O Enfrentamento de Profissionais de Enfermagem no cuidado de pessoas com Aids
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Palavras-chave

Enfermagem. Educação. Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Nursing
Education
Acquired Immunodeficiency Syndrome

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Resumo

Trata-se do relato de experiência de um processo educativo-reflexivo, embasado na Pedagogia Problematizadora, desenvolvido com profissionais de enfermagem de uma instituição de referência no controlo da aids, sobre os problemas que vivenciam e enfrentam ao cuidar de pessoas com aids. A operacionalização da proposta ocorreu no final do segundo semestre do ano de 2006, com 10 técnicos de enfermagem, sob a forma de oficinas, norteadas pelo Método do Arco de Charles Maguerez. No decorrer das oficinas, os problemas identificados foram agrupados em cinco pontos-chave: as Características Particulares das Pessoas com aids; os limitados Recursos Humanos e Físicos; as difíceis Questões Administrativas/Organizacionais da instituição, a Discriminação e Preconceito; Vida Profissional influenciando negativamente na Vida Pessoal. As discussões realizadas mostram que os profissionais tentam lidar com os problemas que surgem no seu cotidiano, procurando novas formas que permitem transformar a sua realidade. Concluímos ainda que alguns desses problemas estão em consonância com estudos realizados anteriormente na instituição, pelo que os profissionais e a administração da Instituição necessitam desenvolver, em conjunto, estratégias de enfrentamento mais eficazes para solucionar os problemas do dia-a-dia. A realização deste trabalho também abriu caminho para a realização de um novo estudo, de cunho histórico, na instituição.
https://doi.org/10.17665/1676-4285.2007802
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