Estresse e comportamento alimentar durante a graduação de enfermagem: estudo transversal
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF

Arquivos suplementares

Aprovação Comitê
DUDE
Stress and food behavior during Nursing graduation: cross-sectional study

Palavras-chave

Enfermagem
Estresse psicológico
Estudantes
Comportamento alimentar Nursing
Stress
Psychological
Students
Feeding Behavior Enfermería
Estrés Psicológico
Estudiantes
Conducta Alimentaria

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: Analisar os níveis de estresse e sua associação com o comportamento alimentar dos discentes da graduação em Enfermagem de uma universidade pública. Método: estudo transversal, observacional, com abordagem quantitativa. O estudo será desenvolvido no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Será aplicada uma ficha de identificação para o reconhecimento sociodemográficos, juntamente com: a escala para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem e o Questionário Holandês do Comportamento Alimentar.  Resultados esperados: identificar a associação entre o estresse e o comportamento alimentar entre os discentes da graduação em Enfermagem. O estudo será significativo para a formação de novos profissionais, mediante análise das condições alimentares e a influencia do estresse na formação profissional, corroborando para elaboração futura de estratégias para minimizar os efeitos do estresse, e consequentemente, das disfunções na alimentação dos estudantes.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20175991
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
EPUB
PDF (English)
PDF (Español (España))
PDF

Referências

Meira MDD, Kurcgantii P. Educação em enfermagem: avaliação da formação por egressos, empregadores e docentes. Rev Bras Enferm. [Internet]. 2016 [Cited 2017 Mai 23]; 69(1):16-22. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000100016&lng=pt&nrm=iso

Rovida TAS et al. Estresse e o estilo de vida dos acadêmicos ingressantes em um curso de graduação em Odontologia. Rev. ABENO. [Internet]. 2015 [Cited 2017 Abr 2]; 15(3). Available from: <http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-59542015000300004&lng=pt&nrm=iso

Preto VA, Palomo VP, Araújo LG, Flauzino MM, Teixeira CC, Silva RP, Cardoso L. Journal of Nursing UFPE. Perception of stress in nursing academics. [Internet]. 2018 [Cited 2018 Agos 22]; 12(3): 708-715. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/231389