCLUSÃO

O estabelecimento do guia de preenchimento reduz o tempo de submissão, maximiza a visibilidade do material submetido e do periódico e diminui o índice de rechaço.

 

REFERÊNCIAS

1.    Arellano, Miguel Angel. Preservação de documentos digitais. Ci. Inf.,  Brasília,  33 (2) Aug.  2004 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652004000200002&lng=en&nrm=iso>. access on 17 October 2011.  doi: 10.1590/S0100-19652004000200002.

2.    Rocha RF. Metadados, web semântica, categorização automática: combinando esforços humanos e computacionais para a descoberta e uso dos recursos da web. Em Questão 2004,10(1):109-121.

3.    Cruz I. Fast course for authors: metadata for nursing research. Online Brazilian Journal of Nursing [serial on the Internet]. 2009 August 1; [Cited 2011 October 17]; 8(2). Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2009.2457/525

4.    Lima DVM. Research design: a contribution to authors. Online Brazilian Journal of Nursing. [serial on the Internet]. 2011 October 17;[Cited 2011 October 17]; 9(2). Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1974-4285.2011.4332

 


Anexo 1 – Tabela reduzida das áreas do conhecimento CNPq

Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq

 

portuguese*

Tabla de Áreas del Conocimiento del CNPq

 

spanish*

CNPq’s Areas of Knowledge table

 

english**

 

Grande área

 

Gran área

 

Major field

 

Área

 

Área

 

Field

 

Subárea

 

Subárea

 

Subfield

 

Especialidade

 

Especialidad

 

Specialty

*somente para consulta

*solamente para consultar

**copy and paste on metadata

Indefinido

Indefinido

Indefinite

Ciências da Saúde

Ciencias de la Salud

Health Sciences

Medicina

Medicina

Medicine

Clínica Médica

Clínica Médica

Medical Clinic

Angiologia

Angiología

Angiology

Dermatologia

Dermatología

Dermatology

Alergologia e Imunologia Clinica

Alergología y Inmunología Clínica

Allergology and Clinical Immunology

Cancerologia

Cancerología

Oncology

Hematologia

Hematología

Hematology

Endocrinologia

Endocrinología

Endocrinology

Neurologia

Neurología

Neurology

Pediatria

Pediatría

Pediatrics

Doenças Infecciosas e Parasitarias

Enfermedades Infecciosas y Parasitarias

Infectious and Parasitic Diseases

Cardiologia

Cardiología

Cardiology

Gastroenterologia

Gastroenterología

Gastroenterology

Pneumologia

Neumología

Pulmonology

Nefrologia

Nefrología

Nephrology

Reumatologia

Reumatología

Rheumatology

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecología y Obstetricia

Gynecology and Obstetrics

Fisiatria

Fisiatría

Physiatry

Oftalmologia

Oftalmología

Ophtalmology

Ortopedia

Ortopedia

Orthopedics

 

 

 

Cirurgia

Cirugía

Surgery

Cirurgia Plástica e Restauradora

Cirugía Plástica y Restauradora

Plastic and Restorative Surgery

Cirurgia Otorrinolaringológica

Cirugía Otorrinolaringológica

Otorhinolaryngology Surgery

Cirurgia Oftalmológica

Cirugía Oftalmológica

Eye Surgery

Cirurgia Cardiovascular

Cirugía Cardiovascular

Cardiovascular Surgery

Cirurgia Toráxica

Cirugía Torácica

Thoracic Surgery

Cirurgia Gastroenterologia

Cirugía Gastroenterología

Gastroenterological Surgery

Cirurgia Pediátrica

Cirugía Pediátrica

Pediatric Surgery

Neurocirurgia

Neurocirugía

Neurosurgery

Cirurgia Urológica

Cirugía Urológica

Urologic Surgery

Cirurgia Proctológica

Cirugía Proctológica

Proctologic Surgery

Cirurgia Ortopédica

Cirugía Ortopédica

Orthopedic Surgery

Cirurgia Traumatológica

Cirugía Traumatológica

Trauma Surgery

Anestesiologia

Anestesiología

Anesthesiology

Cirurgia Experimental

Cirugía Experimental

Experimental Surgery

Saúde Maternoinfantil

Salud Maternoinfantil

Maternal and Child Health

Psiquiatria

Psiquiatría

Psychiatry

Anatomia Patológica e Patologia Clinica

Anatomía Patológica y Patología Clínica

Pathological Anatomy and Clinical

Radiologia Medica

Radiología Medica

Medical Radiology

Medicina Legal e Deontologia

Medicina Legal y Deontología

Forensic and Deontological Medicine

 

 

 

Odontologia

Odontología

Odontology

Clinica Odontológica

Clínica Odontológica

Dental Clinic

Cirurgia Bucomaxilofacial

Cirugía Bucomaxilofacial

Oral and Maxillofacial Surgery

Ortodontia

Ortodoncia

Orthodontics

Odontopediatria

Odontopediatría

Odontopediatry

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Periodontia

Periodoncia

Periodontics

Endodontia

Endodoncia

Endodontics

Radiologia Odontológica

Radiología Odontológica

Dental Radiology

Odontologia Social e Preventiva

Odontología Social y Preventiva

Social and Preventive Odontology

Materiais Odontológicos

Materiales Odontológicos

Dental Materials

 

 

 

Farmácia

Farmacia

Pharmacy

Farmacotecnia

Farmacotecnia

Pharmaco

Farmacognosia

Farmacognosia

Pharmacognosy

Analise Toxicológica

Análisis Toxicológico

Toxicological Analysis

Analise e Controle e Medicamentos

Análisis y Control de los Medicamentos

Analysis and Control and Drugs

Bromatologia

Bromatología

Bromatology

 

 

 

Enfermagem

Enfermería

Nursing

Enfermagem Médicocirúrgica

Enfermería Médico Quirúrgica

Medicalsurgical Nursing

Enfermagem Obstétrica

Enfermería Obstétrica

Obstetric Nursing

Enfermagem Pediátrica

Enfermería Pediátrica

Pediatric Nursing

Enfermagem Psiquiátrica

Enfermería Psiquiátrica

Psychiatric Nursing

Enfermagem de Doenças Contagiosas

Enfermería de las Enfermedades Contagiosas

Contagious Diseases Nursing

Enfermagem de Saúde Publica

Enfermería de Salud Publica

Public Health Nursing

 

