Diagnósticos de enfermagem em recém-nascidos em uso de cateter epicutâneo: estudo transversal

 

Nanete Caroline da Costa Prado1, Dhyanine Morais de Lima1, Rebecca Stefany da Costa Santos1, Dayane Damásio Silva1, Cinthia Santa Rosa de Lima1, Richardson Augusto Rosendo da Silva1

 

1 Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 

 

RESUMO

Objetivo: Identificar o perfil dos diagnósticos de enfermagem da NANDA Internacional em recém-nascidos com Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), bem como sua associação com seus componentes, características sociodemográficas e clinico-epidemiológicas. Método: Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa. Para a coleta de dados serão utilizados, um formulário contendo dados a respeito do PICC, exame físico e a consulta a prontuários. Os dados serão analisados utilizando-se os testes de Qui-Quadrado e exato de Fisher.

Descritores: Processo de Enfermagem; Enfermagem Neonatal; Terapia Intensiva Neonatal; Cateterismo Periférico.

 

 

CONTEXTUALIZAÇÃO DA TEMÁTICA E PROBLEMA DA PESQUISA

O Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) é um recurso tecnológico imprescindível para a sobrevivência de recém-nascidos e crianças em terapia intensiva, pois permite que a terapêutica intravenosa seja realizada. Os principais benefícios do PICC são: diminuição do número punções e, consequentemente, redução da dor causada por procedimentos invasivos; risco reduzido de infecção quando comparado a outros tipos de cateteres venosos centrais; e manutenção do tratamento por longos períodos(1).

Nesse contexto a atuação do enfermeiro é fundamental para garantir uma assistência de qualidade e livre de danos. E para que os cuidados direcionados ao recém-nascido em uso do PICC sejam efetuados, o enfermeiro necessita direcioná-los através da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e do Processo de Enfermagem (PE).

O PE é composto por cinco etapas: coleta de dados/histórico de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem (DE), planejamento, implementação e avaliação das intervenções de Enfermagem. Considerando que a necessidade de proteção física e de segurança do recém-nascido com PICC na UTI Neonatal é essencial, a identificação dos diagnósticos reais e de risco aos quais os recém-nascidos em uso de PICC estão submetidos possibilita que o Enfermeiro delineie cuidados de enfermagem mais seguros e, consequentemente, a obtenção dos resultados desejados, assegurando o bem-estar ao RN.

Além disso, a interpretação desses diagnósticos permite ao enfermeiro planejar o cuidado visando enriquecer as oportunidades para a prevenção de complicações e segurança desses recém-nascidos no ambiente hospitalar. Os cuidados que atendem às necessidades de proteção física e de segurança, bem como de relacionamentos sustentadores, envolvem oferecer ambientes protetores e seguros, além de interações afetuosas e empáticas, de modo que o recém-nascido se sinta protegido(2).

 

OBJETIVO

Identificar o perfil dos Diagnósticos de enfermagem da NANDA Internacional de recém-nascidos com Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), bem como sua associação com seus componentes, características sociodemográficas e clinico-epidemiológicas.

 

MÉTODO

Pesquisa do tipo transversal, com abordagem quantitativa que será realizada em uma maternidade de alto-risco no Nordeste do Brasil. A coleta de dados ocorrerá na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, onde se encontram os recém-nascidos que fazem o uso de Cateter Central de Inserção Periférica.  

Na coleta de dados serão utilizados, um formulário contendo dados a respeito do PICC, exame físico e prontuários. Para a identificação dos DE será utilizada a NANDA Internacional, versão 2018-2020.

O processo de inferência diagnóstica será composto de duas fases: análise (categorização dos dados e identificação das lacunas) e síntese (agrupamento, comparação, identificação e relação dos fatores causadores).

Posteriormente, será construído um banco de dados utilizando o software Microsoft Excel®, no qual serão registrados os dados da coleta, os diagnósticos de enfermagem, os fatores relacionados ou de risco e as características definidoras encontradas.

A análise descritiva será dada a partir das frequências absolutas e percentuais e intervalo de confiança de 95%. Para analisar a associação dos dados nominais, serão utilizados testes estatísticos, a saber: Qui-quadrado de Pearson e o Teste Exato de Fisher.

Os testes de associação serão aplicados somente para os diagnósticos de enfermagem que apresentarem frequência maior do que 50%. A análise será baseada na leitura das estatísticas descritivas, bem como na análise do p-valor encontrado, com seus respectivos comentários. Para significância estatística adotar-se-á um nível de 5%.

A pesquisa é relevante e inovadora tendo em vista a escassez de produção Brasileira acerca dos diagnósticos de enfermagem em neonatos em uso de PICC. Tais informações foram fundamentadas através de um levantamento bibliográfico realizado em julho de 2019, nas seguintes bases de dados: Pubmed, Lilacs, Scopus, web of science, Embase, Cochrane e Cinahl, utilizando-se os seguintes descritores em Cências da Saúde: peripherally inserted central catheter AND Intensive Care, Neonatal AND Nursing care, não sendo encontrados artigos que abordassem os diagnósticos de enfermagem nessa população.

O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob o parecer nº 1.259.309.

 

 

 

REFERÊNCIAS

1. Krein SL, Kuhn L, Chopra V. Use of designated nurse PICC teams and CLABSI prevention practices among U.S. hospitals: a survey-based study. J Patient Saf [internet]. 2015 [Cited 2018 Apr 5]; 15(4): 293-95. Available from:<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26558650>  doi:<10.1097/PTS.0000000000000246>

 

 2. Veríssimo MLOR. The irreducible needs of children for development: a frame of reference to health care. Rev Esc Enferm USP [internet]. 2018 [Cited 2018 Apr 10] 51: 1-7. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342017000100601>

     doi:<https://doi.org/10.1590/s1980-220x2017017403283>

 

 

 

PARTICIPAÇÃO DOS AUTORES NA PESQUISA:

 

PRADO NCC e SILVA RAR contribuíram com a concepção, construção do projeto e redação do artigo; LIMA DM, SANTOS RS, SILVA DD E LIMA CSR colaboraram na redação do artigo.

 

 

 

Recebido: 30/07/2019

Revisado: 17/04/2020

Aprovado: 17/04/2020