NOTAS PRÉVIAS

 

Cuidados aos pacientes com insuficiência cardíaca na alta hospitalar: estudo descritivo

 

 

Patricia Maria Barreto Bellot de Souza1, Gisella de Carvalho Queluci1
1Universidade Federal Fluminense


RESUMO
Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa que visa identificar o perfil dos pacientes hospitalizados, com Insuficiência Cardíaca (IC), em um hospital universitário, descrever como são realizadas as orientações de enfermagem, na alta hospitalar, destes pacientes, pelos enfermeiros e elaborar um plano de cuidados de enfermagem específico para o paciente de IC. O cenário do estudo serão os Setores de Clínica Médica Masculina e Feminina de um hospital público federal do Estado do Rio de Janeiro, tendo como sujeitos os pacientes de IC internados nestas clínicas e os enfermeiros que prestam assistência aos mesmos. Esta pesquisa obedecerá às exigências da Resolução 196/96 do CNS e do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Instituição.
Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem; Alta hospitalar; Insuficiência Cardíaca.


 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

A alta hospitalar constitui o momento pelo qual o paciente, a priori internado, é transferido e recebe orientações sobre cuidados específicos a serem realizados no ambiente extra-hospitalar e/ ou a nível ambulatorial. Assim, torna-se necessária a avaliação criteriosa do estado clínico deste paciente, a fim de minimizar reinternações. Tendo em vista estas considerações, são indispensáveis o planejamento adequado da assistência de enfermagem e a elaboração de um plano de cuidados, de forma clara e objetiva, que apresente as ações do enfermeiro e orientações que atendam as principais necessidades do paciente que se encontra em iminência de alta hospitalar. A Insuficiência Cardíaca (IC) consta de uma síndrome complexa que apresenta alta prevalência, principalmente de pessoas com mais de 65 anos. É dito que, aproximadamente, 10% dos pacientes com IC evoluem para formas mais graves da doença, incluindo pacientes que apesar do tratamento clínico implementado continuam com evidências de progressão da doença, qualidade de vida inaceitável e alta taxa de mortalidade em um ano(1). No Brasil a IC é a principal causa de internação no SUS em pacientes com mais de 60 anos e corresponde a 30% das internações relacionadas ao aparelho cardiovascular, o que gera um custo anual de R$ 200 milhões(2). Deste modo, este estudo contribuirá para que pacientes com IC recebam cuidados específicos de uma equipe multidisciplinar pois, apesar do tratamento implementado em clínicas especializadas, ainda há um percentual com quadro de descompensação física como edema, dispnéia e fadiga, assim como descompensação no equilíbrio psicobiológico como ansiedade, medo e depressão, devido à doença cardíaca crônica(3).  

OBJETIVOS

Identificar o perfil dos pacientes hospitalizados com IC em um hospital universitário; descrever como são realizadas as orientações de enfermagem na alta hospitalar, destes pacientes, pelos enfermeiros e elaborar um plano de cuidados de enfermagem específico para o paciente com IC na alta hospitalar.

QUESTÕES NORTEADORAS

Qual o perfil do paciente com IC? Como são realizadas as orientações de enfermagem na alta hospitalar aos pacientes com IC? Como deve ser um plano de alta hospitalar específico para o paciente com IC?

PRESSUPOSTOS

Os pacientes com Insuficiência Cardíaca, internados na Clínica Médica Masculina e Feminina do Setor de Cardiologia, necessitam de orientações para a alta hospitalar, referente ao tratamento farmacológico e não farmacológico, para manter a qualidade da assistência prestada no domicílio.

MÉTODO

 Estudo de natureza descritiva, com uma abordagem qualitativa, que será realizada em um hospital federal com vistas ao ensino, pesquisa e assistência, tendo como cenário as seções de Clínica Médica Feminina e Masculina na enfermaria de Cardiologia. Os sujeitos desse estudo serão os pacientes com IC internados nestas clínicas e enfermeiros que prestam assistência nos setores supracitados. Para coleta de dados será utilizada técnica de entrevista semiestruturada com um instrumento de avaliação de enfermagem dos pacientes com IC e pesquisa em prontuário dos mesmos além de um instrumento contendo pergunta aberta aos enfermeiros do setor. Para análise e interpretação dos dados será utilizada a triangulação dos mesmos, incluindo o perfil dos pacientes, concepção dos enfermeiros e análise do pesquisador, baseada no método de análise de conteúdo preconizado por Bardin. Aos aspectos éticos, que nortearão esta pesquisa, cabe dizer que está fundamentada na Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, com aprovação ao Comitê de Ética e Pesquisa da referida instituição, em 04 de novembro de 2011, sob nº de parecer 310/ 11.

 REFERÊNCIAS

1. Yoshimori DY, Cipriano Junior G, Mair V, Branco JNR, Buffolo E. Avaliação e seguimento em médio prazo em candidatos a transplante cardíaco submetidos a exercício de baixa intensidade. Rev Bras Cir Cardiovasc [ serial in the internet ]. 2010 Jul [ cited 2011 Apr 26 ] 25(3). Available from: http://www.rbccv.org.br/detalhe_artigo.asp?id=1011
2. Malta DC, Cezário AC, Moura L, Morais Neto OL, Silva Junior JB. A construção da vigilância e prevenção das doenças não transmissíveis no contexto do Sistema Único de Saúde. Epidemiologia Serviços de Saúde [ serial in the internet ]. 2006 Jul [ cited 2011 Apr 14 ] 15(3): 47-65. Available from: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/5artigo_construcao_cronicas.pdf
3. Correa LA, Santos I, Albuquerque DC. Nursing assessment: Research/Care through the sensible listening in the heart failure clinic. Online braz j nurs [ serial in the internet ] 2008 Jul [ cited 2011 Set 14 ] 7(1). Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2008.1066/296

 

 

Dados do projeto
Projeto de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.
Orientadora: Gisella de Carvalho Queluci.
Aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Medicina/Hospital Universitário Antônio Pedro, em 04 de novembro de 2011 sob nº do parecer 310/ 11.

 

 

Recebido: 06/01/2012
Aprovado: 03/09/2012