 

 

Nutrição

Nutrición

Nutrition

Bioquímica da Nutrição

Bioquímica de La Nutrición

Biochemistry of Nutrition

Dietética

Dietética

Dietary

Analise Nutricional de População

Análisis Nutricional de la Población

Nutritional Analysis of Population

Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico

Desnutrición y Desarollo Fisiológico

Malnutrition and Physiological Development

 

 

 

Saúde Coletiva

Salud Colectiva

Collective Health

Epidemiologia

Epidemiologia

Epidemiology

Saúde Pública

Salud Pública

Public Health

Medicina Preventiva

Medicina Preventiva

Preventive Medicine

 

 

 

Fonoaudiologia

Fonoaudiología

Phonoaudiology

Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Fisioterapia y Terapia Ocupacional

Physiotherapy and Occupational Therapy

Educação Física

Educación Física

Physical Education

 

 

 

 

 

 

Ciências Exatas e da Terra

Ciencias Exactas y de la Tierra

Exact and Earth Sciences

Probabilidade e Estatística

Probabilidad y Estadística

Probability and Statistics

Probabilidade

Probabilidad

Probability

Teoria Geral e Fundamentos da Probabilidade

Teoría General y Fundamentos de La probabilidad

General Theory and Fundaments of Probability

Teoria Geral e Processos Estocásticos

Teoría General y Procesos Estocásticos

General Theory and Sthocastic Processes

Teoremas de Limite

Teoremas de Límite

Limit Theorems

Processos Markovianos

Procesos Markovianos

Markovian Processes

Análise Estocástica

Análisis Estocástico

Sthocastic Analysis

Processos Estocásticos Especiais

Procesos Estocásticos Especiales

Special Sthocastic Processes

 

 

 

Estatística

Estadística

Statistics

Fundamentos da Estatística

Fundamentos de la Estadística

Fundaments of Statistics

Inferência Paramétrica

Inferencia Paramétrica

Parametric Inference

Inferência Não Paramétrica

Inferencia Noparamétrica

Nonparametric Inference

Inferência em Processos Estocásticos

Inferencia en Procesos Estocásticos

Inference in Sthocastic Processes

Análise Multivariada

Análisis Multivariado

Multivaried Analysis

Regressão e Correlação

Regresión y Correlación

Regression and Correlation

Planejamento de Experimentos

Planificación de Experimentos

Design of Experiments

Análise de Dados

Análisis de Dados

Data Analysis

 

 

 

Probabilidade e Estatística Aplicadas

Probabilidad y Estadística Aplicadas

Probability and Applied Statistics

 

 

 

Ciência da Computação

Ciencia de la Computación

Computer Science

Metodologia e Técnicas da Computação

Metodología y Técnicas de la Computación

Methodology and Computer Techniques

Linguagens de Programação

Lenguajes de Programación

Programming Language

Engenharia de Software

Ingeniería de Software

Software Engineering

Banco de Dados

Banco de Datos

Database

Sistemas de Informação

Sistemas de Información

Information System

Processamento Gráfico (Graphics)

Procesamiento Gráfico (Graphics)

Graphic Processing (Graphics)

 

 

 

Sistemas de Computação

Sistemas de Computación

Computer Systems

Hardware

Hardware

Hardware

Arquitetura de Sistemas de Computação

Arquitectura de Sistemas de Computación

Architecture of Computer Systems

Software Básico

Software Básico

Basic Software

Teleinformática

Teleinformática

Teleinformatics

 

 

 

Física

Física

Physics

Física Geral

Física General

General Physics

Métodos Matemáticos da Física

Métodos Matemáticos de la Física

Mathematical Methods of Physics

Física Clássica e Física Quântica

Física Clásica y Física Cuántica

Classical Physics and Quantum Physics

Mecânica e Campos

Mecánica y Campos

Mechanics and Fields

Relatividade e Gravitação

Relatividad y Gravitación

Relativity and Gravitation

Física Estatística e Termodinâmica

Física Estadística y Termodinámica

Statistical Physics and Thermodynamics

Metrologia, Técnicas Gerais de Laboratório, Sistema de Instrumentação

Metrologías, Técnicas Generales de Laboratorio, Sistema de Instrumentación

Metrology, General Laboratory Techniques, Instrumentation System

Instrumentação Específica de Uso Geral em Física

Instrumentación Específica de Uso General en Física

Specific Instrumentation Commonly Used in Physics

 

 

 

Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações

Áreas Clásicas de Fenomenología y sus Aplicaciones

Classical Areas of Phenomenology and its Applications

Eletricidade e Magnetismo

Electricidad y Magnetismo

Electricity and Magnetism

Campos e Partículas Carregadas

Campos y Partículas Cargadas

Fields and Charged Particles

Ótica

Óptica

Optical

Acústica

Acústica

Acoustic

Transferência de Calor

Transferencia de Calor

Heat Transfer

Processos Térmicos e Termodinâmicos

Procesos Térmicos y Termodinámicos

Thermal and Thermodynamic Processes

Mecânica, Elasticidade e Reologia

Mecánica, Elasticidad y Reología

Mechanics, Elasticity and Rheology

Dinâmica dos Fluidos

Dinámica dos Fluidos

Fluid Dynamics

 

 

 

 

 

 

Ciências Biológicas

Ciencias Biológicas

Biological Science

Biologia Geral

Biología General

General Biology

Genética

Genética

Genetics

Genética Humana e Medica

Genética Humana e Medica

Human and Medical Genetics

Mutagênese

Mutagénese

Mutagenesis

 

 

 

Ecologia

Ecología

Ecology

Ecologia Teórica

Ecología Teórica

Theoretical Ecology

Ecologia de Ecossistemas

Ecología de Ecosistemas

Ecosystems Ecology

Ecologia Aplicada

Ecología Aplicada

Applied Ecology

 

 

 

