Graphic projective techniques: applicability on social representation research – systematic review

Técnicas projetivas gráficas: aplicabilidade na pesquisa em representações sociais – revisão sistemática 

Maria da Conceição Costa Rivemales 1, Gilmara Ribeiro Santos Rodrigues 2, Mirian Santos Paiva 3

1 Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, BA, Brasil; 2 Complexo Hospitalar Professor Edgar Santos, BA, Brasil.; 3 Universidade Federal da Bahia, BA, Brasil. 

Abstract: Graphic projective techniques are commonly used in research associated with social representation theories. These techniques allow the identification of personality attributes that are revealed through the subject's responses to relatively unstructured, ambiguous, or vague stimuli. Objective: to check the applicability of projective techniques in social representation research. Method: Systematic review of literature. A search for nursing and psychology publications (Qualis/CAPES) was carried out. The keywords social representations, projective techniques and graphic projective techniques were used. Main results: ten articles were selected. The graphic projective technique most used was the thematic drawing story. Usually, the projective techniques are associated with other data collection techniques, as is advised by experts in social representation theories. Conclusion: The publications demonstrated the applicability, relevance and contribution of graphic projective techniques in social representation research. However, the validity of this method is still questioned considerably.

Keywords: Nursing Research; Projective Techniques; Methods  

Resumo: As técnicas projetivas são comumente utilizadas nas pesquisas ancoradas na teoria das representações sociais (TRS). Estas técnicas permitem a identificação de atributos de personalidade que são reveladas através de respostas do sujeito a estímulos não estruturados, ambíguos ou vagos. Objetivo: verificar a aplicabilidade das técnicas projetivas na pesquisa em representações sociais. Método: Estudo de revisão sistemática da literatura. Foi realizada uma pesquisa nas publicações classificadas nas áreas de enfermagem e psicologia da Qualis/CAPES. Utilizaram-se os unitermos: representações sociais, técnicas projetivas e técnicas projetivas gráficas. Principais resultados: Dentre os dez artigos selecionados, a técnica projetiva gráfica mais utilizada foi o desenho estória com tema. A maioria dos trabalhos apresenta técnicas projetivas associadas a outras técnicas de coleta de dados, conforme orientam estudiosos da TRS. Conclusões: As publicações analisadas demonstraram a relevância, aplicabilidade e contribuição das técnicas projetivas nas pesquisas em representações sociais. Todavia, ainda questiona-se muito a validade desse método.

Palavras-chave: Pesquisa em Enfermagem; Técnicas Projetivas; Método 

Introdução

O uso de dados visuais na pesquisa corresponde às imagens visuais e outras coisas identificadas, criadas, ou reificadas pelos processos de pesquisa social em objetos que podem ser manipulados, tabulados, comparados uns aos outros e assim por diante, independentemente de seu estado ontológico. A representação visual destes dados reflete, constitui e está integrada nos processos sociais dos sujeitos envolvidos na pesquisa, que têm de forma mais evidente uma conexão social e pessoal com as imagens1.

Nesse sentido, a coleta de dados visuais ou gráficos na pesquisa qualitativa não é uma atividade meramente mecânica, pois as imagens produzidas sobre os objetos de pesquisa que serão submetidos à análise. Por outro lado, quanto mais representações o(a) pesquisador(a) espera sobre um tema especifico maior a diversidade de instrumentos para a coleta de informações, o que justifica o uso dos dados visuais para auxiliar na triangulação e análise dos dados da pesquisa1-2.

As pesquisas ancoradas na Teoria das Representações Sociais (TRS) requerem uma diversidade de instrumentos para coleta de informações, de modo a possibilitar um maior aprofundamento e complementaridade sobre o tema pesquisado. Assim, o uso de dados visuais ou gráficos favorece aos indivíduos a revelação de suas representações.

