Efetividade de jogo educativo sobre contracepção com adolescentes escolares: estudo quase-experimental
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF

Arquivos suplementares

DUDE
Figura 1
Quadro 1
Tabela 1
Tabela 2
Tabela 3
Parecer consubstanciado do CEP

Palavras-chave

Anticoncepción
Adolescente
Tecnología Educacional
Educación em Salud
Enfermería. Contracepção
Adolescente
Tecnologia Educacional
Educação em Saúde
Enfermagem. Contraception
Adolescent
Educational Technology
Health Education
Nursing.

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: analisar a efetividade de tecnologia educativa sobre contracepção com adolescentes escolares. Método: estudo quase-experimental com 85 adolescentes do Instituto Federal do Ceará, Campus Aracati. Analisou-se a efetividade do jogo educativo por meio de testes estatísticos, comparando a diferença de conhecimento antes e depois da intervenção. Considerou-se um intervalo de confiança de 95% e valor de p<0,05 como estatisticamente significativo. Resultados: os métodos mais conhecidos foram o contraceptivo oral e o preservativo, sendo o último o mais utilizado. Os adolescentes apresentaram conhecimento prévio deficiente e após a intervenção, houve melhora considerável no nível de conhecimento, com uma diferença estatisticamente significante no somatório de acertos nos dois momentos avaliados (p<0,001). Discussão: vários estudos corroboram estes resultados, enfatizando que atividades educativas sobre contracepção na adolescência utilizando tecnologias criativas e inovadoras promovem o interesse desse grupo. Conclusão: o jogo educativo foi efetivo na melhoria do conhecimento dos adolescentes sobre contracepção.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20196184
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF

Referências

Liang M, Simelane S, Fortony Fillo G, Chalasani S, Weny K, Canelos PS, et al. The state of adolescent sexual and reproductive health. J Adolescent Health [Internet]. 2019 [cited 2018 Mar 27];65(6):S3-S15. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1054139X19304732

Santos VRP, Adão IC, Oliveira EC, Campos ICM, Andrade SC, Sacramento OA. Os desafios da educação sexual no contexto escolar: o papel da enfermagem. Rev Elet DECT [Internet]. 2017 [cited 2018 Mar. 27];7(03):187-207. Available from: https://ojs2.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/677

Ramos LAS, Pereira ES, Lopes KFAL, Araújo Filho ACA, Lopes NC. Use of contraceptive methods by adolescent women of a public school. Cogitare Enferm [Internet]. 2018 [cited 2018 Mar 30];23(3):e55230. Available from: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/55230/pdf_1

Queiroz MVO, Alcântara CM, Brasil EGM, Silva RM. Participação de adolescentes em ações educativas sobre saúde sexual e contracepção. Rev Bras Promoç Saúde [Internet]. 2016 [cited 2018 Mar 30];29(Supl):58-65. Available from: https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/6390

Cruz MS, Carvalho FJV, Irffi G. Perfil socioeconômico, demográfico, cultural, regional e comportamental da gravidez na adolescência no Brasil. Plan e políticas públicas [Internet]. 2016 [cited 2018 Mar 10];(46):243-66. Available from: https://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/567

Ribeiro WA, Martins LM, Couto CS, Cirino HP, Teixeira JM, Almeida VLA. Práticas educativas do enfermeiro na prevenção da gravidez na adolescência: estratégias e perspectivas. Rev Pró-UniverSUS [Internet]. 2017 [cited 2018 May 13];8(2):58-62. Available from:http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1116

Pinto ACS, Scopacasa LF, Bezerra LLAL, Pedrosa JV, Pinheiro PNC. Use of information and communication technologies in health education for adolescents: integrative review. Rev de Enfermagem UFPE online [Internet]. 2017 [cited 2019 May 13];11(2):634-44. Available from:https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11983

