Risco cardiovascular na equipe de enfermagem: estudo descritivo

Resumen

Objetivo: Analisar os fatores de risco cardiovascular na equipe de enfermagem. Método: estudo com abordagem quantitativa e delineamento transversal. A população do estudo será composta pela equipe de enfermagem, composta por 110 profissionais. Os dados serão coletados por meio de um formulário para levantamento de dados clínico-demográficos e laboratoriais da população e o Escore de Framingham. Posteriormente, os pesquisados serão submetidos à aferição da pressão arterial, do índice de massa corpórea e da circunferência abdominal, coleta de material para avaliação laboratorial dos níveis de glicemia, colesterol total e HDL. Para análise dos dados será construído um banco de dados com o programa Statistical Package for Social Sciences 20.0, no qual será realizada uma avaliação descritiva com média e desvio padrão para variáveis contínuas e frequência e percentagem para variáveis categóricas. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20155373
HTML (Português (Brasil))
EPUB (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
HTML (English)
HTML
PDF
PDF (English)
EPUB (English)
EPUB

Citas

Mansur AP, Favarato D. Mortalidade por doenças cardiovasculares no Brasil e na região metropolitana de São Paulo: atualização 2011. Arq Bras Cardiol. 2012;99(2):755-61.

Muniz LC, Schneider BC, Silva IC, Matjasevch A, Santos IS. Accumulated behavioral risk factors for cardiovascular diseases in Southern Brazil. Rev. Saúde Pública [online]. 2012, 46(3):534-42.

Oliveira JDAS, Júnior JMP, Miranda FAN, Cavalcante ES, Almeida MG. Estresse de enfermeiros em serviço de urgência: um estudo de representações sociais. Online braz j nurs [internet]. 2014; 13 (2):150-7.