The working process in health: the case of Family Health Strategy of Barra Mansa-RJ, Brazil - preview note

 O processo de trabalho em saúde: o caso da Estratégia Saúde da Família de Barra Mansa- RJ, Brasil - nota prévia

 Andréa Sabino Filgueiras*, Ana Lucia Abrahão da Silva*.

 * Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (MACCS). Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ, Brasil.

 Abstract: Case study, exploratory and descriptive with qualitative approach in order to characterize the working process in health of Family Health Strategy in Barra Mansa-RJ, Brazil, to reflect about the strategies used for the teams, in their work routine, for approach of the guiding principles of Family Health Strategy and to discuss the technologies used by the teams in the process of work. As nurse of Family Health Strategy of Barra Mansa-RJ, Brazil, in 2009, it was possible to verify that teams still have a difficulty to understand the proposal of this strategy. To investigate the way that the process of work in health is being developed by the multiprofessional team of Family Health Strategy in Barra Mansa-RJ, Brazil and if this process is taking in consideration the principles of this strategy must be interesting for all the professionals of this area. The ethical aspects are respected according to resolution 196/96.

Keywords: Family Health; Professional Practice; Interdisciplinary Health Team

Resumo: Estudo de caso, descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa com objetivo de caracterizar o processo de trabalho em saúde na Estratégia Saúde da Família (SF) do município de Barra Mansa-RJ, Brasil, refletir sobre as estratégias utilizadas pelas equipes de SF, em sua rotina de trabalho, para aproximação dos princípios norteadores da Estratégia SF e discutir as tecnologias empregadas pelas equipes no processo de trabalho. Como enfermeira da Estratégia SF de Barra Mansa-RJ, Brasil, em 2009, foi possível verificar que ainda existe uma dificuldade por parte das equipes em entender a proposta da Saúde da Família. Investigar a maneira com a qual vem sendo desenvolvido o processo de trabalho em saúde pela equipe multiprofissional da Estratégia SF do município de Barra Mansa-RJ, Brasil e se este processo está levando em consideração os princípios desta estratégia deve ser interessante a todos os profissionais da área. Os aspectos éticos serão respeitados conforme a resolução 196/96.

Descritores: Saúde da Família; Prática Profissional, Equipe de Saúde Multidisciplinar.

Situação problema e sua significância: O desenvolvimento da atenção básica à saúde no Brasil experimentou um crescimento expressivo a partir de 1980, com a ampliação dos serviços de atenção básica estimulado pela política de saúde centrada na prevenção de doenças, com significativo aumento na produção de serviços, acessibilidade e cobertura populacional, especialmente em áreas antes não assistidas¹. A Estratégia de Saúde da Família (SF), desde 1994, destaca-se por ser uma tentativa de transformar as práticas de atenção à saúde e o trabalho dos profissionais que nela atuam².

            Como enfermeira da Estratégia SF de Barra Mansa-RJ, Brasil, no ano de 2009, foi possível verificar que ainda existe uma dificuldade por parte das equipes em entender a proposta da Saúde da Família. Isto porque na maioria das vezes acaba-se priorizando o modelo médico hegemônico em detrimento do trabalho e da produção centrada na saúde. Existe também uma maior valorização dos procedimentos, exames e medicamentos tanto por parte dos profissionais como por parte dos usuários, em detrimento das atividades educativas e promocionais de saúde.

            Diante disso, surge a necessidade de entender a maneira com a qual vem sendo desenvolvido o processo de trabalho em saúde pela equipe multiprofissional da Estratégia SF do município de Barra Mansa-RJ, Brasil, compreendendo neste processo a presença de fatores de mudança do modelo de atenção à saúde e dos princípios do Sistema Único de Saúde como a universalidade, a integralidade e a eqüidade.

Questões Norteadoras: Como se dá o processo de trabalho em saúde na Estratégia SF no município de Barra Mansa-RJ? Quais estratégias estão sendo utilizadas pelas equipes de SF de Barra Mansa-RJ na aproximação dos princípios da Estratégia SF? Quais tecnologias estão sendo empregadas no processo de trabalho das equipes de SF de Barra Mansa-RJ?

Objetivos: Geral - Caracterizar o processo de trabalho em saúde na Estratégia SF do município de Barra Mansa-RJ, Brasil. Específicos – Refletir sobre as estratégias utilizadas pelas equipes de SF, em sua rotina de trabalho, para aproximação dos princípios norteadores da Estratégia SF; Discutir as tecnologias empregadas pelas equipes no processo de trabalho.

Referencial Teórico Metodológico: Trata-se de um estudo de caso, descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. O campo de pesquisa serão duas Unidades de Saúde da Família do município de Barra Mansa-RJ, Brasil. Os sujeitos do presente estudo serão membros das equipes de Saúde da Família deste município, totalizando, no máximo, 12 sujeitos. Como instrumento de coleta de dados utilizar-se-á a entrevista e o diário de campo. O estudo está de acordo com as diretrizes da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, com assinatura pelos sujeitos do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A partir das entrevistas haverá uma análise através da hermenêutica dialética, método que valoriza a compreensão de determinada situação a partir do contexto dos sujeitos que o vivenciam³, configurando-se também como o referencial teórico deste estudo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro – HUAP/ UFF, sob o protocolo nº. 226/09.

Bibliografia de referência

1. Viegas SMF, Penna CMM. Integrality and attention to the population’s health care in brazilian district. A qualitative study. Online Braz J Nurs. 2009 [cited 2009 Dec 01]; 8 (2). Available form: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2009.2214/html_1

2. Ronzani TM, Silva CM. O Programa Saúde da Família segundo profissionais, gestores e usuários. Ciência & Saúde Coletiva. 2008, 13(1): 23-34.

3. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 10 ed. São Paulo, HUCITEC: 2007.

Dados do projeto: Projeto de dissertação do Programa de Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde da UFF aprovado em 03/12/2009 pela banca examinadora composta por: Drª Ana Lucia Abrahão da Silva (orientadora), Drª Dalvani Marques (1º examinador) e Drª Lucia Mourão (2º examinador).

Orientadora: Ana Lucia Abrahão da Silva.

O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro – HUAP/ UFF, CAAE: 0183.0.258.000-09.

Apoio Financeiro à Pesquisa: REUNI. Concessão de bolsa de mestrado.

Endereço para correspondência: Andréa Sabino Filgueiras. Rua 03, 358/101, Condomínio Vista Bela – Água Limpa – Volta Redonda – RJ, Brasil. CEP: 27250-020. E-mail: deia_sabino@hotmail.com