Etudo descritivo no cuidar da criança hospitalizada: Enfoque Fenomenológico em Merleau-Ponty

Resumo

Trata-se de um projeto de dissertação do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde: Formação Docente Interdisciplinar para o SUS, da Universidade Federal Fluminense, cujo objetivo geral é compreender a vivência dos discentes de enfermagem nos campos de prática clínica em saúde da criança. Já o objetivo específico é de construir, tomando como base a fala dos alunos e a Política Nacional de Humanização, um vídeo educativo que fale das experiências dos graduandos veteranos que precederam os iniciantes no campo clínico a partir do olhar dos próprios discentes. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo. Será realizada pesquisa de campo não experimental de abordagem qualitativa com enfoque fenomenológico, tendo como referencial teórico Maurice Merleau-Ponty, a ser realizado num hospital do Estado do Rio de Janeiro. Os sujeitos serão acadêmicos de enfermagem de uma instituição privada, e os aspectos éticos serão respeitados conforme a resolução 196/96.

 

https://doi.org/10.5935/1676-4285.2012S025
HTML (English)
PDF (English)
HTML (Español (España))
PDF (Español (España))
HTML
PDF

Referências

Mills JE; Francis KL; Bonner A. Mentoring, clinical supervision and preceptoring: clarifying the conceptual definitions for Australian rural nurses. A review of the literature. Rural Remote Hearth 2005; 5(3): 410. Revista Brasileira de Educação Médica. Acessado em: 22/04/2012.

Cardoso MVLML; França DF; Souza WR; Lúcio IML. Analysis of the publications about child health in journals of nursing from 2000 to 2005. Online Brazilian Journal of Nursing [serial on the Internet].2008 February24; [Cited 2012 June 29]; 7(1): Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/1168

Machado MM. Merleau-Ponty & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010,- Coleção Pensadores & Educação, 19). P.12-13.