Perfil de participação científica de concluintes de graduação em enfermagem: estudo exploratório

Resumo

Objetivo: Analisar o perfil de participação científica de concluintes de graduação em enfermagem; investigar a produção científica dos acadêmicos concluintes e verificar o fomento à pesquisa nas instituições analisadas. Método: Estudo descritivo-exploratório, quantitativo, realizado em seis faculdades de enfermagem da Paraíba, com 170 concluintes que responderam a um formulário específico entre outubro e novembro de 2011. Para análise dos dados utilizou-se o Epi Info 3.5.2®. Resultados: Verificou-se que 22,90% dos alunos participavam de projetos de iniciação científica; destes, 61,53% de instituições públicas. A média de publicação foi de 1,73 resumo e 0,25 artigo por aluno, com preferência pela área ‘Saúde Pública’ (34,10%). Apenas 9,40% pretendiam seguir carreira acadêmica após conclusão. Discussão: Dificuldades na fixação dos graduandos nas atividades científicas relacionam-se com o incentivo institucional e ao fomento à pesquisa. Conclusão: É preciso repensar as atividades científicas para construção de novos sentidos para a profissão, potencializando a formação profissional do enfermeiro.

https://doi.org/10.5935/1676-4285.20144396
HTML
EPUB
PDF
HTML (English)
PDF (English)
EPUB (English)
HTML (Español (España))
PDF (Español (España))
EPUB (Español (España))

Referências

Mendoza-Parra S, Paravic-Klijn T, Muñoz-Muñoz AM, Barriga AO, Jimenez-Contreras E. Visibility of Latin American Nursing Research (1959–2005). Journal of Nursing Scholarship [Internet], 2009 [cited 2013 May 06] 41(1):54–63. Available from: http://ec3.ugr.es/publicaciones/2009-Visibility_of_Latin_American_Nursing_Research.pdf

Oliveira D. Brasil sobe duas posições em ranking de produção científica e chega a 13º do mundo. Jornal da Ciência e-mail, Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência. 2009 May 06; Sect 3755:26. Available from: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=63246

Brasil, Ministério do Desenvolvimento. Doutores 2010: Estudos da demografia da base técnico-científica brasileira. Ministério do Desenvolvimento, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Brasília (Brasil): Ministério do Desenvolvimento, 2010. Available from: www.cgee.org.br/atividades/redirect.php?idProduto=6401

Almeida Filho N, Coutinho D. Nova arquitetura curricular na universidade Brasileira. Cienc. Cult. Online [Internet]. 2011 [cited 2013 Feb 25] 63(1):4-5. Available from: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v63n1/a02v63n1.pdf

Erdmann, AL. The need to achieve excellence in nursing research. Acta paul. enferm. Online [internet]. 2009 [cited 2013 Feb 23] 22(2):05-06. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ape/v22n2/en_a01v22n2.pdf

Costa A. Borba JA, Pinto AL, Rosa CA. Trajetória do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa Catarina no período de 1990 a 2010. Inf & Soc [Internet] 2012 [cited from 2013 jul 02] 22(3):103-11. Available from: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/12225/9031

Tenório MP; Beraldi G. Iniciação Científica no Brasil e nos cursos de Medicina. Rev Assoc Med Brasi [Internet] 2010 [cited from 2013 Feb 22] 56(4):375-93. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ramb/v56n4/07.pdf

Erdmann AL, Leite JL, Nascimento KC, Lanzoni GMM. Vislumbrando o significado da iniciação científica a partir do graduando de enfermagem. Esc. Anna Nery online [Internet] 2010 [cited from 2013 Feb 23] 14(1):1-2. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v14n1/v14n1a05.pdf

Cabral IE, Tyrrel MAR. Pesquisa em enfermagem nas Américas. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2010, [cited from 2014 Sept 26] 63(1):104-110. Avaiable from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n1/v63n1a17.pdf

Fontana RT, Brigo L. Estudar e trabalhar: percepções de técnicos de Enfermagem sobre esta escolha. Esc Anna Nery. [cited from 2013 july 02] 2011 16(1):128-33. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v16n1/v16n1a17.pdf

Brasil, Ministério da Educação. Censo da Educação Superior: Resumo Técnico. Brasília, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2009. Available from: http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2009/resumo_tecnico2009.pdf

Brasil, Ministério da Educação. e-MEC: Sistema de Regulação do Ensino Superior [Internet]. Ministério da Educação. [cited from 2013 Jun 03] Brasília (Brasil), 2013. Available from: http://emec.mec.gov.br/

Freitas EO, Bublitz S, Neves ET, Guido LA. Sociodemographic and academic profile of nursing students of a public university. Rev enferm UFPE on line [Internet] 2012 [cited from 2013 May 06] 6(10):2455-62. Available grom: http://connection.ebscohost.com/c/articles/82701733/sociodemographic-academic-profile-nursing-students-public-university

Souto RQ, Lacerda G S, Costa GMC, Cavalcanti AL, França ISX, Sousa FS. Characterization of the productivity of scholar researchers of CNPq of nursing: a cross-sectional. Online Braz J Nurs online [Internet]. 2012 [cited 2013 Feb 13]. 11(2):261-273. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3566/html

OECD (2011), Health at a Glance 2011: OECD Indicators, OECD Publishing. [Internet] 2011 [cited 2013 May 04] Available from: http://www.oecd.org/health/health-systems/49105858.pdf

Schveitzer MC, Backes VMS, Prado ML, Lino MM, Ferraz F. Nursing Education Research Groups in Brazil. Rev Bras Enferm [online], 2012 [cited from 2013 Jun 03] 65(2):332-8. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000200023&lng=en&nrm=iso&tlng=en

Pagliuca LMF. Editorial: A economia da produção científica. Ciênc Cuid Saúde [Internet] 2009 [cited from 2013 Feb 20] 8(1):1-2 Available from: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/7795/4401

Rodrigues CDS, Witt RR. Essential public health functions in the nursing curriculum at Federal University of Rio Grande do Sul. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2010 [cited from 2013 May 09] 44(1):84-91 Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v44n1/en_a12v44n1.pdf

Paim L, Trentini M, Silva DGV, Jochen AA. Desafio à pesquisa em enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm [Internet] 2010 [cited from 2013 Feb 21] 14(2):386-90. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v14n2/23.pdf