Morfologia

Morfología

Morphology

Citologia e Biologia Celular

Citología y Biología Celular

Cytology and Cell Biology

Embriologia

Embriología

Embryology

Histologia

Histología

Histology

Anatomia

Anatomía

Anatomy

Anatomia Humana

Anatomía Humana

Human Anatomy

Anatomia Animal

Anatomía Animal

Animal Anatomy

 

 

 

Fisiologia

Fisiología

Physiology

Fisiologia Geral

Fisiología General

General Physiology

Fisiologia de Órgãos e Sistemas

Fisiología de Órganos e Sistemas

Physiology of Organs and Systems

Neurofisiologia

Neurofisiología

Neurophysiology

Fisiologia Cardiovascular

Fisiología Cardiovascular

Cardiovascular Physiology

Fisiologia da Respiração

Fisiología da Respiración

Physiology of Respiration

Fisiologia Renal

Fisiología Renal

Renal Physiology

Fisiologia Endócrina

Fisiología Endócrina

Endocrine Physiology

Fisiologia da Digestão

Fisiología de la Digestión

Physiology of Digestion

Cinesiologia

Cinesiología

Kinesiology

 

 

 

Fisiologia do Esforço

Fisiología del Esfuerzo

Physiology of Stress

Fisiologia Comparada

Fisiología Comparada

Comparative Physiology

 

 

 

Bioquímica

Bioquímica

Biochemistry

Química de Macromoléculas

Química de Macromoléculas

Macromolecular Chemistry

Proteínas

Proteínas

Proteins

Lipídeos

Lípidos

Lipids

Glicídeos

Glúcidos

Carbohydrates

 

 

 

Bioquímica dos Microorganismos

Bioquímica dos Microorganismos

Biochemistry of Microorganisms

Metabolismo e Bioenergética

Metabolismo y Bioenergética

Metabolism and Bioenergetics

Biologia Molecular

Biología Molecular

Molecular Biology

Enzimologia

Enzimología

Enzymology

 

 

 

Biofísica

Biofísica

Biophysics

Biofísica Molecular

Biofísica Molecular

Molecular Biophysics

Biofísica Celular

Biofísica Celular

Cellular Biophysics

Biofísica de Processos e Sistemas

Biofísica de Procesos y Sistemas

Biophysical Processes and Systems

Radiologia e Fotobiologia

Radiología Y Fotobiología

Radiology and Photobiology

 

 

 

Farmacologia

Farmacología

Pharmacology

Farmacologia Geral

Farmacología General

General Pharmacology

Farmacocinética

Farmacocinética

Pharmacokinetics

Biodisponibilidade

Biodisponibilidad

Bioavailability

Farmacologia Autonômica

Farmacología Autonómica

Autonomic Pharmacology

Neuropsicofarmacologia

Neuropsicofarmacología

Neuropsychopharmacology

Farmacologia Cardiorenal

Farmacología Cardiorrenal

Cardio Renal Pharmacology

Farmacologia Bioquímica e Molecula

Farmacología Bioquímica y Molecular

Biochemical and Molecular Pharmacology

Etnofarmacologia

Etnofarmacología

Ethno Pharmacology

Toxicologia

Toxicología

Toxicology

Farmacologia Clínica

Farmacología Clínica

Clinical Pharmacology

 

 

 

Imunologia

Inmunología

Immunology

Imunoquímica

Inmunoquímica

Immunochemistry

Imunologia Celular

Inmunología Celular

Cell Immunology

Imunogenética

Inmunogenética

Immunogenetics

Imunologia Aplicada

Inmunología Aplicada

Applied Immunology

 

 

 

Microbiologia

Microbiología

Microbiology

Biologia e Fisiologia dos Microorganismos

Biología y Fisiología de los Microorganismos

Biology and Physiology of Microorganisms

Virologia

Virología

Virology

Bacterologia

Bacteriología

Bacterology

Micologia

Micología

Mycology

 

 

 

Microbiologia Aplicada

Microbiología Aplicada

Applied Microbiology

Microbiologia Medica

Microbiología Medica

Medical Microbiology

Microbiologia Industrial e de Fermentação

Microbiología Industrial y de Fermentación

Industrial Microbiology and Fermentation

 

 

 

Parasitologia

Parasitología

Parasitology

Protozoologia de Parasitos

Protozoologia de Parásitos

Parasitic Protozoology

Protozoologia Parasitaria Humana

Protozoologia Parasitaria Humana

Human Parasitic Protozoology

Protozoologia Parasitaria Animal

Protozoologia Parasitaria Animal

Animal Parasitic Protozoology

 

 

 

Helmintologia de Parasitos

Helmintología de Parásitos

Parasitic Helminthology

Helmintologia Humana

Helmintología Humana

Human Helminthology

Helmintologia Animal

Helmintología Animal

Animal Helminthology

 

 

 

Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores

Entomología y Malacología de Parásitos y Vectores

Entomology and Malacology of Parasites and Vectors

 

 

 

 

 

 


Engenharias

Ingenierías

Engineering

Engenharia Elétrica

Ingeniería Eléctrica

Electrical Engineering

Materiais Elétricos

Materiales Eléctricos

Electrical Materials

Materiais Condutores

Materiales Conductores

Conductive Materials

Materiais e Componentes Semicondutores

Materiales y Componentes Semiconductores

Semiconductor Materials and Components

Materiais e Dispositivos Supercondutores

Materiales y Dispositivos Superconductores

Superconductor Materials and Devices

Materiais Dialéticos, Piezoeléctricos e Ferroelétricos

Materiales Dialécticos, Piezoeléctricos y Eléctricos

Dialectical, Piezoelectric and Ferroelectric Materials

Materiais e Componentes Eletroópticos e Magnetoópticos, Materiais Fotoelétricos

Materiales y Componentes Electroópticos y Magnetoópticas, Materiales Fotoeléctricos

Magnetooptic and Electrooptic Materials and Components, Photoelectric Materials

Materiais e Dispositivos Magnéticos

Materiales y Dispositivos Magnéticos

Magnetic Materials and Devices

 

 

 

