A enfermagem na atenção básica de saúde ao usuário de drogas
HTML
HTML (Español (España))
HTML (Português (Brasil))
PDF
PDF (Español (España))
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

1.
Gonçalves SSPM, Tavares CM de M. A enfermagem na atenção básica de saúde ao usuário de drogas. Online Braz J Nurs [Internet]. 2005Apr.17 [cited 2025May16];4(2):69-70. Available from: https://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/4868

PlumX Metrics

Abstract

O uso abusivo de drogas é destacado pelo Ministério da Saúde como um dos principais problemas de Saúde Pública. O enfrentamento desta problemática constitui uma necessidade mundial: de acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 10% das populações dos centros urbanos de todo o mundo consomem abusivamente substâncias psicoativas, independentemente da idade, sexo, nível de instrução e poder aquisitivo1 atendimento desta clientela ao serviço de saúde geralmente está relacionada a causas indiretas, tais como acidente automobilístico, agressões e até mesmo a guerra do tráfico2 ação do enfermeiro neste campo inclui atividades de promoção da saúde, de prevenção, de educação, de cuidado, de reabilitação e reinserção social, tanto nas instituições de saúde e educação, quanto na própria comunidade. O SUS garante as pessoas que sofrem . A demanda do por transtornos decorrentes do consumo de drogas, a universalidade de acesso e direito à assistência integral. Contudo, no vácuo de propostas concretas para o atendimento desta clientela e na falta de uma formação adequada dos profissionais de saúde, indagamos sobre os limites e possibilidades de atuação do enfermeiro na atenção primária.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20054868
HTML
HTML (Español (España))
HTML (Português (Brasil))
PDF
PDF (Español (España))
PDF (Português (Brasil))

References

Ministério da Saúde (Brasil). A política do ministério da saúde para atenção integral a usuário de álcool e outras drogas. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2002.

Ferreira P, Luis MAV. Percebendo as facilidades e dificuldades na implantação de serviços abertos em álcool e drogas. Texto Contexto Enferm. 2004 Abr- Jun; 13 (2):209-16.

Santos I, Figueiredo N, Sobral V, Tavares C. Caring: building na new history of sensibility. Online Braz J. Nurs [online] 2002 Dec;1(3) Available from: www.uff.br/nepae/objn103santosietal.htm

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2005 Array