Nas pesquisas em representações sociais (RS), as técnicas projetivas são comumente utilizadas, dentre elas as visuais ou gráficas, que possibilitam apreender elementos com vistas à ampliação de conhecimento do dinamismo da personalidade, identificação de elementos de conflitos, desejos fundamentais, reações das pessoas no meio social. 

As técnicas projetivas distinguem-se dos demais instrumentos, pela ambigüidade do material apresentado e pela liberdade que é dada ao sujeito3. No que correspondem as técnicas projetivas gráficas podemos citar o Teste de Apercepção Temática (TAT); Desenhos ou Relatos Livres; Desenho-Estória com Tema, Rorschach Temático, Interpretações de Quadros ou de fotografias de documentos diversos, dentre outros.

As técnicas projetivas devem ser interpretadas como a comunicação entre sujeitos, individuais ou coletivos, cujo psiquismo não é diretamente acessível, de modo completo, pela introspecção e/ ou observação do comportamento manifesto4.

As representações sociais, como formas de pensamento, enraízam-se no inconsciente, regido pelo processo primário, o que torna fundamental o uso de técnicas especiais, que permitam a sua captação5, considerando que algumas vezes as pessoas expressam-se de modo “politicamente correto”, modificando conscientemente suas representações.

Os métodos projetivos como recursos técnico-metodológicos possibilitam questionamentos no plano da ação, da decisão e da reação próximo às regras do brincar. Dessa forma, favorecem a uma investigação no âmbito inconsciente, devido à diminuição das atitudes defensivas, evitando respostas racionais e socialmente corretas6.

As técnicas projetivas têm sido atualmente uma das técnicas amplamente utilizada para a coleta de dados da TRS, no entanto, a validade dos métodos projetivos ainda é questionada. As críticas recentes às técnicas projetivas são em contraposição às objetivas, principalmente em relação ao rigor metodológico nos estudos de validação e à ausência de validade incremental7.

Todavia, considera-se que a utilização de métodos projetivos tem sido adequada e relevante para as pesquisas4, especialmente, àquelas a luz da TRS, pois os mesmos propiciam a captação dos elementos que conformam a representação social dos grupos de pertenças que podem ser camuflados na realização de outros métodos de pesquisas. Nessa perspectiva, o presente estudo pretende verificar a aplicabilidade das técnicas projetivas gráficas em pesquisas ancoradas na teoria das representações sociais. 

Metodologia

Trata-se de uma revisão sistemática. A revisão sistemática é uma revisão planejada que visa responder a uma pergunta específica e que utiliza métodos explícitos e sistemáticos para: identificar, selecionar e avaliar criticamente os estudos e para coletar e analisar os dados destes estudos incluídos na revisão8. Foi definida estratégia de busca, estabelecidos critérios de inclusão e exclusão dos artigos na amostra e realizada uma análise criteriosa da qualidade da literatura selecionada9.

A seleção dos artigos se deu a partir dos periódicos indexados no Qualis/CAPES ano base 2007 para a área da Enfermagem e Psicologia. O Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação e objetiva classificar os veículos de divulgação da produção científica dos programas de pós-graduação, notadamente os periódicos científicos, visando o aperfeiçoamento dos indicadores que subsidiam a avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG10,11.

A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade sendo A1 (o mais elevado), A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C (com peso zero) 10.

Os critérios de inclusão dos artigos definidos para a presente revisão foram: artigos publicados no período de 1999 a 2009, escritos em português ou espanhol, disponíveis na íntegra em meio eletrônico. A busca das publicações foi realizada por meio dos unitermos: representações sociais, técnicas projetivas e técnicas projetivas gráficas.

Inicialmente, foi realizada uma triagem baseada nos títulos dos artigos e na leitura dos respectivos resumos, para verificar àqueles que respondiam a todos os critérios de inclusão estabelecidos e que sugeriam serem potencialmente úteis à temática. Sendo assim, a amostra final desta revisão sistemática foi constituída de dez artigos.

