NOTAS PRÉVIAS

 

Diretrizes organizacionais para gerência do cuidado em nefrologia: análise de incidentes críticos

 

Cecília Teixeira da Silva1, Bárbara Pompeu Christovam1

1Universidade Federal Fluminense

 


RESUMO
Objetivo geral: propor diretrizes organizacionais para orientação das ações de gerência do cuidado de enfermagem, com base nas situações-problema identificadas pelos enfermeiros do Centro de Referência em Nefrologia e Transplante Renal (CRNTR), por meio da análise de incidentes críticos.
Objetivos específicos: descrever as ações de gerência do cuidado realizadas pelas enfermeiras no CRNTR; caracterizar as situações-problema enfrentadas pelos enfermeiros na realização das ações de gerência do cuidado no CRNTR; discutir as situações-problema, comportamentos e consequências na implementação das ações de gerência do cuidado de enfermagem realizadas pelos enfermeiros no CRNTR.
Método: pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, do tipo descritivo, operacionalizado a partir do método de Análise de Incidentes Críticos (AIC). A coleta de dados se dará por meio de entrevista semiestruturada com enfermeiros do CRNTR de um hospital universitário. Para análise e organização dos dados será utilizado o software Alceste 4.9.
Descritores: Enfermagem; Administração dos Cuidados ao Paciente; Gerência; Diálise Renal.


 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

A Doença Renal Crônica (DRC) é uma disfunção com base em alterações na taxa de filtração glomerular e/ou presença de lesão parenquimatosa mantidas por pelo menos três meses. A doença apresenta prognóstico ruim, etiologias variadas, inúmeras complicações e altos índices de morbidade.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, as principais doenças de base da Insuficiência Renal Crônica (IRC) entre os pacientes em programa dialítico são nefropatia hipertensiva (35%), diabetes mellitus (30%), glomerulonefrites (12%) e rins policísticos (4%)(1). O Brasil tem o terceiro maior contingente em hemodiálise (HD) do mundo. Em 2013, o número total estimado de pacientes com programa crônico de diálise era de 100.397, distribuídos em 658 unidades(1).

Gerenciar o cuidado no Centro de Referência em Nefrologia e Transplante Renal (CRNTR) inserido em instituição hospitalar pública de ensino é um grande desafio e requer dos gerentes/administradores o conhecimento de todos os processos existentes na instituição, sejam eles gerenciais, de apoio ou assistenciais. O Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) é de alta complexidade, referência para uma população de aproximadamente dois milhões de habitantes que necessitam desse tipo de serviço;nvolve alta tecnologia e custo, que articulam-se com os demais níveis de atenção à saúde. No SUS, cerca de 30% de todo o orçamento é gasto com procedimentos de alta complexidade, atendendo apenas a 3% dos usuários(1).

Apesar de ser notório o aumento significativo das patologias que levam à doença renal  (com gastos cada vez maiores para seus tratamentos) e saber que com a melhoria da atenção à saúde em todos os níveis há a possibilidade de intervir na história natural da doença, verificou-se a escassez de estudos, no país, sobre a situação epidemiológica, bem como os aspectos gerenciais, administrativos e econômicos dos serviços que envolvem o tratamento.

Como a produção científica é incipiente, evidencia-se a necessidade do enfermeiro utilizar protocolos como ferramenta para sistematizar as ações de cuidado e os indicadores como ferramenta de gestão da qualidade, a partir do estabelecimento de diagnóstico situacional e a melhoria dos processos. Assim, a lacuna no conhecimento sobre as ações de gerência do cuidado de enfermagem em CRNTR justifica e torna relevante o desenvolvimento deste estudo.

 

OBJETO DE ESTUDO

A utilização de diretrizes organizacionais como ferramentas de orientação das ações de gerência do cuidado realizadas pelo enfermeiro no CRNTR.

 

QUESTÕES NORTEADORAS

Quais são as características do processo de gerência do cuidado realizadas pelos enfermeiros no CRNTR do HUAP? Quais são as situações-problema enfrentadas pelos enfermeiros na realização das ações de gerência do cuidado no CRNTR do HUAP? Quais as situações que envolvem a gerência do cuidado de enfermagem, os comportamentos dos envolvidos e as consequências dessas situações para os enfermeiros desse centro? 

