Percepção dos docentes de Enfermagem sobre ensino das competências gerenciais: estudo descritivo
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
PDF (Español (España))
PDF (English)
PDF

Arquivos suplementares

Comite de ética
DUDE

Palavras-chave

Curriculum Guidelines
Managerial Activities in Nursing
Nursing Professors
Teaching Strategies Directrices del plan de estudio
Las actividades de gestión en enfermería
Profesores de Enfermería
Estrategias de Enseñanza Diretrizes Curriculares
Atividades Gerenciais em Enfermagem
Docentes de Enfermagem
Estratégias de Ensino

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção dos docentes sobre o desenvolvimento das competências gerenciais nos estudantes do curso de graduação em Enfermagem. Método: estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, realizado com nove docentes de Enfermagem de uma instituição de ensino superior localizada na região de Guarulhos, entre os meses de janeiro e maio de 2013. Os dados foram analisados sistematicamente com base na análise de conteúdo. Resultados: emergiram cinco grandes temas: Formação acadêmica voltada para a Assistência de Enfermagem; Importância da aquisição de conhecimento técnico-científico; Dificuldades do estudante em relação aos temas gerenciais; Estratégias de ensino para aproximação da teoria com a prática; Competências gerenciais a serem desenvolvidas no futuro profissional. Conclusão: docentes utilizam-se da relação estabelecida entre a teoria e a prática para facilitar o ensino e aprendizagem, reconhecem a importância do desenvolvimento das competências gerenciais, embora denominem apenas três delas, as apontam como vitais para o desenvolvimento das atividades gerenciais.
https://doi.org/10.17665/1676-4285.20165493
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
PDF (Español (España))
PDF (English)
PDF

Referências

Garside JR, Nhemachena JZZ. A concept analysis of competence and its transition in nursing. Nurse Educ Today [Internet]. Elsevier; 2016 Mar 4;33(5):541–5. Available from: http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2011.12.007

Barbosa LR, Pereira LL. The teaching of managerial skills in the perception of teachers of nursin courses. Rev enferm UFPE line [Internet]. 2014;8(3):784–6. Available from: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/download/5721/8747

Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES No 3, de 7 de novembro de 2001. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da República da União [Internet]. Brasilia. Seção 1; 2001. 37 p. Available from: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf

Fernandes JD, Rebouças LC. A decade of National Curriculum Guidelines for Graduation in Nursing: advances and challenges [Internet]. Revista Brasileira de Enfermagem. scielo; 2013. p. 95–101. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v66nspe/v66nspea13.pdf

Santos I, Erdmann AL, Luís J, Klock P. The education of healthcare management: a view from the graduates – theory based on data. 2014;3(2012):1–8. Available from: http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/viewFile/3924/pdf

Barbosa LR, Pereira LL. Nursing education in the perspective of teaching by skills. J Educ Res Behav Sci [Internet]. 2015;4(7):214–9. Available from: http://apexjournal.org/jerbs/archive/2015/July/fulltext/Barbosa and Pereira.pdf

Istomina N, Suominen T, Razbadauskas A, Martinkėnas A, Meretoja R, Leino-Kilpi H. Competence of nurses and factors associated with it. Medicina (Kaunas). 2011;47(4):230–7.

Sade P, Peres A, Wolff L. The formation of the managerial competencies of nurses: an integrative review. J Nurs UFPE line [ … [Internet]. 2014;8(6):1739–45. Available from: http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/download/4595/9377nhttp://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/viewArticle/4595

Ramón J, Riera M, Cibanal JL, Jesus M, Mora P. Using Role Playing in the Integration of Knowledge in the Teaching-Learning Process in Nursing : Assessment of Students. Texto Context Enferm. 2010;19(4):618–26.