Após essa etapa, realizou-se o download de todos os artigos selecionados, sendo realizada a leitura minuciosa dos artigos na íntegra, de modo a facilitar o preenchimento do instrumento de coleta de dados composto pelos seguintes itens: 1) Identificação do periódico, Qualis e local de publicação; 2) Principais áreas de interesse das pesquisas; 3) Tipo do estudo, sujeitos envolvidos e tipo de análise e associação com outras técnicas de coleta de dados; 4) Técnica projetiva gráfica aplicada na pesquisa. A coleta de dados foi realizada nos meses de outubro a novembro de 2009.

Para uma análise mais criteriosa, os dados dos artigos selecionados foram classificados segundo os itens compostos no instrumento de coleta de dados e tiveram seus conteúdos analisados qualitativamente, tendo em vista a verificação da aplicabilidade das técnicas projetivas gráficas em pesquisa embasadas na TRS. Destaca-se, ainda, que por se tratar de uma revisão sistemática não foi necessária sua aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa. 

Resultados

Com relação à caracterização geral dos artigos selecionados a metade (50%) está na classificação A2 do Qualis/ CAPES, 30% na classificação B3, 10% na B1 e 10% na B2. Os artigos selecionados evidenciaram que uma parcela significativa das produções com técnicas projetivas gráficas no Brasil são realizadas na região Sul (80%), 10% na região nordeste e internacional 10%. Observa-se que dentre as essas publicações que abordam as representações sociais e as técnicas projetivas são predominantes na área da psicologia (50%), seguida da enfermagem (40%), com destaque para apenas um trabalho (10%) na área de medicina.

Das publicações estudadas 60% são trabalhos originais, 20% correspondem a pesquisas de atualização e 20% foram extraídos de tese e/ou dissertação de mestrado. Em relação aos sujeitos envolvidos no estudo, constatou-se que 40% são estudos realizados com adultos, 30% com mulheres (sendo que destas 10% é adolescente), 20% com crianças e 10% com idosos.

As técnicas projetivas gráficas utilizadas nos estudos selecionados corresponderam ao desenho livre, TAT, além de outras técnicas derivadas da criação de desenhos ou ilustrações, tais como o Teste de Wartegg, o desenho da árvore, a Técnica de Investigação Cotidiana (TSC), o uso de figuras e artes visuais e o desenho estória com tema.

As técnicas projetivas utilizadas nas publicações selecionadas em sua maioria (80%) estão associadas com outras técnicas de coleta de dados como orienta diversos autores que trabalham com a TRS. Essas outras técnicas de coleta de dados foram a entrevista (30%); a associação com o instrumento CDI- Inventário da Depressão Infantil (10%); o grupo focal (10%); o questionário (10%); a narrativa psicanalista (10%) e o questionário Desiderativo (10%).

  Percebe-se, com relação à técnica de análise, que os diversos estudos analisaram o conteúdo dos discursos/estórias contados após a realização dos desenhos com tema em relação à análise do grafismo (70%), apesar de usarem diversas denominações tais como análise formal, análise dos resultados e abordagem expressiva. Outras técnicas de análise utilizadas foram o modelo proposto por Coutinho3, que consiste na observação sistemática dos desenhos e temas e em seguida, a seleção dos desenhos por semelhança gráfica e/ou aproximação dos temas; alguns parâmetros do interacionismo e a análise de edição. 

Discussão

O uso do desenho livre, de figuras e de artes visuais esteve presente nos estudos selecionados. De acordo com Miranda6, o desenho e/ou a figura por si mesmo constitui uma manifestação discursiva e se inscreve como uma técnica projetiva, em que os recursos gráficos consistem num método de auto-relato que articula desenho-atividade-linguagem.

O uso do desenho livre, na pesquisa em representações sociais, possibilita uma aproximação do inconsciente intelectual e simbólico dos sujeitos envolvidos no estudo e representa uma ferramenta valiosa que permite a aproximação com os níveis subjetivos e revelação dos conteúdos latentes das representações12.

