NOTAS PRÉVIAS

 

Câncer bucal na estratégia saúde da família: estudo descritivo exploratório

 

Glória Iara dos Santos Barros1, Mônica Villela Gouvêa1

1Universidade Federal Fluminense

 


RESUMO
Projeto de dissertação do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal Fluminense
Objetivos: analisar a prática de cirurgiões-dentistas da Estratégia Saúde da Família (ESF) de um município da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro para o enfrentamento do câncer bucal e descrever a organização da rede de prevenção e atenção ao câncer bucal neste município.
Método: estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa. A população-alvo será todos os cirurgiões-dentistas que atuam em unidades de ESF do município estudado, além de gestores municipais. Serão adotadas as técnicas de entrevistas individuais e grupo focal para a produção dos dados, que serão submetidos à análise temática, procurando-se promover o diálogo entre as falas dos sujeitos participantes e o referencial teórico.
Descritores: Neoplasias Bucais; Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde.


 

SITUAÇÃO-PROBLEMA E A SUA SIGNIFICÂNCIA

As elevadas estimativas de casos de câncer bucal apresentadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e reiteradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o classificam como um problema de saúde pública, uma vez que se trata de uma importante entidade patológica, que pode ser minimizada em incidência e letalidade, se medidas de prevenção, detecção precoce e tratamento imediato forem adotadas. No Brasil, o Rio de Janeiro é o primeiro colocado em relação aos demais estados brasileiros na estimativa de incidência de câncer bucal para o biênio 2014/2015(1). Dessa forma, seu enfrentamento está no foco de atenção das redes de cuidado do Sistema Único de Saúde (SUS) e implica em sua problematização nas diferentes esferas governamentais(2). Este estudo parte do cotidiano de uma unidade de saúde da família de um município do estado do Rio de Janeiro, com casos de homens com mais de 50 anos, tabagistas e etilistas, com  diagnóstico tardio de câncer bucal em fase avançada,. Nestes casos, os indivíduos conviveram com sequelas importantes e tiveram sobrevida comprometida(3). Diante deste quadro, as seguintes questões norteadoras embasaram a elaboração deste projeto de pesquisa: como os profissionais e o município enfrentam a atenção ao câncer bucal? As práticas dos cirurgiões-dentistas da Estratégia Saúde da Família (ESF) deste município são realizadas na perspectiva da integralidade do cuidado? Como fortalecer e apoiar as equipes de saúde da família para o enfrentamento da questão do câncer bucal? Este projeto tem como foco a organização da rede de atenção ao paciente portador de câncer bucal em um município da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.

 

OBJETIVO GERAL

Analisar a prática dos cirurgiões-dentistas da ESF com relação à prevenção e atenção ao câncer bucal.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender e descrever a organização da rede municipal de prevenção e atenção ao câncer bucal e conhecer as práticas dos cirurgiões-dentistas da ESF no seu enfrentamento.

 

MÉTODO

Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo descritivo-exploratório Esta pesquisa será realizada em unidades de ESF de um município da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorrerá no período de outubro a dezembro de 2015. Serão incluídos no estudo todos os cirurgiões-dentistas que atuam na ESF com pelo menos seis meses de vínculo (n=18), além dos gestores municipais vinculados à coordenação da ESF (n=2) e à coordenação de saúde bucal do município estudado (n=1). Serão excluídos do estudo os profissionais que estiverem em férias ou licença. Os participantes serão entrevistados com base em roteiro semiestruturado. O roteiro envolverá a consulta dos dados de caracterização dos participantes, além de questões relativas à experiência profissional com relação ao enfrentamento do câncer bucal na ESF. Serão realizados registros no diário de campo da pesquisadora. Em uma segunda fase, e após a análise parcial dos dados coletados nas entrevistas, os participantes serão convidados a compor o grupo focal. Os dados serão submetidos à análise temática segundo as etapas de: pré-análise, tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro/Universidade Federal Fluminense, segundo parecer número 1200998, de 26 de agosto de 2015.

 

REFERÊNCIAS

1. Instituto Nacional do Câncer (Brasil). Estimativa de câncer no Brasil 2014. Rio de Janeiro: INCA; 2014. [ cited 2014 Jan 23 ]. Available from: http://www.inca.gov.br/estimativa/2014/

2. Fabrício BS; Malena RFS; Clarissa PF; Paulo GBS; Ana PNNA. Oral cancer from a health promotion perspective: experience of a diagnosis network in Ceará. Braz. Oral res.  2014 June; 28(suppl).

3. Noonan B. Understanding the reasons why patients delay seeking treatment for oral cancer symptoms from a primary health care professional: an integrative literature review. Eur J Oncol Nurs. 2014 Feb; 18(1): 118-24.

 

 

Todos os autores participaram das fases dessa publicação em uma ou mais etapas a seguir, de acordo com as recomendações do International Committe of Medical Journal Editors (ICMJE, 2013): (a) participação substancial na concepção ou confecção do manuscrito ou da coleta, análise ou interpretação dos dados; (b) elaboração do trabalho ou realização de revisão crítica do conteúdo intelectual; (c) aprovação da versão submetida. Todos os autores declaram para os devidos fins que são de suas responsabilidades o conteúdo relacionado a todos os aspectos do manuscrito submetido ao OBJN. Garantem que as questões relacionadas com a exatidão ou integridade de qualquer parte do artigo foram devidamente investigadas e resolvidas. Eximindo, portanto o OBJN de qualquer participação solidária em eventuais imbróglios sobre a materia em apreço. Todos os autores declaram que não possuem conflito de interesses, seja de ordem financeira ou de relacionamento, que influencie a redação e/ou interpretação dos achados. Essa declaração foi assinada digitalmente por todos os autores conforme recomendação do ICMJE, cujo modelo está disponível em http://www.objnursing.uff.br/normas/DUDE_final_13-06-2013.pdf

 

 

Recebido: 15/09/2015
Revisado: 03/11/2015
Aprovado: 03/11/2015