RESENHA:

Saúde da População Negra no Brasil: contribuições para promoção da equidade. Fundação Nacional de Saúde – Brasília: Funasa, 2005, 446p

Isabel CF da Cruz

 

A finalidade do livro é apresentar os relatórios das pesquisas desenvolvidas pelos consultores do Componente Saúde do Programa Combate ao Racismo Institucional no Brasil do Ministério Britânico para o Desenvolvimento Internacional em parceria com o Banco Mundial e a Fundação Nacional de Saúde.

O livro é dirigido, principalmente, para pesquisadores e profissionais de saúde interessados em diversidade étnica e cultural, assim como no impacto que a ideologia de discriminação racial no Brasil produz sobre o bem-estar e a saúde da população negra.

O livro apresenta 08 capítulos que tratam sobre esperança de vida e anos perdidos, diferenciais raciais de mortalidade, políticas de enfrentamento do racismo, programas de saúde e a implementação do quesito cor.

Uma vez que ainda é escassa a produção científica sobre os grupos étnicos brasileiros, em especial negros e indígenas[1],, o livro em questão traz dados empíricos e, certamente, já se constitui uma referência para a área da saúde. Recomenda-se para estudantes, profissionais de saúde e ativistas sociais preocupados com o combate ao racismo e demais ideologias discriminatórias. Nunca é demais lembrar que só haverá paz (bem-estar/saúde) quando houver justiça.


Referência

[1] Cruz, I.C.F. da,. Review of Nursing Research: theoretical and methodological topics related to Race/Colour/Ethnicity. Online Brazilian Journal of Nursing (OBJN-ISSN 1676-4285) 2001; 2: 1 www.uff.br/nepae/objn201icruz.htm (accessed on 10/March/2006)