Processo de doação-transplantação e a falência do enxerto corneano: estudo caso–controle

 

 

Giovanna Karinny Pereira Cruz1, Marcos Antonio Ferreira Júnior2, Viviane Euzébia Pereira Santos1, Oleci Pereira Frota2, Elen Ferraz Teston2, Mayk Penze Cardoso2

 

1 Universidade Federal do Rio Grande do Norte

2 Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

 

 

RESUMO

Projeto de Tese desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Objetivo: relacionar os casos de falência do enxerto pós-transplante, de acordo com os diferentes graus de classificação da qualidade da córnea em um serviço de referência no estado do Rio Grande do Norte. Método: estudo epidemiológico de abordagem quantitativa, do tipo caso-controle, descritivo e analítico. O protocolo de pesquisa encontra-se aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os dados coletados serão submetidos à análise estatística por regressão logística de forma a relacionar os casos de falência dos transplantes de córneas com os diferentes graus de classificação do material a ser transplantado.

Descritores: Transplante de córnea; Fatores de risco; Rejeição de enxerto; Epidemiologia.

 

 

SITUAÇÃO PROBLEMA E SUA SIGNIFICÂNCIA

A transparência da córnea depende do seu estado relativo de desidratação, sua avascularização e da uniformidade da sua estrutura. Em virtude da inexistência de vasos sanguíneos, este tecido depende do humor aquoso, lágrimas e vascularização limbal para a sua nutrição. Doenças e lesões oculares podem resultar em danos, opacificação, cicatrizes e irregularidades na córnea. A principal medida terapêutica disponível para distúrbios corneanos que não respondem ao tratamento clínico é o transplante corneano ou ceratoplastia(1-3).

O transplante da córnea é um procedimento cirúrgico sujeito a riscos de fracasso, decorrentes de diversos mecanismos. Estudos apontam que a sobrevida da ceratoplastia depende de vários fatores, muitos dos quais não são totalmente compreendidos(2).

Nessa perspectiva, o presente estudo se justifica diante da necessidade de ampliar a produção de estudos longitudinais quanto à verificação dos efeitos de fatores preditores da falência do enxerto, a fim de gerar dados que subsidiem o aperfeiçoamento das políticas públicas, a assistência à saúde, a elaboração de protocolos institucionais e garantam a qualidade do processo de doação-transplantação do tecido corneano. Espera-se que os resultados desse estudo apresentem uma contribuição científica relevante sobre a temática no tocante à implementação de cuidados que garantam a segurança da assistência prestada ao paciente receptor do tecido corneano, de forma a minimizar os danos relacionados aos fatores de riscos modificáveis para a falência do enxerto.

 

HIPÓTESE

Os fatores relacionados ao processo de doação-transplantação do tecido corneano apresentam relação com os casos de falência do enxerto pós-transplante.

 

OBJETIVOS

 

MÉTODO

Estudo epidemiológico de abordagem quantitativa, longitudinal, do tipo caso-controle, descritivo e analítico. Consiste em um estudo de caso-controle de base hospitalar que incluirá os pacientes transplantados com falência do enxerto corneano e seus respectivos controles em um serviço de referência do RN.

O protocolo de pesquisa encontra-se aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob o parecer consubstanciado n.º 2.454.077, de acordo com os requisitos estabelecidos pela Resolução n.º 466, de 12 de dezembro de 2012 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde.

Para composição das amostras, o grupo caso será constituído pelos prontuários dos pacientes em que foram identificados o diagnóstico de falência do enxerto até dezembro de 2016, e o grupo-controle será composto pelos demais prontuários dos pacientes que não apresentaram a falência como desfecho.

Após a coleta de dados, os dados serão organizados em planilhas com construção de um banco de dados, gerenciados para procedimentos de análises descritivas e inferenciais. Para análise descritiva, será utilizado o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0. O nível de significância a ser adotado será de 0,05.

As principais variáveis em análise serão: falência do enxerto (variável dependente) com as variáveis independentes (classificação da qualidade da córnea, idade do receptor, idade do doador, sexo do receptor, sexo do doador, diagnóstico ocular, cirurgia prévia no olho, condição do cristalino, complicação intraoperatória, intervalos de tempo entre óbito-enucleação, óbito-preservação, óbito-transplante, enucleação-preservação, enucleação-transplante e preservação-transplante).

 

REFERÊNCIAS

 

  1. 1. Boynton GE, Woodward MA. Evolving techniques in corneal transplantation. Curr Surg Rep [Internet]. 2015 [Cited 2019 June 10]; 3(2):1-13. Available from: https://link.springer.com/article/10.1007/s40137-014-0079-5  

 

  1. 2. Bowling B. Kanski’s clinical ophtalmology. 8.ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2016.

 

  1. 3. Cruz GKP, Ferreira Júnior MA. Cornea transplantation in Rio Grande do Norte: epidemiological and clinical aspects. Online Braz J Nurs [Internet]. 2016 [Cited 2019 June 10];15(suppl): 579-82. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/5597  

 

DADOS DO PROJETO

Projeto de Tese do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem/Departamento de Enfermagem/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Exame de Qualificação em 20/06/2017, aprovado.

 

Recebido: 23/09/2019

Revisado: 11/02/2020

Aprovado:11/02/2020