Evaluation of the basic attention of the city of Sobral-CE from the referencial of thought systems

Avaliação da Atenção Básica do Município de Sobral-Ce a partir do referencial do Pensamento Sistêmico

Izabelle Mont´Alverne Napoleão Albuquerque*, Neiva Francenely Cunha Vieira*

* UFC, CE, Brazil

 

 Situação Problema e sua significância

A idéia de cenário de promoção da saúde para o Século XXI prevista na Carta de Jakarta confirma que os enfoques globais para o desenvolvimento de saúde são mais eficazes quando são articulados em cinco estratégias principais: Promover a responsabilidade social da saúde, aumentar a capacidade da comunidade e empoderamento dos indivíduos, expandir e consolidar alianças para a saúde, aumentar as investigações para o desenvolvimento da saúde, assegurar uma infra-estrutura para a promoção da saúde1. A promoção da saúde, vem configurando-se como um importante instrumento nos serviços de saúde e também de ações intersetoriais no intuito de proporcionar as condições para que a qualidade de vida possa ser estabelecida e, como conseqüência, a saúde das pessoas2.Dentre as propostas para melhoria da atenção no sistema de saúde  no cenário de Sobral, a Estratégia Saúde da Família surge como importante eixo estruturante na reorganização dos serviços de saúde, principalmente na atenção básica, construindo um novo modelo de atenção com enfoque na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Ainda nessa perspectiva outro destaque foi a criação, estruturação e organização do conselho municipal de saúde com a participação efetiva da comunidade. Um conjunto de propostas filosóficas, teóricas e metodológicas vem sendo abordado pelo pensamento sistêmico. Este apresenta formas alternativas de tratar os objetos de uma investigação, a vida, as práticas sociais e, sobretudo, as implicações do investigador com o seu objeto de pesquisa3. Diante dessa perspectiva é importante uma avaliação da atenção básica à saúde em Sobral-Ce, a partir do referencial do pensamento sistêmico, com o propósito de reduzir as incertezas inerentes à tomada de decisão , descortinando  as conseqüências e efeitos da implantação e implementação das políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida, apontando os aspectos positivos e as lacunas existentes para que seja estrategicamente pensada uma reorientação do modelo atual.

 

Questão norteadora: Que mudanças comportamentais dos usuários estão ocorrendo a partir da implantação da atenção primária com vistas à promoção da saúde, prevenção e controle de doenças? Quais as principais políticas públicas  implementadas, que foram base para reestruturação e mudança dos indicadores? Como se dá a integração das estratégias de promoção da saúde enquanto políticas de estruturação do sistema de saúde?

 

Objetivos: Geral- Avaliar a atenção primária de Sobral-Ce a partir da abordagem do pensamento sistêmico no período de 1997 a 2007.Específicos- Analisar a dinâmica dos principais indicadores de saúde  no período de 1997 a 2007 a sua inter-relação e interdependência em relação às políticas públicas de saúde implementadas no município  nesse período; compreender na perspectiva dos profissionais da saúde o processo de trabalho desenvolvido no sistema  de saúde na prevenção, promoção e controle das doenças; capturar na perspectiva dos usuários as mudanças comportamentais e as respostas às demandas de saúde promovidas pelos serviços de saúde; identificar evidências de integração de políticas publicas que favoreçam as ações de promoção da saúde (lazer, infra-estrutura, número de escolas, alunos matriculados, número de desistências,etc ).

 

Metodologia:

Trata-se de um estudo avaliativo de abordagem qualitativa e quantitativa. Serão coletados e analisados dados referentes à estrutura dos Centros de Saúde da Família-CSF de Sobral-Ce, processo de trabalho dos profissionais que atuam nos CSF, como também a opinião dos usuários a respeito dos serviços ofertados, além disso serão analisadas as principais políticas públicas implementadas que tiveram impacto direto nos indicadores de saúde do município nos últimos dez anos.  O referencial de análise dos dados será fundamentado a partir da abordagem do pensamento sistêmico.O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA sob protocolo número 409/07.

 

Bibliografia de Referência:

Brasil. Ministério da Saúde: Secretaria de Políticas de Saúde. Promoção da Saúde. Declaração Alma-Ata, Carta de Ottawa, Declaração de Adelaide, Declaração de Sundswall, Declaração de Santa Fé de Bogotá, Declaração de Jacarta, Rede de Megapaíses e Declaração do México. Brasília-DF, 2001.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento:pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed.,São Paulo:Hucitec, 2006.

Budó MLD, Mattioni, FC, Machado TS, Ressel LB, Lopes LFD, Badke, MR. Qualidade de vida e promoção da saúde na perspectiva dos usuários da estratégia de saúde da família. Online Brazilian Journal of Nursing [Online],2008,[cited  2009-06-04] 7 (1). Available from:

http://www.uff.br/objnursing/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2008

   
Dados do projeto: 
Projeto de tese de doutorado do Programa de Pós-graduação  em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará-UFC , aprovado em 20/06/2008 pela banca composta pelos professores: Profa. Dra. Neiva Francenely Cunha Vieira-UFC (orientadora), Prof. Dr. Luiz Odorico Monteiro de Andrade-UFC (1º membro), Profa. Dra. Raimunda Magalhães da Silva-Universidade de FortalezaUNIFOR(2º membro).Projeto aprovado no CEP da Universidade Estadual Vale do Acaraú em 12/12/2007 . Protocolo  n. 409/07.
Apoio financeiro à pesquisa: CNPQ 
Endereço para correspondência:

Izabelle Mont´Alverne Napoleão Albuquerque

Rua Inácio Rodrigues Lima,120

Sobral-CE

CEP:62030-210