Nesse sentido, a apreensão das representações sociais a partir do recurso gráfico, figura ou desenho, adquire importante significado, pois é um meio de expressão e comunicação na área intermediária entre realidade interna e externa, e possibilita uma nova interação com as figuras, alternando as mensagens, os diálogos e os personagens expressos.

O uso de figuras ou desenhos como técnicas projetivas permite a captação dos mapas associativos dos sujeitos, pois o caráter espontâneo e a dimensão projetiva dessa produção facilitam o acesso às representações quando comparados à entrevista convencional12. Assim, fazem emergir a construção conceitual e a figurativa, revelando que toda figura comporta um sentido e todo sentido pode ser representado por uma figura6.

O Teste de Apercepção Temática (TAT) foi outra técnica projetiva utilizada em dois dos artigos selecionados, no entanto, a sua aplicação foi adaptada de acordo com os objetivos propostos nos estudos. O conceito de apercepção se relaciona a uma interpretação significativa que um organismo faz de uma percepção que a seu turno é capaz de fazer a integração de uma percepção passada com o estado psicológico atual do sujeito14.

Assim, o TAT é uma das técnicas de construção de história mais utilizadas e tem sido largamente aplicado em pesquisas de personalidade. Trinta e uma lâminas, que apresentam figuras em preto e branco, e uma prancha em branco compõem o TAT. As imagens são representadas por reproduções de quadro ou gravuras com significado sempre ambíguo, a exceção da prancha de número 16 que está completamente em branco, favorecendo, dentre outras, a projeção da imagem ideal que o sujeito tem de si mesmo15.

Na aplicação do TAT é solicitado que o sujeito crie uma história para cada uma dessas lâminas, relatando como o acontecimento apresentado surgiu, o que ocorre no momento, o que pensam e sentem os personagens, qual o final da história e seu título. Em relação à prancha em branco, pede-se que o sujeito imagine uma cena, descreva-a e depois conte uma história, realizando as mesmas solicitações das pranchas anteriores15.

Em um dos estudos analisados foi aplicada a Técnica de Investigação Cotidiana (TSC) que está fundamentada em contribuições da Psicologia Clínica, especialmente técnicas projetivas em forma de desenhos, análogos às histórias em quadrinhos. É uma técnica discursiva não conceitual, por ser capaz de facilitar a obtenção de informações sobre um dado objeto colocado em relevo para realização de uma pesquisa.

A TSC representa um recurso metodológico que visa captar representações sociais do cotidiano da enfermagem, através de desenhos em que se associam frases às imagens expressas13. Esta técnica é uma construção metodológica que possibilita captar manifestações não discursivas conceituais sobre uma temática e sobre a transversalidade de alguns temas que incidem sobre o objeto investigado14.

O Teste de Wartegg também foi utilizado dentre os artigos selecionados. Esse procedimento foi concebido por Ehrig Wartegg em 1937 e se propõe a investigar a personalidade através de desenhos obtidos em oito quadros, a partir de elementos gráficos predeterminados. O teste explora as funções básicas da emoção, imaginação, dinamismo, controle e realidade que são encontradas em diferentes intensidades e interações em todas as pessoas.

Outra técnica projetiva bastante utilizada na apreensão das representações sociais foi o desenho estória com tema. Essa técnica foi desenvolvida a partir do procedimento de Desenhos-Estórias proposta por Valter Trinca em 1976. O desenho estória com tema reúne e utiliza informações de técnicas temáticas e gráficas com o objetivo de apreender elementos latentes que aprofundam o conhecimento sobre o dinamismo da personalidade.

