Stressors identified for the patient submitted to Myocardial Revascularization and Percutaneous Transluminal Coronary Angioplasty - preview note.

 Estressores identificados por pacientes submetidos à Revascularização do miocárdio e Angioplastia Coronária Transluminal Percutânea – nota prévia1.

Graciele Fernanda da Costa Linch2, Laura de Azevedo Guido3, Luiza de Oliveira Pitthan4.

 

 ABSTRACT. It is a research project that is being developed at Santa Maria University Hospital (HUSM), aiming to identify the prevalent stressors to patients which suffer of heart disease. To collect data it will be used a questionnaire to identify the patients on pre procedure, to characterize the population; and the Intensive Care Unit Environmental Stressor Scale (ICUESS) on post procedure. After indentifying the stressor on these patients’ perspective, it will be possible to organize nursing protocols that will allow an assistance adequation to the real  patients’ necessities, making the environment more appropriated, pleasant, minimizing the stressors effects. 

Keywords: Stress, Nursing, Intervention cardiology.

 RESUMO: Trata-se de um projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), com o objetivo de identificar os estressores prevalentes para pacientes portadores de doenças cardiovasculares. Como instrumentos para a coleta de dados serão utilizados, questionário para a identificação do paciente no pré procedimento, com o intuito de caracterizar a população; e Escala de Estressores em Terapia Intensiva (EETI) no pós procedimento. A partir da identificação dos estressores na perspectiva destes pacientes, será possível a organização de protocolos de enfermagem que possibilitem a adequação da assistência às reais necessidades dos pacientes, tornando o ambiente mais adequado, agradável, e ainda minimizando os efeitos dos estressores.

Descritores: Stress, Enfermagem, Cardiologia Intervencionista. 

SITUAÇÃO PROBLEMA

            As práticas de enfermagem devem ser apoiadas em pesquisas desenvolvidas por profissionais na área. Em busca de subsídios para a construção de assistência aos pacientes da cardiologia intervencionista, depara-se com dificuldades quanto a publicações (1).

            A assistência ao paciente portador de distúrbios cardiovasculares e o estabelecimento da relação entre o stress e a doença cardiovascular como agravante de complicações, motivou o interesse de investigar a prevalência de estressores na perspectiva dos pacientes submetidos à Cirurgia de Revascularização do Miocárdio (CRM) e Angioplastia Coronária Transluminal Percutânea (ACTP).

O perfil de ambos os pacientes submetidos a CRM e a ACTP se assemelham, com relação a fatores emocionais ligados à própria doença cardíaca, mas salienta-se que o mesmo tipo de paciente pode passar por diferentes tratamentos e reagir de forma diversa a cada um deles. Torna-se importante identificar estressores que possam repercutir diretamente na sua recuperação, objetivando-se assim uma melhor prática assistencial de enfermagem, promovendo a saúde dos envolvidos nesse processo.

OBJETIVO

            Identificar os estressores prevalentes para os pacientes cardiológicos quando submetidos à CRM e a ACTP. Correlacionando os estressores com as características sociodemográficas e clínicas dos pacientes, e ainda, relacioná-los ao ambiente das diferentes unidades de internação.

METODOLOGIA

            Trata-se de um estudo de campo, descritivo, exploratório com abordagem quali-quantitativa. Os dados estão sendo coletados, na Unidade Cardiológica Intensiva, na Unidade de Clínica Médica I e no Laboratório de Hemodinâmica, ambas alocadas no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). A população é composta por pacientes internados no HUSM submetidos à CRM e a ACTP, ambas eletivas, no período de dois meses, datados a partir da aprovação no CEP.

            A coleta dados é realizada em dois momentos, no período pré procedimento, no qual, é apresentada a pesquisa e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Neste mesmo período será preenchido, pela própria acadêmica, a primeira parte do protocolo de pesquisa, na qual constam dados de identificação do paciente, assim como seu histórico hospitalar.

No período do pós procedimento é aplicada a segunda parte do protocolo, na qual consta o instrumento para a avaliação dos estressores, Escala de Estressores em Terapia Intensiva (EETI) em sua versão traduzida e validada para o português (2).

Será utilizada a análise estatística descritiva para caracterização das variáveis e dados demográficos. A fim de permitir correlações estatísticas será criado um banco de dados em uma planilha eletrônica, onde serão distribuídas as variáveis de identificação pessoal e hospitalar de cada paciente, e ainda as variáveis da EETI.

REFERÊNCIAS

1. Lourenci R, Andrade M. Nursing Procedures for the Patient Submitted to Cardiac Catheterism – Scientific Production Analysis. Online Braz J Nurs 2006; 5(3) [Online]. Available at: http://www.uff.br/objnursing/index.php/nursing/article/view/568/131. Acess on: 2007 July.

2. Novaes MA, Aronovich A, Ferraz M, Knobel E. Stressors in ICU: patientes’ evaluation. Intensive Care Med 1997; 23:1282-5.

Dados do Projeto: Projeto de pesquisa desenvolvido junto a linha de pesquisa “Stress, Coping e Burnout” do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Aprovado no CEP UFSM em 25/07/2007 nº parecer 23081.008242/2007-79.

 

1 Projeto de Pesquisa, registrado no GAP nº. 020796, aprovação do CEP com CAAE: 0085.0.243.000-07.

2 Autora/Relatora: Graduanda de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria; Membro da linha de estudos e pesquisas “Stress, coping e burnout” da UFSM; gralinck@yahoo.com.br.

3 Autora/Orientadora: Enfermeira, Doutora, Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da UFSM, pesquisadora, coordenadora da linha de pesquisa “Stress, coping e burnout”.

4 Autora/Co-orientadora: Enfermeira, Especializanda em cardiologia pelo Instituto de Cardiologia do RS- Fundação Universitária de Cardiologia; Professora Substituta do Departamento de Enfermagem, membro da linha de estudos e pesquisas “Stress, coping e burnout” da UFSM.

 Received Sep 16th, 2007
Accepted: Sep 23 th, 2007