Educação permanente, qualidade de vida e envelhecimento saudável na escola: estudo exploratório
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
PDF (Español (España))
PDF (English)
PDF

Arquivos suplementares

Untitled
Untitled

Palavras-chave

Educação Permanente em Saúde
Envelhecimento Saudável
Atividade Física
Saúde do Trabalhador Continuing Health Education
Healthy Aging
Physical Activity
Workers' Health Educación Permanente en Salud
Envejecimiento Saludable
Actividad Física
Salud del Trabajador

PlumX Metrics

Resumo

Este estudo pretende contribuir para a manutenção da qualidade de vida no processo de envelhecimento de trabalhadores de uma escola técnica. Objetivo: Utilizar a educação permanente em saúde como ferramenta para o desenvolvimento da temática  qualidade  de  vida  no  processo  do  envelhecimento  saudável.  Método:  Estudo descritivo  e  exploratório,  tipo  pesquisa-ação,  com  abordagem  metodológica  qualitativa. Para   a   coleta   de   dados   serão   utilizados   questionário   semiestruturado   e   grupos educativos.  Critério  de  inclusão:  ser  funcionário  do  centro  de  idiomas  ou  do  centro  de informática. Critério de exclusão: funcionário gozando algum tipo de licença ou férias. O tratamento das informações obtidas pelo questionário se dará por análise de Bardin. As demais  etapas  serão  analisadas  pelo  referencial  teórico  de  Paulo  Freire  e  da  Política Nacional  de  Educação  Permanente  em  Saúde.  Posteriormente,  os  resultados  serão apresentados   aos   trabalhadores,   possibilitando   reflexão   quanto   à  importância   da qualidade  de  vida  no  processo  do  envelhecimento  saudável  por  meio  da  educação permanente.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20165660
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
PDF (Español (España))
PDF (English)
PDF

Referências

Lima CRV. Políticas públicas para idosos: a realidade das Instituições de Longa Permanência para Idosos no Distrito Federal. [Trabalho de Conclusão de Curso] Especialização em Legislativo e Políticas Públicas. Brasília (DF): Câmara dos Deputados/Cefor; 2011.

Fernandes FC, Cortez EA. Lifelong learming in there organization of work in an emergency department: an exploratory study. Online Braz J Nurs [internet] 2015 Dec [cited 2016 Jun 21]; 14: 415-8. Available from: http://www.objnursung.uff.br/index.php/nursing/article/view/5362. DOI: http://dx.doi.org/10.17665/1676-4285.20155362.

Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra; 2010.