Metodologias de ensino na preceptoria de residência multiprofissional: estudo descritivo-exploratório
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
PDF (Español (España))
PDF (English)
PDF

Arquivos suplementares

Parecer consubstanciado da pesquisa
DUDE

Palavras-chave

Education
Higher
Methodology
Problematization Educación Superior
Metodología
Problematización Educação Superior
Metodologia
Problematização

PlumX Metrics

Resumo

Objetivo: identificar, analisar e classificar as metodologias utilizadas por  preceptores  no  processo  ensino/aprendizagem  de  residentes  multiprofissionais. Método:  estudo  descritivo-exploratório  que  envolverá  os  preceptores  da  residência multiprofissional em saúde de uma Maternidade Escola da cidade de Natal no estado do Rio Grande do Norte. A coleta será realizada por meio da Técnica de Associação Livre de Palavras,   utilizando   os   seguintes   estímulos   indutores:   metodologia,   metodologia tradicional, metodologia ativa e pelo grupo focal a partir de uma questão norteadora, no período de setembro de 2016 a fevereiro de 2017. Será utilizada a análise lexicográfica realizada  pelo  software  E V OC   (E nsemble  de  Programmes  Permettant  L’A nalyse  des Evocations)  e  por  meio  da  análise  de  conteúdo  proposta  por  Bardin.  A  validação  das categorias  será  feita  por  três  juízes  externos  bem  como  respaldada  na  literatura pertinente   ao   tema.   Resultados   esperados:   fornecer   subsídios   para   elaboração estratégias de melhoria para o ensino-aprendizagem entre preceptores e alunos.

https://doi.org/10.17665/1676-4285.20165680
HTML (English)
HTML (Español (España))
HTML
EPUB
EPUB (English)
EPUB (Español (España))
PDF (Español (España))
PDF (English)
PDF

Referências

RODRIGUES CDS. Competências para preceptoria: construção no Programa de Educação pelo trabalho para saúde [Dissertação]. Porto Alegre: Escola de Enfermagem; 2012. [Citado em 11 jan 2016]. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/56085/000858993.pdf?sequence=1

ROSSIT RAS, BATISTA SH, BATISTA NA. Formação interprofissional em saúde: percepção de egressos de cursos de graduação da UNIFESP - Baixada Santista. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências- IX ENPEC; 10 a 14 de novembro de 2013; Águas de Lindóia, SP. [Citado em 20 jan 2016].

Reeves S, Perrier L, Goldman J, Freeth D, Zwarenstein M. Interprofessional education: effects on professional practice and health care outcomes (update). Cochrane Database Syst Rev. [internet]. 2013 [Cited 2015 Jan 9] (3). Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/14651858.CD002213.pub3/full