III Evento Comemorativo do

Dia Internacional da Mulher

movimenta o

Auditório Vera Janacopulos

Isabel CF da Cruz

Fonte:
COMSO
9/3/2006

 

Em clima de descontração, foi celebrado na quarta-feira, dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher.

A reitora Malvina Tuttman conduziu um debate informal sobre “Os direitos sexuais e (re) produtivos da mulher”, com a participação das professoras Kleyde Ventura, do Curso de Enfermagem, da PUC-PR; Isabel Cruz, do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra, da Universidade Federal Fluminense (UFF); Laura Rónai e Ruth Serrão, ambas do Instituto Villa-Lobos; e Maria de Lourdes Naylor Rocha e Natália Fiche, da Escola de Teatro, da UNIRIO, além de intervenções da platéia.

A novidade do evento foi seu formato. Organizado como uma Sala de Visitas, o mesmo permitiu que as convidadas ficassem à vontade para expor as idéias e contar as experiências pessoais e profissionais.

O “bate-papo” foi entrecortado pela apresentação musical das professoras Laura Rónai (na flauta) e Ruth Serrão (ao piano), que tocaram composições de Chiquinha Gonzaga.

Ao final, a reitora entregou uma homenagem às servidoras mais antigas em exercício na Universidade: a professora Marly Pereira Lima, do Instituto Biomédico, e a servidora técnica-administrativa Elza Colina Fontes, auxiliar de enfermagem do Hospital Universitário Gafrée Guinle.

Paralelamente, houve a apresentação da produção científica da UNIRIO, na categoria Gênero, com trabalhos relativos à mulher. Confira, ao lado, as fotos do evento.

Nota da Editora do OBJN: é gratificante para uma professora ser convidada por uma ex-aluna, Inês Maria Meneses dos Santos, que agora é uma professora universitária e uma das organizadoras da Sala de Visitas, para participar de um evento tão significativo.


A reitora Malvina Tuttman conduziu o debate numa verdadeira sala de visitas


A professora Isabel Cruz, da UFF, participou ativamente das discussões propostas


A professora Kleyde Ventura, da PUC-PR, é ouvida atentamente, pelas docentes Maria de Lourdes Rocha (de preto) e Natália Fiche

Além da atuação nas discussões propostas, as professores Ruth Serrão (ao piano) e Laura Rónai (na flauta) brindaram o público com composições de Chiquinha Gonzaga