Article Submission

SUBMISSÃO

OVER VIEW

  • O autor correspondente submete o artigo, temporariamente, para o e-mail objn.cme@id.uff.br, formatado conforme Normas de Formatação da OBJN;
  • O artigo será pré-analisado pelo editor chefe/ adjunto (over view) em até 72 horas após a submissão;
  • Se o artigo for relevante e adequado para a revista OBJN, seguirá o processo de avaliação. O editor chefe/adjunto enviará email comunicando ao autor correspondente o ACEITE para avaliação pela equipe editorial, informando a fase subsequente para avaliação: pagamento da taxa de avaliação através do boleto gerado pela FEC. Para tal, será solicitado ao autor correspondente os dados necessários (nome, cpf, endereço completo). Os dados serão encaminhados a FEC que irá gerar o boleto. O boleto gerado pela FEC será enviado por email ao autor, que respondera ao email com comprovante de pagamento. O comprovante de pagamento deverá ser enviado em até 24 horas após o vencimento do boleto, caso contrário o artigo não prosseguirá o processo de avaliação;
  • Caso o artigo não tenha relevância para publicação na OBJN, o editor enviará e-mail agradecendo a submissão e indicando os motivos para a RECUSA no prosseguimento da avaliação.

PRÉ-ANÁLISE

NORMALIZAÇÃO

PLÁGIO

  • O artigo será encaminhado, junto ao comprovante de pagamento de avaliação para a pré-análise de plágio e normas;
  • O artigo será avaliado pelo sistema antiplágio. A revista somente segue com os artigos que tenham menos de 30% de índice de plágio, salvo situações de dissertações e teses depositadas em repositórios;
  • O artigo será avaliado pelos bibliotecários e editores juniores, quanto às normas. Caso haja necessidade de ajuste, serão encaminhadas as recomendações ao autor correspondente, sendo que o limite máximo são de três correções para prosseguir o fluxo. Cada correção tem um prazo de 7 dias para ser respondida pelo autor;
  • Os artigos ACEITOS após antiplágio e avaliação de normas serão encaminhados para o email objn.cme@id.uff.br para que os editores chefe/adjunto designem os editores de seção.

PEER REVIEW

  • O editor chefe/adjunto, envia o artigo por email para o editor de seção designado. Este avaliará através do Check List apropriado, de acordo com o método, tendo como base os guidelines do Equator Netwok (https://www.equator-network.org/). Os artigos que não se adequarem aos Guidelines específicos, receberão e-mail do Editor de seção, solicitando adequação com prazo máximo de 7 dias. Os artigos que atendem ao proposto, seguem para próxima etapa;
  • O editor de seção irá eleger dois avaliadores independentes para emitir parecer do artigo. Cada avaliador tem 48 horas para responder ao e-mail do editor sobre a disponibilidade para avaliação do artigo. Caso não responda neste prazo, outro avaliador será designado;
  • Cada avaliador tem 15 dias para emitir o parecer do artigo. O editor de seção emitirá um parecer consolidado e solicitará revisões, se necessário. O autor correspondente terá 15 dias para adequar o artigo as revisões solicitadas. Este fluxo acontecerá quantas vezes os avaliadores e editor de seção julgarem necessário;
  • O editor de seção envia uma síntese dos pareceres para o email objn.cme@id.uff.br , direcionado ao editor chefe/adjunto, recomendando o ACEITE ou a RECUSA do artigo.

ACEITO NA PEER REVIEW

  • O editor chefe/adjunto avalia o parecer do editor de seção e emite parecer final. Nesta etapa o artigo ainda poderá ser rejeitado ou solicitadas novas revisões, que deverão ser respondidas em 7 dias pelo autor correspondente;
  • O artigo ACEITO pelo editor chefe/adjunto prosseguira para avaliação de plágio e normalização;
  • Artigos aceitos pelo editor chefe/adjunto, receberá um e-mail notificando o ACEITE e indicando procedimentos necessários para publicação.

ACEITE FINAL

  • O editor chefe/adjunto enviará carta de aceite do artigo, juntamente com: (1) Boleto de pagamento da taxa de publicação gerado pela FEC (que deverá ser pago conforme instruções anteriores) e (2) tradução para o Inglês e espanhol, (3) documento de metadados (4) revisão da língua portuguesa;
  • O autor encaminhará os documentos (2), (3) e (4) para uma das empresas indicadas no email e posteriormente para o email objn.cme@id.uff.br no prazo máximo de 15 dias corridos.

PUBLICAÇÃO DO ARTIGO

  • A empresa de tradução ou o autor correspondente enviará o email objn.cme@id.uff.br, o artigo em (1) Português, (2) Espanhol, (3) Inglês e (4) Documento de Metadados. Os documentos (1), (2) e (3) serão convertidos para PDF. O documento 4 auxiliará no registro dos metadados no sistema;
  • Após estas etapas, o artigo deverá ter as imagens e figuras editadas, receberá os footnotes e será publicado na revista e indexado nas bases da Lilacs e BDENF;
  • Após a publicação o DOI será atribuído ao artigo.