The itinerary of families with children from 0 to 6 years of age in the search for health care. Preview Note
O itinerário das famílias com crianças de 0 a 6 anos na busca de cuidados a saúde

 

Pamela Camila Fernandes Rumor*, Márcia Grisotti*, Adalbi Cilonei Souza*,  Astrid Eggert Boehs*

*Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, SC, Brasil

 Abstract: Exploratory study with quanti-qualitative approach which aims to identify and to analyze the itinerary of low income families in the search for health care of children from 0 to 6 years of age, in two neighborhoods in the city of Florianópolis. The theoretical framework approaches the care system as a cultural system, identifying and analyzing the several care subsystems: popular, familiar and professional. After being approved by the ethics committee, the research is in the phase of data collection: interviews with mothers in different places as daycare centers, meetings of associations and churches.

Keywords: child care; culture; delivery of health care

Resumo: Estudo exploratório de abordagem quanti-qualitativa que visa identificar e analisar o itinerário percorrido pelas famílias de baixa renda na busca de cuidados a saúde das crianças de 0 a 6 anos, em dois bairros no município de Florianópolis. O referencial teórico adotado aborda o sistema de cuidado enquanto um sistema cultural, identificando e analisando os vários subsistemas de cuidado: popular, familiar e profissional. A pesquisa está em fase de coleta de dados: entrevistas com mães em diferentes locais como creches, reuniões de associações e igrejas.

Palavras chave: cuidado da criança; cultura; cuidados de saúde.

 

Situação problema e sua significância: Pesquisas da década de 80 apontavam para multiplicidade de usos terapêuticos e a recorrência a distintas fontes de tratamento por parte da população de baixa renda. As explicações para esse fenômeno eram ou a falta de recursos médicos oficiais e/ou o caráter simbólico destas práticas1. Com a implantação do Sistema Único de Saúde e a Estratégia da Saúde da Família configura-se uma outra perspectiva, na qual os serviços oficiais adentram nos territórios adstritos à Unidade de Saúde local e se aproximam mais do cotidiano das famílias. Para isto foi criada a categoria do agente local de saúde, que faz a intermediação entre os subsistemas de cuidado e muitas vezes dá voz à população que atende2. A implantação da Estratégia da Saúde da Família no município de Florianópolis deu-se a partir de 1996, havendo atualmente uma cobertura de 90% da população do município. Florianópolis também conta com um programa específico para a população materno – infantil, o Capital Criança, e uma parceria com os cursos da área de saúde, denominada Rede Docente Assistencial.

Questão norteadora e objetivo: Mediante a maior oferta dos serviços de saúde introduzida com o Sistema Único de Saúde, a população continua buscando outros sistemas de cuidado? O objetivo geral é levantar o itinerário percorrido pelas famílias de baixa renda na busca de cuidados a saúde das crianças de 0 a 6 anos.

Metodologia: O estudo é exploratório, adota a abordagem quanti–qualitativa. Tem como referencial teórico o modelo no qual o sistema de cuidado se constitui um sistema cultural composto pelos subsistemas de cuidado popular, familiar e profissional. Realiza-se em dois bairros do município de Florianópolis. A população entrevistada são mães com mais de um filho, um deles com a idade inferior a 6 anos. Após aprovação no Comitê de ética, as entrevistas com questões semi-estruturadas, estão sendo realizadas em diferentes locais dos bairros. A análise dos dados será efetuada categorizando os dados por freqüência e semelhança.

Bibliografias de referência:

1. Canesqui A M. Notas sobre a produção acadêmica de antropologia e saúde na década de 80. In: Alves PC, Minayo M C S, organizadores. Saúde e doença um olhar antropológico. Rio de Janeiro: Fiocruz; 1994. p.12-27.

2. Zanchetta M, Leite L, Perreault M, Lefebvre H. Education and professional strengthening of the community health agent - an ethnography study. Online Brazilian Journal of Nursing (OBJN-ISSN 1676-4285) [online] 2005 Dezembro 4 (3) 1. Disponível em: URL: http://www.uff.br/objnursing/viewarticle.php?id=74  

Endereço para correspondência: pamrumor@hotmail.com

Apoio financeiro à pesquisa:

Projeto financiado pelo CNPq, Processo 401914/2005-4. Bolsa de iniciação científica PIBIC/CNPq.

Dados do projeto: Projeto de Iniciação Científica desenvolvido junto ao Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação Popular, Enfermagem e Saúde - NEPEPS do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Aprovação no CEP/UFSC em 24 de abril de 2006, sob n° 022/06.

Recebido – Oct 27th , 2006
Aceito
– Oct 28th, 2006