Resumo
Objetivo: identificar, analisar e classificar as metodologias utilizadas por preceptores no processo ensino/aprendizagem de residentes multiprofissionais. Método: estudo descritivo-exploratório que envolverá os preceptores da residência multiprofissional em saúde de uma Maternidade Escola da cidade de Natal no estado do Rio Grande do Norte. A coleta será realizada por meio da Técnica de Associação Livre de Palavras, utilizando os seguintes estímulos indutores: metodologia, metodologia tradicional, metodologia ativa e pelo grupo focal a partir de uma questão norteadora, no período de setembro de 2016 a fevereiro de 2017. Será utilizada a análise lexicográfica realizada pelo software E V OC (E nsemble de Programmes Permettant L’A nalyse des Evocations) e por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin. A validação das categorias será feita por três juízes externos bem como respaldada na literatura pertinente ao tema. Resultados esperados: fornecer subsídios para elaboração estratégias de melhoria para o ensino-aprendizagem entre preceptores e alunos.
Referências
RODRIGUES CDS. Competências para preceptoria: construção no Programa de Educação pelo trabalho para saúde [Dissertação]. Porto Alegre: Escola de Enfermagem; 2012. [Citado em 11 jan 2016]. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/56085/000858993.pdf?sequence=1
ROSSIT RAS, BATISTA SH, BATISTA NA. Formação interprofissional em saúde: percepção de egressos de cursos de graduação da UNIFESP - Baixada Santista. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências- IX ENPEC; 10 a 14 de novembro de 2013; Águas de Lindóia, SP. [Citado em 20 jan 2016].
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