Interdisciplinaridade: pedra fundamental no ensino do cuidado em saúde- uma pesquisa social
HTML (English)
PDF (English)
HTML (Español (España))
PDF (Español (España))
HTML
PDF

Palavras-chave

Ensino
Comunicação
Interdisciplinar
equipe de assistência ao paciente

PlumX Metrics

Resumo

Este projeto aborda a pedagogia interdisciplinar e sua implementação no Curso de Residência de Enfermagem em Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Há algumas décadas, movimentos de reformulação curricular na saúde se configuram na América Latina, tendo como proposta a superação das orientações tradicionais prevalentes, embasadas no especialismo, na prática docente individualizada e conteudista. Os objetivos do estudo são: descrever o desenvolvimento do cuidado realizado pelos enfermeiros-residentes, tendo em vista a interdisciplinaridade; analisar se a interdisciplinaridade tem sido incentivada durante a formação desses profissionais e; discutir com docentes e residentes sobre a construção e implementação da interdisciplinaridade na práxis profissional. Metodologia: pesquisa qualitativa, descritiva, que tem como cenário as Unidades de Treinamento em Serviço. Os instrumentos de coleta de dados serão a entrevista semi-estruturada e a observação participante livre. Será utilizada a análise temática com categorias analíticas contextualizando-se a problemática sob a luz de estudiosos como Minayo, Japiassú, Ceccim e Fazenda

https://doi.org/10.5935/1676-4285.2012S026
HTML (English)
PDF (English)
HTML (Español (España))
PDF (Español (España))
HTML
PDF

Referências

Mourão LC; L’ Abbate S. Implicações docentes nas transformações curriculares da área da saúde: uma análise sócio-histórica. . Online Braz J Nurs [on line]. 2011; 10 (3) Obtido 2012/05/30, a partir de http://www.uff.br/objnursing/index.php/nursing/article/view/400/95

Saupe R, Budó MLD. Pedagogia interdisciplinar: “educare” (educação e cuidado) como objeto fronteiriço em saúde: Texto Contexto Enferm, Florianópolis. 2006; 15 (2) obtido 2011/04/20, a partir de http: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010407072006000200018&script=sci_arttext

Siqueira HCG, Pereira MA. Interdisciplinaridade como superação da fragmentação [citado 2005 Out 23]. Disponível http://geocities.yahoo.com.br/holgosi/interdisciplinar3