DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO DE CLIENTES PORTADORES DE LESÕES NA CONSULTA DE ENFERMAGEM.

 

Beatriz Guitton RB Oliveira, Fernanda FS Lima

 

Resumo:

Este estudo tem como objetivos caracterizar a clientela portadora de lesões tissulares (agudas e crônicas) que é atendida na consulta de enfermagem do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) e analisar os resultados do tratamento do ponto de vista da evolução cicatricial e da participação do cliente nas atividades de autocuidado, considerando suas condições sócio-econômicas. O aporte teórico utilizado está baseado na estrutura conceitual de Dorothea E. Orem sobre autocuidado e nos conceitos de cuidado de si. Trata-se de um estudo prospectivo, descritivo com abordagem quanti-qualitativa. Faz-se necessário ressaltar que este projeto tem bolsa de Iniciação Científica pela FAPERJ – Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

 

Palavras-chave: Enfermagem – Feridas – Cicatrizar – Autocuidado

 

Situação Problema

A cicatrização de feridas é um fenômeno complexo, porém ordenado, que envolve vários processos, como a indução de um processo inflamatório agudo, a regeneração de células parenquimatosas, a migração e a proliferação de células teciduais, a síntese de proteínas da matriz extracelular, o remodelamento do tecido conjuntivo e a aquisição de força(1) (2).

Muitos fatores intrínsecos como idade, etiologia da lesão, doenças crônicas, uso de medicamentos imunossupressores(3); e extrínsecos como a técnica de curativo, o tipo de produto e a bandagem interferem no processo de reparo tecidual. O tratamento de ulceras acarreta custos elevados, como por exemplo, o uso do oxigênio terapia hiperbárica(5), além de serem tratamentos prolongados e com possibilidades de seqüelas.

Dessa forma, a participação do cliente nas atividades de autocuidado, que envolvem diretamente a ferida como o curativo, ou indiretamente como cuidados relacionados à doença de base, é fundamental no processo de recuperação.

 

Objetivos

O estudo tem como objetivos caracterizar a clientela portadora de lesões tissulares (agudas e crônicas) que é atendida na consulta de enfermagem do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) e analisar os resultados do tratamento do ponto de vista da evolução cicatricial e da participação do cliente nas atividades de autocuidado, considerando suas condições sócio-econômicas.

 

Fundamentação teórica

O aporte teórico utilizado está baseado na estrutura conceitual de Dorothea E. Orem sobre autocuidado e nos conceitos de cuidado de si. Orem desenvolve sua teoria geral de enfermagem em três partes relacionadas: autocuidado, deficiências de autocuidado e sistemas de enfermagem. A teoria tem como foco principal a necessidade de autocuidado do indivíduo, e o oferecimento e controle disso, numa base contínua para sustentar a vida e a saúde(5).

 

Metodologia

A pesquisa será realizada com pacientes encaminhados pelo serviço de triagem, pelo ambulatório de Diabetes e pelas equipes médicas de Cirurgia Geral e Vascular, para serem atendidos por professores e alunos de enfermagem no ambulatório do HUAP, local de ensino teórico-prático da área de Fundamentos de Enfermagem. Os clientes são encaminhados para avaliação, realização e orientação das técnicas de curativo, sendo a maior incidência os casos com lesões cirúrgicas, queimaduras, úlceras de perna, diabética e neuropática.

Trata-se de um estudo prospectivo, descritivo com abordagem quanti-qualitativa. Os dados de pesquisa serão obtidos no prontuário do cliente e nos registros em protocolos, referem-se à: identificação; história clínica; doenças prévias; tipo/graduação da lesão; técnica de curativo, soluções e coberturas utilizadas; exames; orientações, encaminhamentos e atividades de autocuidado. As técnicas para auxiliar na avaliação da lesão serão: decalque, fotografia e medidas. Todos os dados serão categorizados, tabulados e analisados do ponto de vista cicatricial e da participação do cliente nas atividades de autocuidado, relacionando conhecimento científico e teoria. Os resultados serão divulgados para que se possa estabelecer uma relação entre as diversas classificações de lesões cutâneo-mucosa e seus respectivos tratamentos técnicos e tecnológicos. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário Antonio Pedro da Universidade Federal Fluminense em dezembro de 2005.

 

Bibliografia de Referência:

 

1. Kumar V, Abbas A, Fausto N. Pathologic Basis of Disease. 7th ed. Elsevier Saunders, Pennsylvania; 2005.

2. Harding KG, Morris HL, Patel GK. Healing chronic wounds. Clinic review, 2002 Jan; 324(1):160-3.

3. Kalani, M. Effect of Dalteparin on Healing of Chronic Foot Ulcers in Diabetic Patients With Peripheral Arterial Occlusive Disease. Diabetes Care, 2003 Set; 26 (9): 2575-80.

4. Castro JBA, Oliveira BGRB. Hyperbaric Oxygen Therapy in Treatment of Tissular Lesions. On line Braz J Nurs [online]. 2003 Dec [cited 2005 sep 24]. 2 (3). Avaliable at:

www.uff.br/nepae/objn203castrooliveira.htm

5. George JB. Teorias de enfermagem - os fundamentos para a prática profissional. Porto Alegre: Artes Médicas; 2001. 

 

Dados do Projeto:  

Pesquisa desenvolvida no Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP). Projeto inscrito na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e aprovado pelo Comitê de Ética do HUAP em dezembro de 2005. 


Apoio Financeiro à Pesquisa
:

Bolsa de Iniciação Científica pela FAPERJ – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.