Vieira RP. Desenvolvimento e validação de um jogo educativo para adolescentes com enfoque na anticoncepção [Dissertação na Internet]. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará – UECE; 2016 [cited 2018 May 13]. 112p. Available from: https://siduece.uece.br/siduece/pesquisarItemPublico.jsf;jsessionid=D930A65463A441E867DED000F33084B8.sidueces1

Costa GPO, Guerra AQS, Araújo ACPF. Conhecimentos, atitudes e práticas sobre contracepção para adolescentes. Rev Pesqui: Cuid Fundam [Internet]. 2016 [cited em 24 Apr 2020]; 8(1):3597-608. Available from:http://seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/3131/pdf_1763

Zernike W, Henderson A. Evaluating the effectiveness of two teaching strategies for patients diagnosed with hypertension. J Clin Nurs [Internet]. 1998 [cited 2019 June 24];7:37-44. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1046/j.1365-2702.1998.00128.x

Mesheriakova VV, Tebb KP. Effect of an iPad-Based Intervention to Improve Sexual Health Knowledge and Intentions for Contraceptive Use among Adolescent Females at School-Based Health Centers. Clin Pediatr [Internet]. 2017 [cited 2020 Apr em 24];56(13):1227-34. Available from: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0009922816681135

Lim MSC, Zhang XD, Kennedy E, Li Y, Yang Y, Li L, et al. Sexual and reproductive health knowledge, contraception uptake, and factors associated with unmet need for modern contraception among adolescent female sex workers in China. PLOS One [Internet]. 2015 [cited 2018 Mar 10];10:e0115435. Available from:https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4307985/

Oliveira PC, Pires LM, Junqueira ALN, Vieira MAS, Matos MA, Amorim KAC et al. Sexual and reproductive health knowledge: a cross-sectional study with adolescents. Rev Eletr Enf [Internet]. 2017 [cited 2018 Set 27];19:a17. Available from: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v19.39926.

Santos EV, Frazão RCMS, Oliveira SC. Feeling of women regarding the use of the Billings Ovulation Method. Rev RENE [Internet]. 2017 [cited 2020 Apr 30];18(1):11-8. Available from: https://www.redalyc.org/pdf/3240/324049855003.pdf

World Health Organization (WHO). Medical eligibility criteria for contraceptive use. 5 ed. Geneva: World Health Organization;2015: 268p.

Hoopes AJ, Gilmore K, Cady J, Akers AY, Ahrens KR. A Qualitative Study of Factors That Influence Contraceptive Choice among Adolescent School-Based Health Center Patients. J Pediatr Adolesc Gynecol [Internet]. 2016 [cited 2020 Apr 30];29(3):259–64.Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S108331881500354X

Gaughran M, Asgary R. On-site comprehensive curriculum to teach reproductive health to female adolescents in Kenya. Journal of Women's Health [Internet]. 2014 [cited 2020 Apr 30];23(4):358-64. Available from: https://www.liebertpub.com/doi/abs/10.1089/jwh.2013.4523

Praxedes MLS, Queiroz MVO. The effectiveness of educational interventions about contraception in adolescence: a systematic review of the literature. Rev Eletr Enf [Internet]. 2018 [cited 2020 May 23];20:v20a57. Available from: https://doi.org/10.5216/ree.v20.51274.

Campos HM, Paiva CGA, Mourthé ICA, Ferreira YF, Assis MCD, Fonseca MC. Diálogos com adolescentes sobre direitos sexuais na escola pública: intervenções educativas emancipatórias!. Pesq Práticas Psico [Internet]. 2018 [cited 2020 Apr 03];13(3):1-16.Available from:http://seer.ufsj.edu.br/index.php/revista_ppp/article/view/3107

Furlanetto MF, Lauermann F, Costa CB, Marin AH. Educação sexual em escolas brasileiras: revisão sistemática da literatura. Cad de Pesquisa [Internet]. 2018 [cited 2020 Apr 30]; 48(168):550-71. Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742018000200550&script=sci_arttext

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Array