NOTAS PRÉVIAS

 

Riscos do uso abusivo do álcool com acadêmicos de enfermagem: pesquisa descritiva

 

Rodrigo Leite Pereira1, Vera Maria Sabóia2

1,2 Universidade Federal Fluminense

 


RESUMO
Objetivo Central: Desenvolver uma tecnologia educacional com estudantes de enfermagem para analisar a percepção e comunicar sobre os riscos sociais relacionados ao consumo abusivo do álcool.
Método: Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva, por meio de observação participante, com uso da técnica de grupos focais e análise de conteúdo temático dos dados. A amostra intencional total será de 40 acadêmicos, distribuídos entre o primeiro e o último ano do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ. Este estudo pretende subsidiar estratégias educativas voltadas para a prevenção dos riscos sociais produzidos pelo uso abusivo do álcool e direcionadas para este grupo populacional.
Descritores: Bebidas Alcoólicas; Educação; Estudantes de Enfermagem; Percepção.


 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICANCIA

Seria coerente pressupor que estudantes universitários e profissionais formados na área de saúde estariam menos vulneráveis ao adoecimento ou agravos decorrentes do uso do álcool, por conta de sua percepção mais ampliada sobre o assunto, do que aqueles das demais áreas. No entanto, pesquisas apontam para uma elevada prevalência de consumo de álcool entre estudantes universitários da área de saúde, inclusive da enfermagem e produção de diversos impactos sociais decorrentes deste comportamento, tais como prejuízos na vida pessoal e profissional destes sujeitos(1,2).

Com base nessa problemática, faz-se necessário que ocorram mudanças no processo pedagógico de formação na área de enfermagem em relação à temática do uso do álcool, a fim de propiciar um ambiente de promoção da saúde, de prevenção seletiva e de redução de danos relacionados ao uso abusivo desta droga no âmbito universitário.

 

QUESTÃO NORTEADORA

Qual tipo de tecnologia educacional seria apropriado para analisar a percepção de riscos do uso abusivo do álcool entre acadêmicos de enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF) e, ao mesmo tempo, abordar e comunicar sobre esta temática com esta população universitária?

 

OBJETIVOS

Desenvolver uma tecnologia educacional com acadêmicos de enfermagem para analisar a percepção e comunicar sobre os riscos sociais relacionados ao consumo de álcool.

 

METODO

Trata-se de pesquisa descritiva, participativa, de abordagem qualitativa, a qual seguirá quatro etapas metodológicas. A primeira etapa consistiu da revisão bibliográfica realizada na Biblioteca Virtual em Saúde e Portal CAPES, nos quais selecionaram-se teses e artigos científicos, a partir da seleção de temas específicos (álcool, uso abusivo de drogas, estudantes de enfermagem, universidade, vulnerabilidade, riscos, percepção, prevenção, tecnologia educacional). Na segunda etapa construiu-se o roteiro dos grupos focais, incluindo o modo como será desenvolvida a tecnologia educacional denominada “Jogo Comunicativo dos Riscos” sobre o uso abusivo do álcool, adaptada do estudo de Yonekura e Soares(3) e direcionada para o processo de ensino-aprendizagem na formação acadêmica da área de enfermagem. Pretende-se servir deste como instrumento educativo e de coleta de dados, de tal modo que este será utilizado para o levantamento das percepções dos acadêmicos de enfermagem por meio de opiniões e justificativas e problematização de algumas questões relativas aos riscos do uso abusivo do álcool pelo profissional de saúde e para a comunicação dos sujeitos sobre os riscos do uso abusivo do álcool ao final dos grupos.

A terceira etapa será constituída de investigação avaliativa qualitativa, por meio de observação participante e da técnica de grupo focal, com uma amostra intencional de 10 acadêmicos de enfermagem da UFF por período, selecionados no segundo semestre do ano de 2013. Serão considerados como sujeitos do estudo os alunos do primeiro e segundo período do curso de graduação em enfermagem da UFF, visto que ainda não cursaram disciplinas que abordassem sobre o conteúdo de drogas, obtendo, desta forma, informações com bases em conhecimentos prévios e; acadêmicos do oitavo e nono períodos, por terem cursado a maior parte das disciplinas, presumindo que tenham adquirido conhecimento científico mais amplo que os ingressantes. O método de observação participante e a técnica de grupo focal têm sustentado a aplicabilidade de tecnologias educacionais(3) e, desta forma, servirão para avaliar atitudes, julgamentos, valores, significados, nível de conhecimento científico e sensibilizar os sujeitos do estudo sobre a temática envolvida.

A quarta etapa ou fase final de sistematização dos dados qualitativos será realizada com ordenação dos resultados por meio do modelo teórico de avaliação categorial de conteúdo para a construção de categorias empíricas. A análise comparativa da percepção de riscos dos sujeitos dos primeiros e últimos períodos será realizada por meio da elaboração de indicadores qualitativos a serem desenvolvidos a partir da relação intersubjetiva entre pesquisadores e pesquisados a ser estabelecida durante a condução dos grupos focais.

 

REFERÊNCIAS

1. Santos ML, Marcelino PW, Berardinelli LMM. University, youth and alcohol consumption: an exploraty study. Online braz j nurs [ Internet ]. 2012 April [ Cited 2013 Sept 19 ] 11 (1). Available from http://www.objnursing.uff.br/index.php/ nursing/article/view/3576. doi: http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20120020

2. Picolotto E, Libardoni LFC, Migott AMB, Greib LTC. Prevalência e fatores associados com o consumo de substâncias psicoativas por acadêmicos de enfermagem da Universidade de Passo Fundo. Ciência & Saúde Coletiva. 2010; 15(3):645-654.

3. Yonekura T, Soares CB. O jogo educativo como estratégia de sensibilização para coleta de dados com adolescentes. Rev. Latino-Am. Enfermagem [ serial on the Internet ]. 2010 Oct [ cited 2013 Sep 29 ] 18(5): 968-974. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692010000500018 &lng=en.http://dx.doi.org/10.1590/S010411692010000500018

 

 

DADOS DO PROJETO
Projeto de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da UFF, que é parte integrante do projeto de pesquisa intitulado ”Percepção e comunicação de riscos sociais e à saúde associados ao uso abusivo de álcool e outras drogas entre acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF)”. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP)/UFF sob o n° 02733312.3.0000.5243.
Orientadora: Vera Maria Sabóia

 

 

Recebido: 24/09/2013
Revisado: 30/09/2013
Aprovado: 30/09/2013