 

OBJETIVOS

Geral
Propor diretrizes organizacionais para orientação das ações de gerência do cuidado de enfermagem, com base nas situações-problema identificadas pelos enfermeiros no CRNTR por meio da análise de incidentes críticos.

Específicos
Descrever as ações de gerência do cuidado realizadas pelos enfermeiros no CRNTR do HUAP; caracterizar as situações-problema enfrentadas pelos enfermeiros na realização das ações de gerência do cuidado no CRNTR do HUAP; discutir as situações-problema, os comportamentos e as consequências na implementação das ações de gerência do cuidado de enfermagem realizadas pelos enfermeiros no CRNTR do HUAP.

 

MÉTODO

Pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, do tipo descritivo, operacionalizada a partir do método de Análise de Incidentes Críticos (AIC) de Flanagan(3). O cenário do estudo é o CRNTR do HUAP/UFF. A coleta de dados acontecerá por meio de entrevista semiestruturada individual. Os sujeitos serão os enfermeiros que trabalham no cenário do estudo. A amostragem possível é de oito - número total de enfermeiros do serviço. Critério de inclusão: Enfermeiros que trabalham no CRNTR/HUAP por pelo menos um ano. Critério de exclusão: profissionais que estejam de férias, licenciados ou ausentes do trabalho por outros motivos, no período da coleta de dados. Os dados serão coletados nos meses de julho e agosto de 2014, utilizando um roteiro de entrevista organizado de acordo com a Técnica de Incidentes Críticos (TIC).

A análise dos dados está prevista para o período de agosto a outubro de 2014, utilizando o software Alceste 4.9 como técnica para realizar a análise de conteúdo lexical, computadorizada das entrevistas. Os temas emergentes da análise Alceste serão agrupados de acordo com as categorias que compõem a Análise de Incidentes Críticos: situações, comportamentos e consequências.

O presente projeto de dissertação faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial da UFF. Aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, sob nº CAAE: 30546614.7.0000.5243, e atende aos preceitos da Resolução nº 466/12.

 

REFERÊNCIAS

1. Sociedade Brasileira de Nefrologia. Censo de diálise SBN 2013 [ internet ]. [ cited 27 Jul 2013 ]. Available from: http://www.sbn.org.br/pdf/censo_2013-14-05.pdf.

2. Lima DVM. Research design: a contribution to the author. Online Braz J Nurs (Online) [ internet ]. 2011 Oct [ cited 2014 Jul 26 ⑞(2). Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3648

3. Flanagan JC. The critical incident technique. Psychol Bull [ internet ]. 1954 Jul [ cited 2014 Jun 20 ⒇(4):1-33. Available from: https://www.apa.org/pubs/databases/psycinfo/cit-article.pdf.

 

 

Todos os autores participaram das fases dessa publicação em uma ou mais etapas a seguir, de acordo com as recomendações do International Committe of Medical Journal Editors (ICMJE, 2013): (a) participação substancial na concepção ou confecção do manuscrito ou da coleta, análise ou interpretação dos dados; (b) elaboração do trabalho ou realização de revisão crítica do conteúdo intelectual; (c) aprovação da versão submetida. Todos os autores declaram para os devidos fins que são de suas responsabilidades o conteúdo relacionado a todos os aspectos do manuscrito submetido ao OBJN. Garantem que as questões relacionadas com a exatidão ou integridade de qualquer parte do artigo foram devidamente investigadas e resolvidas. Eximindo, portanto o OBJN de qualquer participação solidária em eventuais imbróglios sobre a materia em apreço. Todos os autores declaram que não possuem conflito de interesses, seja de ordem financeira ou de relacionamento, que influencie a redação e/ou interpretação dos achados. Essa declaração foi assinada digitalmente por todos os autores conforme recomendação do ICMJE, cujo modelo está disponível em http://www.objnursing.uff.br/normas/DUDE_final_13-06-2013.pdf

 

 

Recebido: 05/08/2014
Revisado: 02/09/2014
Aprovado: 02/09/2014