A contribuição da área de filosofia, ética e bioética na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP
HTML (English)
HTML
HTML (Português (Brasil))
PDF (English)
PDF
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Nursing
Education
Ethics. Enfermagem
Ensino
Ética. Enfermagem
Ensino
Ética.

PlumX Metrics

Resumen

Este trabalho pretende refletir sobre a importância da Ética na formação em Enfermagem, através do relato da constituição da área e disciplinas na EERP/USP. No intuito de contribuir para o debate sobre o papel dos conteúdos humanísticos nas reformulações curriculares, a referência à EERP se faz presente por se constituir pioneira na conformação de conteúdos curriculares em ciências humanas em sua origem; a área atual de ética é composta pela filosofia, ética e bioética e permanece fiel aos princípios de sua fundadora, Glete de Alcântara. Tal reflexão mostra-se relevante na medida em que a Ética fundamenta a postura profissional, e a Bioética propicia o desenvolvimento da visão crítica sobre a pluralidade de valores que permeiam as relações em Saúde. As Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem (CNE/ME/BR) enfatizam a importância de conhecimentos em ética e bioética para a formação generalista em Enfermagem.
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20044938
HTML (English)
HTML
HTML (Português (Brasil))
PDF (English)
PDF
PDF (Português (Brasil))

Citas

Alcântara G. O ensino de Ética e História da Enfermagem. Rev Bras Enfermagem 1966; 9(4):393-402.

Carvalho AMP, Costa MCS, Ribeiro CRO, Bueno SMV. As Ciências Humanas na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto: FIERP/EERP-USP; 2003.

Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação (Brasil). Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem. Brasília Ministério da Educação; 2001.