Influência da religiosidade e espiritualidade na saúde: reflexões para o cuidado de enfermagem
HTML
PDF
HTML (Inglês)
PDF (Inglês)
HTML (Espanhol)
PDF (Espanhol)

Como Citar

1.
Cortez EA. Influência da religiosidade e espiritualidade na saúde: reflexões para o cuidado de enfermagem. Online Braz J Nurs [Internet]. 31º de outubro de 2012 [citado 7º de dezembro de 2025];11(2_Supp1):418-9. Disponível em: https://objnursing.uff.br/nursing/article/view/4086

Resumo

Pesquisas voltadas para a relação entre a influência da religiosidade na saúde têm avançado e seus resultados se tornam mais consistentes. O cuidado de enfermagem deve incluir o mundo de quem é cuidado, o que torna necessária a compreensão das crenças religiosas e das diversas formas de expressar a religiosidade/espiritualidade. Assim, a dimensão da religiosidade/espiritualidade deve ser valorizada pelos enfermeiros e estes precisam refletir acerca da dimensão afetiva envolvida no cuidado.

HTML
PDF
HTML (Inglês)
PDF (Inglês)
HTML (Espanhol)
PDF (Espanhol)

Referências

Cortez EA. Religiosidade e espiritualidade no ensino de enfermagem: contribuição da gestão participativa para a integralidade no cuidado. Tese [Doutorado em enfermagem]. Rio de Janeiro: Escola de enfermagem Anna Nery /UFRJ; 2009.

Koenig HG, (editor). Espiritualidade no cuidado com o pa¬ciente. Por quê, como, quando e o quê. São Paulo: Editora FE; 2005.

Vasconcelos EM. A espiritualidade no trabalho em saúde. São Paulo: Hucitec; 2006.

George JB. Teorias de enfermagem: fundamentos para a prática profissional. 4ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

Autorizações concedidas para o armazenamento e acesso dos artigos do OBJN podem ser consultadas nos serviços de informações Diadorim ou Miguilim.