Perfil sóciodemográfico e clínico da clientela materno-infantil: um estudo descritivo

Resumo

Objetivo: caracterizar o perfil sociodemográfico e clínico da clientela materno-infantil   em   uma   maternidade-escola   federal.   Método:   estudo   descritivo, quantitativo, com pesquisa documental em prontuários. A coleta de dados ocorreu entre julho  a  dezembro  de  2015.  O  cenário  da  pesquisa  foi  o  alojamento  conjunto  da Maternidade-Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ME/UFRJ), localizada na cidade do Rio de Janeiro. Resultados esperados: clientela com gestação em idade adulta mais  tardia,  moradia  predominante  na  zona  sul  da  cidade,  nível  de  instrução  de  pelo menos  ensino  médio  completo  e  pré-natal  com  número  de  consultas  adequadas  e realizadas  na  própria  instituição  de  estudo  ou  na  área  adstrita  de  cobertura,  história pregressa  de  até  duas  gestações  e  baixo  percentual  de  abortos,  tipo  de  parto  cesáreo dominante  e hipertensão  arterial  ou  diabetes mellitus,  pródromos  ou  trabalho  de  parto como diagnósticos prevalentes na internação.
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20165681
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
PDF (Español (España))
PDF (English)
PDF

Referências

Esteves APVS, Almeida VS, Vigo OS, Querido DL, Amim Júnior J, Bornia RBRG. Nursing care systematization in child service care: na action research. Online braz j nurs [internet] 2015 Dec [cited 2016 Aug 30]; 14 (suppl.): 423-6. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/5315.

Tiensoli SD, Bonisson, RL, Matozinhos FP, Meléndez GV, Velásquez, FSL. Situacional diagnosis: sociodemographic and clinical profile of patientes admitted to a clinical medicine unit. Rev Min Enferm 2014 Jul/Sep; 18(3): 579-84.

Bisceski A et al. Epidemiological features of maternal and child health. Rev Enferm [internet] 2012 [cited 2016 Apr 26]; 8(8): 79-88. Available from: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadeenfermagem/article/view/477.