Telecomunicações

Telecomunicaciones

Telecommunications

Teoria Eletromagnética, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas

Teoría Electromagnética, Microondas, Propagación de Ondas, Antenas

Electromagnetic Theory, Microwaves, Wave Propagation, Antennas

Radionavegação e Radioastronomia

Radionavegación y Radioastronomía

Radionavigation and Radioastronomy

Sistemas de Telecomunicações

Sistemas de Telecomunicaciones

Telecommunications Systems

 

 

 

Engenharia Mecânica

Ingeniería Mecánica

Mechanical Engineering

Fenômenos de Transporte

Fenómenos de Transporte

Transport Phenomena

Transferência de Calor

Transferencia de Calor

Heat Transfer

Mecânica dos Fluidos

Mecánica dos Fluidos

Fluid Mechanics

Dinâmica dos Gases

Dinámica de los Gases

Gas Dynamics

Princípios Variacionais e Métodos Numéricos

Principios Variacionales y Métodos Numéricos

Variation Principles and Numerical Methods

 

 

 

Engenharia Térmica

Ingeniera Térmica

Thermal Engineering

Termodinâmica

Termodinámica

Thermodynamics

Controle Ambiental

Control Ambiental

Environmental Control

Aproveitamento da Energia

Aprovechamiento de la Energía

Use of Energy

Mecânica dos Sólidos

Mecánica de los Sólidos

Solid Mechanics

Mecânica dos Corpos Sólidos, Elásticos e Plásticos

Mecánica de los Cuerpos Sólidos, Elásticos y Plásticos

Mechanics of Solid, Elastic and Plastic Bodies

Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos

Dinámica de los Cuerpos Rígidos, Elásticos y Plásticos

Dynamics of Rigid, Elastic and Plastic Bodies

Analise de Tensões

Análisis de Tensiones

Stress Analysis

Termoelasticidade

Termoelasticidad

Thermoelasticity

 

 

 

Engenharia Sanitária

Ingeniería Sanitaria

Sanitary Engineering

Recursos Hídricos

Recursos Hídricos

Water Resources

Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos

Planificación Integrada de los Recursos Hídricos

Integrated Planning of Water Resources

Tecnologia e Problemas Sanitários de Irrigação

Tecnología y Problemas Sanitarios de Irrigación

Technology and Sanitary Issues in Irrigation

Águas Subterrâneas e Poços Profundos

Aguas Subterráneas y Pozos Profundos

Groundwater and Deep Wells

Controle de Enchentes e de Barragens

Control de Inundaciones Y de Barrajes

Flood Control and Dams

 

 

 

Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuarias

Tratamiento de Aguas de Abastecimiento y Residuales

Treatment of Serving and Residual Water

Química Sanitária

Química Sanitaria

Sanitary Chemistry

Processos Simplificados de Tratamento de Águas

Procesos Simplificados de Tratamiento de las Aguas

Simplified Processes of Water Treatment

Técnicas Convencionais de Tratamento de Águas

Técnicas Convencionales de Tratamiento de las Aguas

Conventional Techniques of Water Treatment

Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas

Técnicas Avanzadas de Tratamiento de las Aguas

Advanced Techniques of Water Treatment

Resíduos Radioativos

Residuos Radioactivos

Radioactive Waste

Saneamento Básico

Saneamiento Básico

Basic Sanitation

Técnicas de Abastecimento da Água

Técnicas de Abastecimiento da Agua

Water Supply Techniques

Drenagem de Águas Residuarias

Drenaje de Aguas Residuales

Waste Water Drainage

Drenagem Urbana de Águas Pluviais

Drenaje Urbano de Aguas Pluviales

Urban Storm Water Drainage

Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais

Residuos Sólidos, Domésticos e Industriales

Solid, Domestic and Industrial Waste

Limpeza Publica

Limpieza Publica

Public Cleansing

Instalações Hidráulicosanitárias

Instalaciones Hidráulicosanitarias

Hydraulic and Sanitary Installations

 

 

 

Saneamento Ambiental

Saneamiento Ambiental

Environmental Sanitation

Ecologia Aplicada a Engenharia Sanitária

Ecología Aplicada a Ingeniaría Sanitaria

Ecology Applied to Sanitary Engineering

Microbiologia Aplicada e Engenharia Sanitária

Microbiología Aplicada y Ingeniería Sanitaria

Applied Microbiology and Sanitary Engineering

Parasitologia Aplicada a Engenharia Sanitária

Parasitología Aplicada a Ingeniería Sanitaria

Parasitology Applied to Sanitary Engineering

Qualidade do Ar, das Águas e do Solo

Cualidades del Aire, de las Aguas y del Suelo

Air Quality, Water and Soil

Controle da Poluição

Control de la Polución

Pollution Control

Legislação Ambiental

Legislación Ambiental

Environmental Legislation

 

 

 

Engenharia de Produção

Ingeniería de Producción

Production Engineering

Engenharia do Produto

Ingeniería del Producto

Product Engineering

Ergonomia

Ergonomía

Ergonomics

Processos de Trabalho

Procesos de Trabajo

Work Processes

 

 

 

Engenharia Biomédica

Ingeniería Biomédica

Biomedical Engineering

Bioengenharia

Bioingeniería

Bioengineering

Processamento de Sinais Biológicos

Procesamiento de Señales Biológicas

Biological Signal Processing

Modelagem de Fenômenos Biológicos

Modelaje de Fenómenos Biológicos

Modeling Biological Phenomena

Modelagem de Sistemas Biológicos

Modelaje de Sistemas Biológicos

Modeling Biological Systems

Engenharia Médica

Ingeniería Médica

Medical Engineering

Biomateriais e Materiais Biocompatíveis

Biomateriales y Materiales Biocompatibles

Biomaterials and Biocompatible Materials

Transdutores para Aplicações Biomédicas

Transductores para Aplicaciones Biomédicas

Transducers for Biomedical Applications

Instrumentação Odontológica e Médicohospitalar

Instrumentación Odontológica y Médicohospitalaria

Dental and Hospitalmedical Instrumentation

Tecnologia de Próteses

Tecnología de Prótesis

Prosthetic Technology

 

 

 

 

 