O procedimento do desenho estória com tema combina elementos gráficos com verbais, o que permite a compreensão de aspectos dinâmicos profundos da personalidade16. Essa técnica possibilita o acesso às idéias e às emoções de forma mais espontânea17, pois o sujeito se percebe como sujeito da ação, não daquela apresentada pelas técnicas projetivas gráficas, mas de sua própria história6. O desenho e a estória funcionam como agentes facilitadores para acesso aos conteúdos inconscientes e por trazer a tona estes conteúdos inconscientes, o que favorece a emergência de comunicações emocionais16-18.

O procedimento do desenho estória com tema permite a apreensão do que cada indivíduo diz acerca da subjetividade do seu grupo de pertença3. É uma técnica projetiva gráfica que integra os elementos inconscientes, das reações visuais emocionais, que são traduzidas e imediatamente comunicadas em linguagem verbal, isto é, o sujeito se expressa num plano físico, concreto e visomotor, e os significados dos elementos produzidos são traduzidos e comunicados no nível verbal19.

O desenho estória com tema mostra-se como uma técnica projetiva adequada para se criar o ambiente favorável à investigação de aspectos difíceis de abordar e para acessar os conteúdos inconscientes que são freqüentemente não revelados com o uso de procedimentos de técnicas diretas de abordagens17.

A aplicação dessa técnica consiste na solicitação de que seja realizado um desenho com uma temática sugerida pelo(a) pesquisador(a), e após a criação do desenho é feito o estímulo para que se escreva abaixo da produção gráfica uma estória. A criação do desenho é individual e, antes da aplicação do estímulo, deve-se informar que os desenhos produzidos serão analisados em conjunto de modo a manter o anonimato dos depoentes20,17

Considerações finais

Para identificarmos a RS de um fenômeno, precisamos buscar a face simbólica e a figurativa deste fenômeno num determinado contexto21. Nesse sentido, as pesquisas embasadas na teoria das representações sociais, realizadas mediante a utilização das técnicas projetivas, possibilitam o desnudamento dos mecanismos de defesa observados nas atitudes dos sujeitos. Sendo assim, considera-se que os recursos gráficos adquirem importante significado na apreensão das representações sociais e permitem respostas oriundas do consciente e do inconsciente.

Os resultados obtidos por tais recursos estão ancorados nas experiências individuais dos sujeitos pesquisados, decorrentes de suas histórias de vida que após estímulo conceitual e figurativo verbalizam fatos recordados a partir das experiências significantes, recontadas e modificadas pela presença do cenário.

Apesar dos questionamentos quanto à validade desse método, os diversos estudos demonstraram a relevante aplicabilidade e contribuição das técnicas projetivas nas pesquisas em representações sociais, por permitirem a apreensão e compreensão de aspectos dinâmicos e profundos da personalidade.  

Referências

1.    Banks M. Dados Visuais para pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed. 2009.

2.    Bauer MW, Gaskell G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual pratico. Rio de Janeiro: Vozes, 7 ed. 2008.

3.    Coutinho MPL, Nóbrega SM, Catão MFFM. Contribuições teórico-metodológicas acerca do uso dos instrumentos projetivos no campo das representações sociais. In: Coutinho, MPL et al (organizadores). Representações sociais: abordagem interdisciplinar. João Pessoa: Editora Universitária UFPB. 2003. p. 50-66.

4.    Aiello-Vaisberg TMJ. O uso de procedimentos projetivos na pesquisa sobre representação social: a perspectiva clinica. Coletâneas da ANPEPP, 1 (9): 99-108.

5.    Aiello-Vaisberg TMJ. O uso de procedimentos projetivos na pesquisa de representações sociais: projeção e transicionalidade. Psicol. USP [serial in the Internet]. 1995, 6 (2): 103-127, [Retrieved 2009-11-02], from: <http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-51771995000200007&lng=pt&nrm=iso>.

6.    Miranda FAN et al. Figuras e significados: recursos gráficos na pesquisa de representações sociais. Rev. Eletr. Enf. Goiânia [serial in the Internet]. 2007; 9 (2): [Retrivied 2009-10-01], from: <http://www.fen.ufg.br/revista/v9/n2/v9n2a19.htm>.