 

Ciências Agrárias

Ciencias Agrarias

Agricultural Sciences

Recursos Florestais e Engenharia Florestal

Recursos Forestales y Ingeniería Forestal

Forest Resources and Forest Engineering 

Conservação da Natureza

Conservación de la Naturaleza

Nature Conservation

Hidrologia Florestal

Hidrología Forestal

Forest Hydrology

Conservação de Áreas Silvestres

Conservación de Áreas Silvestres

Conservation of Wild Areas

Conservação de Bacias Hidrográficas

Conservación de Bacías Hidrográficas

Hydrographic Basin Conservation

Recuperação de Áreas Degradadas

Recuperación de Áreas Degradadas

Restoration of Degraded Areas

 

 

 

Engenharia Agrícola

Ingeniería Agrícola

Agricultural Engineering

Engenharia de Água E Solo

Ingeniería del Agua y Suelo

Water and Soil Engineering

Irrigação e Drenagem

Irrigación y Drenaje

Irrigation and Drainage

Conservação de Solo e Água

Conservación del Suelo y Agua

Soil and Water Conservation

 

 

 

Zootecnia

Zootecnia

Zootechny

Produção Animal

Producción Animal

Animal Production

Criação de Animais

Crianza de Animales

Livestock

Manejo de Animais

Manejo de Animales

Animal Husbandry

Instalações para Produção Animal

Instalaciones para Producción Animal

Animal Production Facilities

 

 

 

Ciência e Tecnologia de Alimentos

Ciencia y Tecnología de Alimentos

Food Science and Technologies

Ciência de Alimentos

Ciencia de Alimentos

Food Science

Valor Nutritivo de Alimentos

Valor Nutritivo de Alimentos

Nutritional Value of Food

Química, Física, Físicoquímica e Bioquímica dos Alimentos e das Matérias Primas Alimentares

Química, Física, Físicoquímica y Bioquímica de los Alimentos y de las Materias Primas Alimentares

Chemical, Physical, Physicchemical and Biochemical of Food and of Food Raw Materials

Microbiologia de Alimentos

Microbiologías de Alimentos

Microbiology of Food

Fisiologia Póscolheita

Fisiologías Póscolecta

Postharvest Physiology

Toxicidade e Resíduos de Pesticidas em Alimentos

Toxicidad y Residuos de Pesticidas en Alimentos

Toxicity and Residues of Pesticides in Food

Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos

Evaluación y Control de la Cualidad de Alimentos

Evaluation and Quality Control of Food

Padrões, Legislação e Fiscalização de Alimentos

Padrones, Legislación y Fiscalización de Alimentos

Standards, Legislation and Supervision of Food

 

 

 

Tecnologia de Alimentos

Tecnología de Alimentos

Food Technology

Tecnologia de Produtos de Origem Animal

Tecnología de Productos de Origen Animal

Technology in Products of Animal Origin

Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal

Tecnología de Productos de Origen Vegetal

Technology in Products of Vegetal Origin

Tecnologia das Bebidas

Tecnología das Bebidas

Technology of Drinkables

Tecnologia de Alimentos Dietéticos e Nutricionais

Tecnología de Alimentos Dietéticos Nutricionales

Technology in Diet and Nutritional Food

Aproveitamento de Subprodutos

Aprovechamiento de Subproductos

Use Of Subproducts

Embalagens de Produtos Alimentares

Embalajes de Productos Alimentares

Packing of Food Products

 

 

 

Engenharia de Alimentos

Ingeniería de Alimentos

Food Engineering

Instalações Industriais de Produção de Alimentos

Instalaciones Industriales de Producción de Alimentos

Industrial Installation for Food Production

Armazenamento de Alimentos

Almacenamiento de Alimentos

Food Storage

Ciências Sociais Aplicadas

Ciencias Sociales Aplicadas

Applied Social Sciences

Administração

Administración

Administration

Administração de Empresas

Administración de Empresas

Business Administration

Administração da Produção

Administración de la Producción

Production Administration

Administração Financeira

Administración Financiera

Financial Administration

Mercadologia

Mercadología

Marketing

Negócios Internacionais

Negocios Internacionales

International Business

Administração de Recursos Humanos

Administración de Recursos Humanos

Human Resources Administration

 

 

 

Administração Publica

Administración Pública

Public Administration

Contabilidade e Finanças Públicas

Contabilidad y Finanzas Públicas

Public Accountability and Finances

Organizações Públicas

Organizaciones Públicas

Public Organizations

Política e Planejamento Governamentais

Política y Planificación Gubernamental

Governmental Politics and Planning

Administração de Pessoal

Administración de Personal

Personal Administration

 

 

 

Administração de Setores Específicos

Administración de Sectores Específicos

Specific Sectors Administration

Ciências Contábeis

Ciencias Contables

Accountancy Sciences

 

 

 

Economia

Economía

Economy

Economia dos Recursos Humanos

Economía de los Recursos Humanos

Human Resources Economy

Treinamento e Alocação de Mão-de-obra

Entrenamiento y Locación de Mano de Obra

Training and Allocation of Manpower

Oferta de Mão-de-obra e Força de Trabalho

Oferta de Mano de obra y Fuerza de Trabajo

Offer of Manpower and Work Force

Mercado de Trabalho

Mercado de Trabajo

Job Market

Política do Governo

Política del Gobierno

Government Policies

Sindicatos, Dissídios Coletivos, Relações de Emprego (Empregador/Empregado)

Sindicatos, Disididos Colectivos, Relaciones de Empleo (Empleador/Empleado)

Syndicates, Collective Bargains, Jog Relations (Employer/Employee)

Capital Humano

Capital Humano

Human Capital

Demografia Econômica

Demografía Económica

Economic Demography

 

 

 

Demografia

Demografía

Demography

Distribuição Espacial

Distribución Espacial

Spatial Distribution

Distribuição Espacial Geral

Espacial General

General Spatial Distribution

Distribuição Espacial Urbana

Distribución Espacial Urbana

Urban Spatial Distribution

Distribuição Espacial Rural

Distribución Espacial Rural

Rural Spatial Distribution

 

 

 

Tendência Populacional

Tendencia Poblacional

Population Tendency

Tendências Passadas

Tendencias Pasadas

Past Tendencies

Taxas e Estimativas Correntes

Tasas y Estimativas Corrientes

Current Rates and Estimatives

Projeções

Proyecciones

Projections

 

 

 

Componentes da Dinâmica Demográfica

Componentes de la Dinámica Demográfica

Components of Demographical Dynamics

Fecundidade

Fecundidad

Fertility

Mortalidade

Mortalidad

Mortality

Migração

Migración

Migration

 

 

 

Nupcialidade e Família

Nupcialidad y Familia

Marriage and Family

Casamento e Divorcio

Casamiento y Divorcio

Marriage and Divorce

Família e Reprodução

Familia y Reproducción

Family and Reproduction

 

 

 

Demografia Histórica

Demografía Histórica

Historical Demography

Distribuição Espacial

Distribución Espacial

Spatial Distribution

Natalidade, Mortalidade, Migração

Natalidad, Mortalidad, Migración

Fertility, Mortality, Migration

Nupcialidade e Família

Nupcialidad y Familia

Marriage and Family

Métodos e Técnicas de Demografia Histórica

Métodos y Técnicas de Demografía Histórica

Methods and Techniques of Historical Demography

 

 

 

Política Pública e População

Política Pública y Población

Public Policies and Population

Política Populacional

Política Poblacional

Population Policies

Políticas de Redistribuição de População

Políticas de Redistribución de Población

Population Redistribution Policies

Políticas de Planejamento Familiar

Políticas de Planificación Familiar

Family Planning Policies

 

 

 

Ciência da Informação

Ciencia de la Información

Information Science

Teoria da Informação

Teoría de la Información

Information Theory

Teoria Geral da Informação

Teoría General de la Información

Information General Theory

Processos da Comunicação

Procesos de la Comunicación

Communication Processes

Representação da Informação

Representación da Información

Information Representation

 

 

 

Biblioteconomia

Biblioteconomía

Library Science

Teoria da Classificação

Teoría de la Clasificación

Classification Theory

Métodos Quantitativos. Bibliometria

Métodos Cuantitativos. Bibliometría

Qualitative Methods. Bibliometrics

Técnicas de Recuperação de Informação

Técnicas de Recuperación de Información

Information Recovery Techniques

Processos de Disseminação da Informação

Procesos de Diseminación de la Información

Dissemination of Information Processes

 

 

 

Arquivologia

Archivología

Archival

Organização de Arquivos

Organización de Archivos

Archive Organization

 

 

 

Comunicação

Comunicación

Communication

Teoria da Comunicação

Teoría de la Comunicación

Theory of Communication

 

 

 

Radio e Televisão

Radio y Televisión

Radio and Television

Radiodifusão

Radiodifusión

Radio Broadcasting

Videodifusão

Video Difusión

Video Broadcasting

 

 

 

Relações Publicas e Propaganda

Relaciones Públicas y Propaganda

Public Relations and Advertisement

Comunicação Visual

Comunicación Visual

Visual Communication

 

 

 

Serviço Social

Servicio Social

Social Service

Fundamentos do Serviço Social

Fundamentos del Servicio Social

Fundamentals of the Social Service

Serviço Social Aplicado

Servicio Social Aplicado

Applied Social Services

Serviço Social do Trabalho

Servicio Social do Trabajo

Labor Social Services

Serviço Social da Educação

Servicio Social da Educación

Educational Social Services

Serviço Social do Menor

Servicio Social do Menor

Underage Social Services

Serviço Social da Saúde

Servicio Social da Salud

Health Social Services

Serviço Social da Habitação

Servicio Social da Habitación

Housing Social Services

 

 

 

Turismo

Turismo

Tourism

 

 

 

 

 

 

Ciências Humanas

Ciencias Humanas

Human Sciences

Filosofia

Filosofía

Philosophy

História da Filosofia

Historia de la Filosofía

History of Philosophy

Metafísica

Metafísica

Metaphysics

Lógica

Lógica

Logics

Ética

Ética

Ethics

Epistemologia

Epistemología

Epistemology

Filosofia Brasileira

Filosofía Brasileira

Brazilian Philosophy

 

 

 

Sociologia

Sociología

Sociology

Fundamentos da Sociologia

Fundamentos de la Sociología

Fundamentals of Sociology

Teoria Sociológica

Teoría Sociológica

Sociological Theory

Historia da Sociologia

Historia de la Sociología

History Of Sociology

 

 

 

Sociologia do Conhecimento

Sociología del Conocimiento

Sociology of Knowledge

Sociologia do Desenvolvimento

Sociología del Desarollo

Sociology of Development

Sociologia Urbana

Sociología Urbana

Urban Sociology

Sociologia Rural

Sociología Rural

Rural Sociology

Sociologia da Saúde

Sociología de la Salud

Health Sociology

Outras Sociologias Especificas

Otras Sociologías Especificas

Other Specific Sociologies

 

 

 

Antropologia

Antropología

Anthropology

Teoria Antropológica

Teoría Antropológica

Anthropological Theory

Etnologia Indígena

Etnología Indígena

Indigenous Ethnology

Antropologia Urbana

Antropología Urbana

Urban Anthropology

Antropologia Rural

Antropología Rural

Rural Anthropology

Antropologia das Populações Afrobrasileiras

Antropología de las Poblaciones Afrobrasileiras

Anthropology of Afrobrazilian Populations

 

 

 

História

Historia

History

Teoria e Filosofia da Historia

Teoría y Filosofía de la Historia

Theory and Philosophy of History

Historia da América

Historia de la América

American History

Historia dos Estados Unidos

Historia de los Estados Unidos

United States of America History

Historia Latinoamericana

Historia Latinoamericana

Latin American History

 

 

 

Historia do Brasil

Historia de Brasil

History of Brazil

Historia do Brasil Colônia

Historia de Brasil Colonia

History of Colonial Brazil

Historia do Brasil Império

Historia de Brasil Imperio

History of Imperial Brazil

Historia do Brasil Republica

Historia de Brasil República

History of Republican Brazil

Historia Regional do Brasil

Historia Regional de Brasil

Regional History of Brazil

 