7.    Villemor-Amaral AE, Pasqualini-Casado L. A cientificidade das técnicas projetivas em debate. PsicoUSF [serial in the Internet]. 2006; 11 (2): 185-193, [Retrivied 2009-10-01], from: <http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712006000200007&lng=es&nrm=iso>.

8.    Castro AA. Revisão sistemática e meta-análise. Compacta: temas de cardiologia [serial in the Internet]. 2001; 3 (1): [Retrivied 2008-08-01], from: <http://www.metodologia.org/meta1.PDF>.

9.    Sampaio RF, Mancini MC. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia [serial in the Internet]. 2007; 11 (1):83-89, [Retrivied 2008-10-01], from: <http://www.sumarios.org/pdfs/424_1738.pdf>.

10. Ministério da Educação (BR) [homepage in the internet]. Portal CAPES. Qualis. Brasília: ME; 2005 [Retrivied 2009-03-28], from: < http://www.capes.gov.br/avaliacao/qualis>

11.     Ravelli APX, Fernandes GCM, Barbosa SFF, Simão E, Santos SMA, Meirelles BHS. A produção do conhecimento em enfermagem e envelhecimento: estudo bibliométrico. Texto Contexto Enferm.  2009;  Jul-Set; 18 (3): 506-12.

12. Medina AM. Representaciones del Cáncer en Estudiantes de Medicina: Implicaciones para la Práctica y la Enseñanza. Rev. salud pública [serial in the Internet].   2007; 9 (3): [Retrivied 2009-11-01], from: <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0124-00642007000300005&lng=en&nrm=iso>.

13. Ciampone MH et al. Representações sociais da equipe de enfermagem sobre a criança desnutrida e sua família. Rev. Latino-Am. Enfermagem [serial in the Internet].  1999;  7 (3): [Retrivied 2009-10-01], from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11691999000300004&lng=en&nrm=iso>.

14. Miranda FAN, Furegato ARF. Instrumento projetivo para estudos de representações sociais na saúde mental. SMAD Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog [serial in the Internet]. 2006; 2 (1): [Retrivied 2009-10-01], from: <http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-69762006000100007&lng=pt&nrm=iso>.

15. Monteiro KCC, Lage, AMV. O uso do teste de apercepção temática na análise da depressão no contexto da adolescência. Rev. SBPH [serial in the Internet]. 2004; 7 (2): [Retrivied 2009-11-01], from: <http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582004000200004&lng=pt&nrm=iso>.

16. Vieira CMS. Utilização de técnicas projetivas em uma psicoterapia breve. Psikhê - R. Curso Psicol. 2001; 6 (2): 1-75.

17. Farias FLR; Furegato ARF. O dito e o não dito pelos usuários de drogas, obtidos mediante as vivências e da técnica projetiva. Rev. Latino-Am. Enfermagem [serial in the Internet]. 2005; 13 (5): [Retrivied 2009-10-01], from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692005000500014&lng=pt&nrm=iso>.

18.     Tachibana M, Aiello-Vaisberg TMJ. Desenhos estórias em encontros terapêuticos na clínica da maternidade. Mudanças – Psicologia da Saúde. 2007 Jan-Jun; 15 (1): 23-31.

19.     Coutinho MPL. Depressão infantil e representação social. João Pessoa: Universitária; 2005.

20.     Ribeiro KCS et al . Representações sociais da depressão no contexto escolar. Paidéia [serial in the Internet]. 2007; 17 (38): [Retrivied 2009-11-02], from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2007000300011&lng=en&nrm=iso>.

21.     Padilha MICS, Silva DMGV, Coelho MS. Theoretical-methodological aspects of social representations and their use in nursing. Online Braz J Nurs [serial in the Internet]. 2007; 6 (2): [Retrivied 2010-10-01], from: <http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/j.1676-4285.2007.601/199> .