 

 

Historia das Ciências

Historia de las Ciencias

History Of The Sciences

 

 

 

Geografia

Geografía

Geography

Geografia Regional

Geografía Regional

Regional Geography

Teoria do Desenvolvimento Regional

Teoría del Desarollo Regional

Theory of Regional Development

Regionalização

Regionalización

Regionalization

Analise Regional

Análisis Regional

Regional Analysis

 

 

 

Psicologia

Psicología

Psychology

Fundamentos e Medidas da Psicologia

Fundamentos y Medidas de la Psicología

Fundamentals and Measures of Psychology

Historia, Teorias e Sistemas em Psicologia

Historia, Teorías y Sistemas en Psicología

History, Theories and Systems in Psychology

Metodologia, Instrumentação e Equipamento em Psicologia

Metodología, Instrumentación y Equipamiento en Psicología

Methodology, Instrumentation and Equipment in Psychology

Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas

Construcción y Validad de Testes, Escalas y Otras Medidas Psicológicas

Construction and Validation of Tests, Scales and Other Measures in Psychology

Técnicas de Processamento Estatístico, Matemático e Computacional em Psicologia

Técnicas de Procesamiento Estadístico, Matemático y Computacional en Psicología

Techniques of Statistical, Mathematical and Computerized Processes in Psychology

 

 

 

Psicologia Experimental

Psicología Experimental

Experimental Psychology

Processos Perceptuais e Motores

Procesos Preceptúales y Motores

Perceptual and Motor Processes

Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação

Procesos de Aprendizaje, Memoria y Motivación

Learning, Memory and Motivational Processes

Processos Cognitivos e Atencionais

Procesos Cognitivos y Atencionales

Cognitive and Attention Processes

Estados Subjetivos e Emoção

Estados Subjetivos y Emoción

Subjective States and the Emotion

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Psicologia Fisiológica

Psicología Fisiológica

Physiologic Psychology

Neurologia, Eletrofisiologia e Comportamento

Neurología, Electrofisiología y Comportamiento

Neurology, Electrophysiology and Behavior

Processos Psicofisiológicos

Procesos Psicofisiológicos

Psychophysiologic Processes

Estimulação Elétrica e com Drogas

Estimulación Eléctrica y con Drogas

Electric and Drug Stimulation

Comportamento

Comportamiento

Behavior

Psicobiologia

Psicobiología

Psychobiology

 

 

 

Psicologia Comparativa

Psicología Comparativa

Comparative Psychology

Estudos Naturalísticos do Comportamento Animal

Estudios Naturalísticos del Comportamiento Animal

Naturalistic Studies of Animal Behavior

Mecanismos Instintivos e Processos Sociais em Animais

Mecanismos Instintivos y Procesos Sociales en Animales

Instinctive Mechanisms and Social Processes in Animals

 

 

 

Psicologia Social

Psicología Social

Social Psychology

Relações Interpessoais

Relaciones Interpersonales

Interpersonal Relations

Processos Grupais e de Comunicação

Procesos Grupales y de Comunicación

Group Processes and of Communication

Papeis e Estruturas Sociais

Papeles y Estructuras Sociales

Social Papers and Structures

Indivíduo

Individuo

Individual

 

 

 

Psicologia Cognitiva

Psicología Cognitiva

Cognitive Psychology

Psicologia do Desenvolvimento Humano

Psicología del Desarollo Humano

Human Development Psychology

Processos Perceptuais e Cognitivos

Procesos Preceptúales Y Cognitivos

Perceptive and Cognitive Processes

Desenvolvimento

Desarollo

Development

Desenvolvimento Social e da Personalidade

Desenvolvimiento Social y de la Personalidad

Social and Personality Development

 

 

 

Psicologia do Ensino e da Aprendizagem

Psicología de la Enseñanza y del Aprendizaje

Psychology of Teaching and of Learning

Planejamento Institucional

Planificación Institucional

Institutional Planning

Programação de Condições de Ensino

Programación de Condiciones de Enseñanza

Teaching Condition Programming

Treinamento de Pessoal

Entrenamiento de Personas

Team Training

Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos

Aprendizaje y Desempeño Académicos

Learning And Academic Achievement

Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula

Enseñanza y Aprendizaje en la Sala de Clases

Teaching And Learning in the Classroom

 

 

 

Psicologia do Trabalho e Organizacional

Psicología del Trabajo y Organizacional

Labor and Organizational Psychology

Analise Institucional

Análisis Institucional

Institutional Analysis

Recrutamento e Seleção de Pessoal

Reclutamiento y Selección de Personal

Recruiting and Personnel Selection

Treinamento e Avaliação

Entrenamiento y Evaluación

Training and Evaluation

Fatores Humanos no Trabalho

Factores Humanos en el Trabajo

Human Factors at Work

Planejamento Ambiental e Comportamento Humano

Planificación Ambiental y Comportamiento Humano

Environmental Planning and Human Behavior

 

 

 

Tratamento e Prevenção Psicológica

Tratamiento y Prevención Psicológica

Psychological Treatment and Prevention

Intervenção Terapêutica

Intervención Terapéutica

Therapeutic Intervention

Programas de Atendimento Comunitário

Programas de Atendimiento Comunitario

Community Treatment Programs

Treinamento e Reabilitação

Entrenamiento y Rehabilitación

Training and Rehabilitation

Desvios da Conduta

Desvíos de Conducta

Violation of Conduct

Distúrbios da Linguagem

Disturbios del Lenguaje

Language Disturbances

Distúrbios Psicossomáticos

Disturbios Psicosomáticos

Psychosomatic Disturbances

 

 

 

Educação

Educación

Education

Fundamentos da Educação

Fundamentos de la Educación

Fundamentals of Education

Filosofia da Educação

Filosofía de la Educación

Philosophy of Education

Historia da Educação

Historia de la Educación

History of Education

Sociologia da Educação

Sociología de la Educación

Sociology of Education

Antropologia Educacional

Antropología Educacional

Educational Anthropology

Economia da Educação

Economía de la Educación

Economy of Education

Psicologia Educacional

Psicología Educacional

Educational Psychology

 

 

 

Administração Educacional

Administración Educacional

Educational Administration

Administração de Sistemas Educacionais

Administración de Sistemas Educacionales

Administration of Educational Systems

Administração de Unidades Educativas

Administración de Unidades Educativas

Administration of Educational Units

 

 

 

Planejamento e Avaliação Educacional

Planificación y Evaluación Educacional

Educational Planning and Evaluation

Política Educacional

Política Educacional

Educational Policies

Planejamento Educacional

Planificación Educacional

Educational Planning

Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

Evaluación de Sistemas, Instituciones, Planes y Programas Educacionales

Evaluation of Systems, Institutions, Plans and Educational Programs

 

 

 

Ensinoaprendizagem

Enseñanzaaprendizaje

Teachinglearning

Teorias da Instrução

Teorías de la Instrucción

Theories of Instruction

Métodos e Técnicas de Ensino

Métodos y Técnicas de Enseñanza

Methods and Techniques of Teaching

Tecnologia Educacional

Tecnología Educacional

Educational Technology

Avaliação da Aprendizagem

Evaluación del Aprendizaje

Evaluation of Learning

 

 

 

Currículo

Currículo

Curriculum

Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular

Teoría General de Planificación y Desenvolvimiento Curricular

General Theory of Curricular Planning and Development

Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

Currículos Específicos para Niveles y Tipos de Educación

Specific Curriculum for Levels and Types of Education

 

 

 

Tópicos Específicos de Educação

Tópicos Específicos de Educación

Specific Topics for Education

Educação de Adultos

Educación de Adultos

Adult Education

Educação Permanente

Educación Permanente

Permanent Education

Educação Rural

Educación Rural

Rural Education

Educação em Periferias Urbanas

Educación en Periferias Urbanas

Education in Urban Peripheries

Educação Especial

Educación Especial

Special Education

Educação Préescolar

Educación Preescolar

Preschool Education

Ensino Profissionalizante

Enseñanza Profesional

Professional Education

 

 

 

Ciência Política

Ciencia Política

Political Science

Políticas Públicas

Políticas Públicas

Public Policies

Analise do Processo Decisório

Análisis del Proceso Decisorio

Analysis of Decisionmaking Process

Analise Institucional

Análisis Institucional

Institutional Analysis

Técnicas de Antecipação

Técnicas de Anticipación

Techniques of Anticipation

 

 

 

Teologia

Teología

Theology

Historia da Teologia

Historia de la Teología

History of Theology

Teologia Moral

Teología Moral

Moral Theology

Teologia Sistemática

Teología Sistemática

Systematic Theology

Teologia Pastoral

Teología Pastoral

Pastoral Theology

 

 

 

 

 

 

Linguística, Letras E Artes

Lingüística, Letras Y Artes

Linguistics, Writing and Arts

Linguística

Lingüística

Linguistics

Teoria e Análise Linguística

Teoría y Análisis Lingüística

Linguistic Theory and Analysis

Fisiologia da Linguagem

Fisiología del Lenguaje

Physiology of Language

Linguística Histórica

Lingüística Histórica

Historic Linguistics

Sociolinguística e Dialetologia

Sociolingüística y Dialectología

Sociolinguistics and Dialectology

Psicolinguística

Psicolingüística

Psycholinguistics

Linguística Aplicada

Lingüística Aplicada

Applied Linguistics

 

 

 

Artes

Artes

Arts

Fundamentos e Critica das Artes

Fundamentos y Critica de las Artes

Art Fundamentals and Critics

Teoria da Arte

Teoría del Arte

Theory of Arts

Historia da Arte

Historia del Arte

History of Arts

Critica da Arte

Critica del Arte

Critics of Arts

 

 

 

Artes Plásticas

Artes Plásticas

Plastic Arts

Pintura

Pintura

Painting

Desenho

Dibujo

Drawing

Gravura

Grabado

Engraving

Escultura

Escultura

Sculpting

Cerâmica

Cerámica

Ceramics

Tecelagem

Tejeduría

Weaving

 

 

 

Música

Música

Music

Regência

Regencia

Regency

Instrumentação Musical

Instrumentación Musical

Musical Instrumentation

Composição Musical

Composición Musical

Musical Composing

Canto

Canto

Singing

 

 

 

Dança

Danza

Dance

Execução da Dança

Ejecución de la Danza

Execution of Dance

Coreografia

Coreografía

Choreography

 

 

 

Teatro

Teatro

Theater

Dramaturgia

Dramaturgia

Dramaturgy

Direção Teatral

Dirección Teatral

Theater Direction

Cenografia

Escenografía

Scenography

Interpretação Teatral

Interpretación Teatral

Theater Interpretation

 

 

 

Fotografia

Fotografía

Photography

Artes do Vídeo

Artes de Vídeo

Arts in Video

Educação Artística

Educación Artística

Arts Education

 

 

 

 

 

 

Outros

Otros

Others

Administração Hospitalar

Administración Hospitalaria

Hospital Administration

Administração Rural

Administración Rural

Rural Administration

Carreira Militar

Carrera Militar

Military Career

Carreira Religiosa

Carrera Religiosa

Religious Career

Ciências

Ciencias

Sciences

Biomedicina

Biomedicina

Biomedicine

Ciências Atuariais

Ciencias Actuariales

Actuarial Sciences

Decoração

Decoración

Decoration

Desenho de Projetos

Diseño De Proyectos

Project Design

Diplomacia

Diplomacia

Diplomacy

Engenharia de Agrimensura

Ingeniaría de Agrimensura

Surveying Engineering

Engenharia Cartográfica

Ingeniaría Cartográfica

Cartographic Engineering

Engenharia de Armamentos

Ingeniaría de Armamentos

Armament Engineering

História Natural

Historia Natural

Natural History

Química Industrial

Química Industrial

Industrial Chemistry

Relações Internacionais

Relaciones Internacionales

International Relations

Relações Públicas

Relaciones Públicas

Public Relations

Secretariado Executivo

Secretariado Ejecutivo

Executive Secretariat